top of page

Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro encerra 6ª edição com apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata

  • há 59 minutos
  • 3 min de leitura

O 6º Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro chega ao fim neste sábado (29/8), com uma apresentação especial da Orquestra Alada Trovão da Mata, que leva ao Ilê Axé Oyá Bagan, no Paranoá, a partir das 20h, As Três Marias e o Filho que Vaivém: um Auto de Natal Cerratense. A apresentação encerra uma edição que reuniu artistas de diferentes regiões do país e do Distrito Federal, em torno das manifestações populares, da ancestralidade e das possibilidades de criação a partir do terreiro. A entrada é livre. 


Realizado pelo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro,  pelo Instituto Tradicional de Invenção Cultural e pela ARTISE, o festival promoveu, ao longo da programação, nove apresentações, sendo cinco atrações nacionais, vindas de São Paulo, Pernambuco e Ceará, e quatro apresentações do Distrito Federal. Também fizeram parte da programação uma aula-espetáculo com lançamento de livro e bate-papo, e uma roda de conversa dedicada à figurinagem popular. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas participaram das atividades desta edição.


O Mestre do Seu Estrelo, Tico Magalhães, diz que a 6ª edição demonstrou a consolidação do festival no cenário artístico nacional e no calendário do DF, tornando-se uma referência para grupos culturais que veem no evento uma oportunidade de mostrar seus trabalhos para o público, que esgotou os ingressos de todas as apresentações. “É massa a gente poder, no centro do país, na sede do Seu Estrelo, no meio de Brasília, juntar tantos grupos que têm uma força regional, mas que nunca tinham viajado, nunca tinham saído do seu próprio estado”, avalia o mestre. 


O encerramento


O encerramento no Paranoá amplia a proposta territorial do festival, que tem no terreiro não apenas um espaço para receber apresentações, mas um lugar vivo de criação, encontro, memória e continuidade de saberes. A escolha do Ilê Axé Oyá Bagan para a última atividade reforça a perspectiva de aproximar diferentes territórios de Brasília, além de reconhecer a potência dos espaços comunitários e tradicionais na construção da cena cultural da cidade.


Em As Três Marias e o Filho que Vaivém: um Auto de Natal Cerratense, a Orquestra Alada Trovão da Mata mergulha no universo da mitologia e das invenções do Teatro de Terreiro, linguagem desenvolvida pelo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro a partir da criação de uma dramaturgia própria, conectada às paisagens, histórias e encantarias do Cerrado.


A apresentação também marca o encontro entre a tradição dos autos populares e a criação de uma mitologia ligada a Brasília e ao território cerratense. Ao levar a Orquestra Alada para o encerramento do festival, o grupo reafirma a ideia de que a cultura popular é movimento, invenção e continuidade, capaz de estabelecer pontes entre diferentes gerações, linguagens e territórios.

Tico destaca a importância dos terreiros como espaços sagrados de aprendizado e de encantar a vida. Encerrar o festival em um terreiro reforça a conexão entre a cultura popular e a arte cênica. “Quando fechamos o Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro dentro de um terreiro religioso, conseguimos juntar os três tempos: o da existência, a partir do teatro; o tempo da essência, a partir do terreiro; e o tempo da resistência a partir da junção do teatro e do terreiro”, explica. 


Durante sua sexta edição, o Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro reuniu mestres da cultura popular e artistas de teatro e circo contemporâneo, colocando em diálogo manifestações como mamulengo, bois, ritmos tradicionais e outras formas de criação que nascem do chão, da rua, do quintal e do terreiro. A programação também aproximou artistas de Pernambuco, Ceará e São Paulo da produção cultural do Distrito Federal.


A 6ª edição do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro é uma realização da ARTISE em parceria com o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, com fomento da Fundação Nacional de Artes, entidade vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal.



Serviço - 6º Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro – Encerramento


Data: 29 de agosto de 2026 (sábado)

Horário: 20h

Local: Ilê Axé Oyá Bagan – Paranoá/DF

Entrada: livre


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page