Fernanda Cabral celebra Rosa Passos em novo show gratuito na Casa Thomas Jefferson
- Rodrigo Carvalho
- há 8 horas
- 4 min de leitura

Premiada como melhor intérprete na categoria MPB no Prêmio da Música Brasileira de 2024, a cantora e compositora Rosa Passos será homenageada no palco do CTJ Hall desta sexta-feira, 5 de setembro, em um show gratuito e aberto a todo o público de Brasília. É o “Com Passos a Rosa” que a cantora Fernanda Cabral preparou para homenagear uma das maiores e mais importantes estrelas da MPB. O show começa, pontualmente, às 20 horas, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, que fica na 706/906 Sul. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente.
Rosa Passos sempre foi uma grande referência para Fernanda Cabral, que também levou o próprio trabalho para fora do Brasil como intérprete e compositora. O álbum de Rosa Passos intitulado “Pano pra Manga”(1996) foi “disco de cabeceira” de Fernanda, ao chegar a Madrid, em 1997. As composições do álbum foram uma grande inspiração para o início da trajetória artística da cantora na capital Espanhola, cidade que viu nascer o trabalho musical de Fernanda e onde ela morou durante 15 anos e desenvolveu uma sólida carreira.
Ao comentar a concepção do novo show e repertório, ela lembra esse momento. “Durante muitos anos a canção ‘Dunas’ de Rosa Passos abriu meus shows. Sentia que com ela podia levar o público espanhol ao Brasil de forma quase que imediata. Já nos primeiros minutos do nosso encontro, eles podiam estar, sentir e sonhar nosso país, através da visualidade e brasilidade que a canção proporcionava”, lembra.
O show que será apresentado no palco do CTJ Hall, um dos principais espaços de música de qualidade do Centro-Oeste do Brasil, reúne grandes composições de Rosa Passos, como “Dunas”, “Verão”, “Samba sem Você”, “Juras” entre outras. O espetáculo tem um repertório formado por canções que tiveram grande influência e interpretações únicas na voz de Rosa Passos, como “Vestido de Bolero” ou “Vatapá” de Dorival Caymmi.
No show desta sexta, Fernanda Cabral também apresentará composições próprias, como “Desenho dos Sonhos” do álbum Tatuagem Zen e “Praianos” também título do primeiro trabalho discográfico, uma parceria com o cantor e compositor Chico César. Na ocasião, Fernanda apresentará pela primeira vez, ao vivo, a nova parceria dos dois intitulada “Flor d’água” que fará parte do próximo álbum.
Entre os músicos que participam do show estão nomes de excelência do cenário musical de Brasília, como o violonista Leo Bleggi, que assina a direção musical junto à cantora, o pianista André Duqueviz, o contrabaixista Luis Porto e o baterista Misael Barros
Tatuagem Zen: Prêmio Profissionais da Música
Fernanda Cabral foi eleita em 2021 a melhor produtora musical do Centro-Oeste pelo trabalho realizado em Tatuagem Zen, segundo álbum da carreira. Ela também foi premiada como Melhor Trilha Sonora de Cinema do Brasil, em 2025. A honraria foi concedida pela GRV Produções, que organiza anualmente o Prêmio Profissionais da Música.
Fernanda é a primeira mulher da sua região a receber o prêmio. Neste disco, lançado pelo selo fonográfico de Ney Matogrosso, ela comanda a produção musical ao lado de três nomes de peso, o pianista carioca Sacha Amback, autor de trilhas sonoras e produtor de grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro e Ney Matogrosso; o dj pernambucano radicado na Paraíba Chico Correa, que transita pelos fragmentos imaginários da tradição, pulsos eletrônicos e dub; e pelo guitarrista espanhol Vicent Huma, que por longos anos acompanhou Jorge Dexler por turnês na Europa e na América do Sul. E para coroar o seu projeto fonográfico, Fernanda Cabral brinda o público com um dueto emocionante com Ney Matogrosso em Pássaro, composição de Fernanda a partir de letra do amigo e maior incentivador, Chico César, e do piano minimalista do seu co-produtor musical Sacha Amback.
Sobre a cantora
Em mais de duas décadas trabalhando como cantora e compositora, Fernanda Cabral construiu sólida carreira internacional na Europa e Japão e fez shows no Midem-Cannes, BlueNote-Tokyo, GalapaJazz, Sónar-Barcelona, entre outros. Em 2009 foi convidada pelo músico espanhol Carlos Núñez para interpretar canções do CD Alborada do Brasil, em sua turnê internacional. No mesmo ano, integrou a equipe do filme A Pele que Habito, do diretor Pedro Almodóvar, como preparadora vocal. A cantora não caiu de paraquedas no filme de Almodóvar. Ela é uma das intérpretes brasileiras mais reconhecidas no país do cineasta.
Em 2011, lança seu primeiro disco Praianos, totalmente autoral, com a participação especial de Chico César, como cantor e cantor em duas faixas. No final de 2013 foi convidada, como representante do DF, a participar do álbum Tributo: Capiba, Elas e Outras Canções, gravado em Recife – PE, junto com consagradas cantoras brasileiras de diferentes estados. Em 2019 voltou a fazer turnê pela Europa. Apresentou seu repertório de carreira e novas composições, como a parceria com Fernando Brant em Minha Estrela, até mostrar, pela primeira vez na Europa em 2019, as novas músicas na turnê “Tatuagem Zen - Voz e Violão”, com convidados especiais, em diferentes cidades da Espanha, Portugal e França.
Em 2020, lança pelo selo do cantor Ney Matogrosso o álbum Tatuagem Zen, com 12 faixas que contam com a força poética de parceiros diletos e escritores de fino lastro: Lau Siqueira, cujo poema dá nome ao disco, Chico César, Juliano Holanda, Cássia Janeiro, Alberto Salgado, Makely Ka, Elisa Cabral, Leo Minax, Paula Calaes e o poeta espanhol Pablo Guerrero, com quem a cantora compôs La tierra gira en tu vientre. A inclusão da faixa em espanhol evoca o período em que Fernanda viveu em Madri, lapidando e consolidando o seu trabalho musical. Em 2021, recebe o Prêmio de Melhor Produtora Musical do Centro-Oeste e em 2015, Melhor Trilha Sonora de Cinema pelo Prêmio Profissionais da Música organizado pela GRV Produções.
Serviço:
O quê: show Fernanda Cabral – Com Passos a Rosa
Quando: Sexta, 5 de setembro, às 20 horasOnde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson na 706/906 SulQuanto: Entrada franca.
Comentários