Fraternidade Sem Fronteiras irá ampliar atendimentos médicos para refugiados de guerra no Malawi, África
- Rodrigo Carvalho

- 29 de set.
- 2 min de leitura

A organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) lançou a Iniciativa Saúde Malawi para oferecer atendimentos médicos permanentes e contínuos aos refugiados de guerra do Campo de Dzaleka, no Malawi, na África, a partir do trabalho do Projeto Nação Ubuntu. “O Campo de Refugiados de Dzaleka abriga quase 60 mil pessoas e o atendimento na área da saúde é precário e sem o acompanhamento de um médico. Os casos mais graves precisam ser encaminhados para hospitais distantes”, explica Clarissa Paz, coordenadora do Projeto Nação Ubuntu.O trabalho do Projeto Nação Ubuntu, localizado ao lado do Campo de Dzaleka, é referência e muitas vezes a única alternativa aos refugiados, em caso de doenças, dores e tratamentos. Os atendimentos médicos e entrega de medicamentos são realizados quando caravanas com profissionais da área da saúde chegam ao local.“As nossas caravanas de saúde são realizadas duas vezes ao ano, duram em torno de quinze dias, e durante esse período tornamos o projeto portas abertas aos refugiados que necessitam de atendimento médico ou odontológico. Por causa disso, filas quilométricas se formam no portão, precisamos otimizar e fazer uma triagem aos casos mais graves e urgentes”, completa Clarissa.A última caravana de saúde realizada em setembro deste ano, foram realizadas 70 cirurgias, 200 atendimentos odontológicos e pelo menos 2 mil em diferentes especialidades médicas. Todo o material usado e medicamentos distribuídos foram arrecadados com doações.
Iniciativa Saúde Malawi
O objetivo da iniciativa é fazer com que haja atendimento médico permanente e contínuo no Projeto Nação Ubuntu com médico e equipe auxiliar. Além de ampliar a estrutura física para consultas, exames e cirurgias.
A realização do trabalho depende do apadrinhamento, uma doação mensal a partir de R$35. Para apadrinhar a iniciativa, acesse: fraternidadesemfronteiras.colabore.org/apadrinhenacaoubuntu e, quando preencher os dados para o cadastro, escolha o destino do seu apadrinhamento para a iniciativa Saúde Malawi.“Com a apadrinhamento a essa iniciativa vamos garantir que nossos irmãos refugiados sejam tratados com respeito e sem que precisem esperar tanto para receber um atendimento médico básico. O acesso à saúde não pode ser um privilégio, mas sim um direito de todos. Queremos levar alívio para o sofrimento, esperança para quem já perdeu tanto e dignidade para milhares de vidas que ainda sonham com um futuro melhor. Quando nos unimos pelo amor, não existem fronteiras”, finaliza o idealizador da Fraternidade Sem Fronteiras, Wagner Moura Gomes.
Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 79 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento com valor mensal a partir de R$25. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br










Comentários