Frio de volta: como dormir bem no inverno? Especialista em sono traz dicas para ajudar na hora do descanso
Após um período de calor atípico que predominou em grande parte do país, o inverno está de volta. Com o retorno do frio, especialmente no Sul e no Sudeste, e a possibilidade de que se estenda até a região Nordeste, surge novamente a questão de como garantir uma boa noite de sono durante a estação mais gelada do ano. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para dormir bem devido às baixas temperaturas e podem até ficar gripadas.
Entre os fatores que contribuem para esses desafios estão a menor quantidade de luz solar durante o dia, que pode desregular o relógio biológico, fazendo com que as pessoas se sintam mais cansadas pela manhã e mais alertas à noite. Além disso, o frio favorece a propagação de vírus responsáveis por infecções como gripe, resfriado e Covid-19, aumentando a suscetibilidade da população a viroses e doenças respiratórias. O confinamento frequente em ambientes fechados e mal ventilados também contribui para um maior risco de transmissão dessas doenças.
“Sabemos que dormir bem no inverno pode ser um desafio, especialmente se você está gripado. No entanto, ter uma boa noite de descanso é crucial para o equilíbrio do organismo, impactando positivamente diversos aspectos da saúde, incluindo o sistema imunológico, que nos protege contra vírus e bactérias”, afirma Matias Burstien, CEO e fundador da marca de colchões e bem-estar SleepCalm.
Embora uma pesquisa da Universidade de Harvard indique que a faixa ideal de temperatura para adormecer é entre 20 e 25ºC, existem várias estratégias para se manter aquecido e confortável durante o inverno. Pensando nisso, a SleepCalm preparou algumas dicas para garantir um sono reparador:
Sem distrações: Evite o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de adormecer, pois as suas telas possuem uma luz azul que pode interferir na produção de melatonina, um hormônio que regula o sono.
Fique quentinho: Opte por pijamas ou roupas quentes e confortáveis. Além disso, mantenha um cobertor ou um edredom extra ao alcance, caso necessário. No entanto, não se aqueça demais, pois isso pode prejudicar a qualidade do seu descanso.
Chá noturno para relaxar: Consumir uma bebida quente antes de dormir pode tornar este processo mais agradável. Contudo, evite exagerar na quantidade para não acordar no meio da noite para ir ao banheiro.
Hora do sol: Aproveite a luz solar, mesmo durante o inverno, pois auxilia a regular o ciclo de sono. Caminhar, fazer exercícios ao ar livre ou simplesmente se sentar para tomar sol por alguns minutos pode ser benéfico para a saúde.
Alimentação adequada: Adapte o que você come no inverno, pois o corpo precisa de mais energia para manter a sua temperatura interna. É aconselhado consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis e evitar açúcar perto da hora de repousar.
Sobre a SleepCalm
SleepCalm é uma startup argentina comprometida com o bem-estar integral das pessoas a partir de seus colchões tecnológicos que visam oferecer um sono melhor. Com inovação, simplicidade e qualidade, a marca busca revolucionar as suas noites com almofadas e três modelos de colchões para diferentes preferências: Plus, Original e Elemental. Com um histórico de mais de 100 mil unidades vendidas entre Brasil e Argentina, a SleepCalm simplifica a escolha para os clientes e está empenhada em fornecer assistência rápida e eficaz em tempo real, garantindo uma experiência de compra descomplicada e colocando o cliente no centro de sua filosofia. Para mais informações, acesse https://sleepcalm.com.br/.
コメント