top of page

Festival Clube do Choro volta a reunir gerações e celebra grandes encontros da música brasileira

O Festival Clube do Choro está de volta. Depois do sucesso da primeira edição, o evento retorna ao Espaço Cultural do Choro nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo artistas consagrados, talentos emergentes e encontros especiais que celebram a força e a diversidade da música brasileira. Os ingressos já estão à venda na Bilheteria Digital.

 

Serão 12 apresentações distribuídas entre o palco do Clube do Choro e a área externa do Espaço Cultural, em dois dias de intensa programação. O festival reafirma o compromisso do Clube em promover diálogos entre diferentes gerações e linguagens musicais, conectando o público ao melhor da produção nacional.

 

A abertura, no dia 22 de novembro, destaca o virtuosismo da nova geração com o bandolinista Bento Tibúrcio no espetáculo ‘Entre Cordas’, seguido pelo mestre Nonato Luiz, que celebra 50 anos de carreira em um show especial. Na sequência, Henrique Cazes, Alexandre Maionese e o Regional Choro Livre prestam homenagem a um dos maiores nomes da nossa música com o espetáculo Pixinguinha na Roda.

 

Na área externa, o público será recebido pelo som envolvente da Choro Popular Orquestra, antes do encontro entre Ian Coury e o grupo Choro Livre, e do encerramento com Leila Pinheiro e Lula Galvão, que apresentam um repertório de clássicos da canção brasileira.

 

No dia 23, o Festival do Clube do Choro reúne, pela primeira vez, Leoni e Milton Guedes, cantando e tocando no mesmo palco, um encontro cheio de sucessos e surpresas.

Milton trará canções e histórias que marcaram sua formação musical em Brasília, enquanto Leoni promete grandes sucessos além de novas canções. Também no dia 23, o Festival abre espaço para a força feminina e o frescor das novas formações instrumentais com o grupo Chorodelas, seguido pela parceria entre Nicolas Krassik e Pablo Moura.

 

Na programação externa, a Choro Popular Orquestra volta a se apresentar, seguida pelo vibrante Forró da Mari, de Mariana Aydar, e pelo show Histórias e Canções, da dupla Kleiton & Kledir, que encerra o festival com sua mistura única de poesia, humor e emoção.

 

O Festival Clube do Choro integra o projeto Complexo Cultural do Choro, que conta com patrocínio master da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e com apoio do Clube do Choro de Brasília. Mais informações no  Instagram @complexodoChoro

 

Sobre a Shell

 

Ao longo de sua trajetória secular no Brasil, a Shell se consolidou como uma empresa integrada de energia, atuando de forma responsável nos âmbitos econômico, ambiental e social. Acreditamos que a energia que move o futuro não vem apenas dos recursos naturais, mas da diversidade da sociedade brasileira e da força transformadora da cultura.

 

Confiamos na cultura como uma poderosa ferramenta para a evolução de um país, além de contribuir para um mundo mais inclusivo. Nossa agenda de patrocínios reforça o compromisso da companhia com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão.

 

O patrocínio ao Complexo Cultural do Choro, em Brasília, reflete esse compromisso da Shell com a valorização da cultura brasileira. O espaço é uma referência nacional na preservação e difusão da música popular, além de contribuir para a formação de novas gerações de músicos e para a continuidade de uma tradição que conecta o passado e o futuro da nossa identidade cultural.

 

Artistas do Festival

 

Choro Livre

Com mais de quatro décadas de trajetória, o Choro Livre é um dos pilares da música instrumental brasiliense. Fundado em 1977, tem papel essencial na difusão e preservação do choro, tanto nos palcos quanto na formação de novos músicos. No Festival, o grupo se apresenta em diferentes formações — acompanhando artistas convidados e também com a Choro Popular Orquestra, reafirmando o vigor e a vitalidade do gênero na capital. Atualmente, na formação do grupo estão Reco do bandolim, Henrique Neto, Marcio Marinho e Velerinho.

 

Leoni

Cantor, compositor e escritor, com uma trajetória marcante na música brasileira. Iniciou sua carreira em 1983 como fundador da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, atuando como baixista e compositor de todas as canções dos dois primeiros álbuns do grupo.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Leoni conquistou sete discos de ouro, um DVD de ouro e teve cerca de 200 canções gravadas. Entre seus maiores sucessos estão Garotos II, Só pro Meu Prazer, Exagerado, Como Eu Quero, A Fórmula do Amor, Por Que Não Eu?, Dupla do Corpo, Lágrimas e Chuva e Os Outros — músicas que marcaram gerações e seguem atemporais.

 

Bento Tibúrcio

Em um show solo de 20 minutos, Bento Tibúrcio apresenta um espetáculo que une a tradição do bandolim à sensibilidade contemporânea. Além do bandolim, o músico costura passagens com violão, voz e sutis camadas eletrônicas, criando paisagens sonoras em constante transformação. O concerto ganha ainda mais força com a participação do jovem violonista de sete cordas Yago Araújo, representante da nova geração do choro. Um encontro breve e intenso, que reafirma Bento como intérprete inquieto e criador de novas possibilidades para a música brasileira.


Nonato Luiz

Violonista, compositor, arranjador e intérprete, Nonato Luiz celebra meio século de trajetória em um concerto que resume a riqueza de sua obra. Reconhecido no Brasil e no exterior, o artista construiu uma carreira marcada pela versatilidade — seu repertório transita entre valsas, choros, baiões, flamencos e blues, sempre com identidade própria. Uma apresentação que reverencia o violão brasileiro e sua expressão mais autêntica.

 

Henrique Cazes

Carioca, doutor e mestre em Música pela UFRJ, Henrique Cazes é reconhecido como um dos grandes nomes do cavaquinho no país. Desde 1976, construiu uma sólida trajetória como solista, produtor musical e arranjador, com álbuns que se tornaram referência no choro, como Tocando Waldir Azevedo (1990) e Pixinguinha de Bolso (2000). Cazes também dirigiu projetos que ampliam as fronteiras do gênero, como Bach in Brazil e a série Beatles’n’Choro. Sua presença no Festival é um tributo à tradição e à reinvenção do cavaquinho brasileiro.

 

Alexandre Maionese

Com 43 anos de carreira, o flautista Alexandre Maionese é considerado um dos ícones contemporâneos do instrumento. Com sólida formação clássica e trajetória nas bandas de música, destacou-se nos gêneros choro e samba, sendo apontado, no livro Choro: Do Quintal ao Municipal de Henrique Cazes, como o responsável por resgatar a tradição dos flautistas populares — linhagem que parecia interrompida desde Altamiro Carrilho e Carlos Poyares. Um artista de referência e ponte entre gerações.

 

Ian Coury

Um dos mais destacados bandolinistas da nova geração, Ian Coury retorna à sua cidade natal para um encontro especial com o grupo Choro Livre. Aos 23 anos, o músico já se apresentou ao lado de nomes como Paquito D’Rivera, Toninho Horta, Danilo Perez, John Patitucci e Hamilton de Holanda. No palco do Clube do Choro, ele apresenta composições autorais que dialogam entre o choro e o global jazz, tema que explorou em sua tese de mestrado no Berklee Global Jazz Institute. Um concerto que une tradição, improviso e inovação.

 

Leila Pinheiro e Lula Galvão

Referência na Música Popular Brasileira, Leila Pinheiro é intérprete e pianista com mais de quatro décadas de carreira. Ao lado do violonista Lula Galvão — parceiro de nomes como Edu Lobo, Milton Nascimento, Rosa Passos e Caetano Veloso —, apresenta um repertório que transita entre a delicadeza e a sofisticação, reafirmando a força da canção brasileira. Juntos, transformam o palco em um espaço de encontro entre a poesia, o afeto e a música em sua forma mais refinada.

 

Chorodelas

Formado em 2017, o grupo Chorodelas nasceu da vontade de tornar a música instrumental acessível a todos e de ampliar o protagonismo feminino no choro e em outros ritmos populares. Composto por Ana Cesário (flauta transversal), Jéssica Carvalho (cavaquinho), Laila Emanuely (violão de 7 cordas), Mariana Sardinha (bandolim) e Lu Dusi (pandeiro). No Festival Clube do Choro, o grupo reafirma o talento e a presença feminina na música instrumental brasileira.

 

Programação:


Dia 22 de novembro

 

A partir das 16h – Clube do Choro:

Bento Tibúrcio – Entre Cordas

Nonato Luiz – 50 anos de carreira

Henrique Cazes, Alexandre Maionese e Choro Livre apresentam Pixinguinha na Roda

A partir de 19h50 – Área externa do Espaço Cultural do Choro:

Choro Popular Orquestra (ESGOTADO)

Ian Coury convida Choro Livre (ESGOTADO)

Leila Pinheiro e Lula Galvão (ESGOTADO)

 

Dia 23 de novembro

 

A partir das 16h -  Clube do Choro:

Chorodelas  (ESGOTADO)

Nicolas Krassik e Pablo Moura (ESGOTADO)

Milton Guedes e Leoni (ESGOTADO)

A partir das 20h – Área externa do Espaço Cultural do Choro:

Mariana Aydar – Forró da Mari (ESGOTADO)

Kleiton & Kledir – Histórias e Canções (ESGOTADO


Serviço:

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 22 de novembro (sábado) e 23 de novembro (domingo)

Endereço: Espaço Cultural do Choro - Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Mais informações: clubedochoro.com.br @complexodochoro



© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page