top of page

Fundação Palmares Lança o I Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro”, em Brasília no dia 17 de dezembro

ree

A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, realiza no dia 17 de dezembro, na Casa Niemeyer, no ParkWay, em Brasília, o I Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro”. Um evento inédito que tem como objetivo dar visibilidade e fortalecer a gastronomia de terreiro, promovendo o reconhecimento das práticas culinárias afro-brasileiras e suas profundas raízes culturais e espirituais.

O evento celebra a riqueza da culinária afro-brasileira, com a participação de 45 terreiros de comunidades tradicionais de matriz africana oriundas de todas as regiões do Brasil. As entidades foram selecionadas por meio de um edital público executado pela Fundação Palmares, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e além do prêmio de 13 mil reais para cada uma, as comunidades, também, receberam kits de cozinha industrial contendo nove itens, tais como: freezer, fogão, bancada de inox, processador, exaustor, e forno micro-ondas, entre outros. Equipamentos que facilitarão o trabalho das lideranças religiosas das comunidades na confecção dos alimentos.

“Esses kits são uma ferramenta valiosa para a continuidade do trabalho dessas comunidades, permitindo que a culinária de terreiro seja praticada de maneira mais eficiente e moderna, sem perder suas raízes culturais”, afirma Cida Santos, coordenadora de projetos da Fundação Palmares.

Além do reconhecimento, o prêmio promove, ainda, a geração de empregos e renda, fortalecendo a economia criativa e valorizando a gastronomia afro-brasileira. "O prêmio não é apenas uma celebração culinária, mas também uma maneira de documentar e divulgar as histórias e receitas dessas comunidades, dando visibilidade nacional e internacional a essa rica tradição", complementa Cida.

A gastronomia de terreiro, mais do que uma prática culinária, é um elemento cultural e de resistência religiosa. “Cada prato tem um significado profundo e uma conexão com os orixás, sendo considerada uma refeição tanto para o corpo quanto para a alma”, explica João Jorge Rodrigues, Presidente da Fundação Cultural Palmares, que faz questão de destacar que o prêmio reflete o compromisso da Fundação com a preservação e a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Para Fernanda Thomaz, diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares, esse prêmio reflete a importância que a Fundação tem com as políticas públicas voltadas para as comunidades de terreiro. “Ele reforça o quanto a Fundação está olhando para projetos futuros, abrindo um diálogo com as comunidades de terreiro e matriz africana, e colocando essa gastronomia no patamar que ela merece. Uma culinária, que representa uma herança e a resistência da cultura afro-brasileira”, explica Fernanda.

A gastronomia de terreiro como patrimônio cultural

O I Prêmio “Sabores e Saberes: Comida de Terreiro” se fundamenta em três eixos principais: a defesa do patrimônio cultural, a economia e a segurança alimentar. A culinária afro-brasileira é um dos maiores legados da cultura afro-brasileira e, com este prêmio, busca-se fortalecer ainda mais esse movimento, colocando-o em evidência.

A diretora de Políticas Públicas para os Povos de Matriz Africana e Povos de Terreiro do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Luzineide Miranda Borges, destaca a importância do prêmio como um ato de reconhecimento. “Como mulher oriunda desses territórios, vejo esse prêmio como uma forma de reconhecer a riqueza cultural, o trabalho cotidiano e a importância histórica dos povos de terreiro. Esses povos são responsáveis por preservar saberes ancestrais africanos no Brasil e, por meio dessa culinária, mantêm vivas práticas de cultivo, preparo e partilha de alimentos, que atravessam gerações e sustentam modos de vida diversos”, afirma Luzineide.

Isabel Cristina Ribeiro Rosa, representante da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana Ojinjé Ilê Alaketu Ijobá Bayó Àsé Nanã, de Navegantes (Santa Catarina), uma das entidades premiadas, se emociona ao falar desse reconhecimento e o quanto ele é importante. “Gosto de descrever a cozinha como o “coração da casa”, que alimenta toda uma comunidade e esse prêmio é a valorização da tradição ancestral dos povos de terreiro e de uma culinária que alimenta o sagrado e o profano”, diz Mãe Cristina, como é carinhosamente chamada em sua comunidade.

O evento do dia 17 é aberto ao público e contará com a presença de convidados especiais, que poderão saborear as delícias preparadas por lideranças de terreiros vindos de todo o país, e também conhecer mais sobre a importância cultural e espiritual desta  gastronomia tão rica de sabores e significados.

Sobre a Fundação Cultural Palmares A Fundação Cultural Palmares é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura, criada pela Lei nº 7.668, de 22 de agosto de 1988. É a primeira instituição da administração pública federal voltada especificamente à promoção, preservação e difusão da cultura afro-brasileira. Sua atuação abrange a proteção do patrimônio cultural de matriz africana, a certificação de comunidades quilombolas, o fomento a iniciativas culturais negras em todo o Brasil e a manutenção de acervos e centros de referência dedicados à memória e à história da população negra.

Entidades Selecionadas

Região Norte:Ile Ase Ayedun Casa de Culto Tradicional Yoruba - Manaus (AM) / Associação dos Filhos e Amigos do Ile Iya Omi Ase Ofa Kare (AFAIA) - Belém (PA) / Instituto Cultural Nagô Afro-Brasileiro (ICNAB) - Belém (PA) / Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado do Pará - Belém (PA)

Região Nordeste:Ilé Axé Odé Layó - Assu (RN) / Associação dos Umbandistas de Bacabal - Bacabal (MA) / Associação Religiosa Centro Espírita Rainha do Mar - Parnamirim (RN) / Associação de Terreiros da Bahia - Salvador (BA) / Sociedade Beneficente Socioeducativa Recreativa e Religiosa Oba L'Okê - Lauro de Freitas (BA) / Terreiro Caboclo Quebra Barreiras e Cabocla Jurema - Juazeiro do Norte (CE) / Sociedade Ilê Asipa - Salvador (BA) / Associação dos Remanescentes dos Quilombolas da Comunidade de Barra II - Morro do Chapéu (BA) / Associação Cultural e Religiosa Yeyê Ipondá - Lauro de Freitas (BA) / Instituto Socioambiental Jucaral - São Luís (MA)

Região Centro-Oeste:Centro Sócio Cultural de Tradição Yorubá Fakolade - Santo Antônio do Descoberto (GO) / Ilé Axé Alade Omi - Centro Cultural e Religioso de Tradição Africana Estrela do Mar - Brasília (DF) / Urgente Companhia / Ilê Asé Efunsola Ajaguna - Campo Grande (MS) / Ilé Ase Aafin Oluware - Mineiros (GO)

Região Sudeste:Centro Religioso e Cultural Terreiro de Candomblé Bakise Bantu Kasanje - Mateus Leme (MG) / Ile de Oxum - Contagem (MG) / Sociedade da Mulher Guerreira - Guapimirim (RJ) / Associação Casa Âncora - Duque de Caxias (RJ) / Associação Espírita Senhora dos Ventos - São José do Rio Preto (SP) / Ile Omim Ase Onipe Oba Nila Ibonan - Duque de Caxias (RJ) / Templo de Religião de Matrizes Africanas Ilê Omin de Kaiá - Casa da Vó - Itariri (SP) / Nzo Maza Ua Sambe - Barueri (SP) / Ile Ase Omi Lare Iya Sagba - Duque de Caxias (RJ) / Casa de Cultura Afro Gerais (CCAG) - Pirapora (MG) / Sociedade Cultural e Religiosa Ilè Àse Babá Olorigbin - Ituiutaba (MG) / Associação Centro Espírita Pai Benedito de Aruanda - Nova Lima (MG) / Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi - Guarujá (SP) / Associação Cultural Assistencial São Cosme e São Damião de Carapicuíba - Carapicuíba (SP) / Instituto Terra Sustentável - Rio de Janeiro (RJ) / Instituto Omo Aiye - São Luís do Paraitinga (SP)

Região Sul:Templo Africanista Jangadeiros de Osun e Sango - Porto Alegre (RS) / Yle Axe Opo Omim I - Londrina (PR) / Sociedade Cultural Casa do Axé das Águas de Oxoguian - São José (SC) / Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana Ojinjé - Navegantes (SC) / Entidade Espiritualista e Instituição Religiosa de Umbanda TEU - Terreiro de Umbanda Universalista de Curitiba - Curitiba (PR) / Coletivo de Lideranças, Adeptos e Praticantes das Culturas de Matriz Africana - Londrina (PR) / Comunidade Beneficente Tradicional de Terreiro Caboclo Rompe Mato Ilê Axé Xangô e Oxalá - Pelotas (RS) / Sociedade de Umbanda e Religião Africana Xangô e Oxalá - Porto Alegre (RS) / Instituto Odoiyá - Florianópolis (SC) / Associação Ilê Axé Oyawoyê - São Leopoldo (RS) / Ilê Obà Kosso Asè Ogunjà Agadà - Feliz (RS)

Serviço: I Prêmio "Sabores e Saberes: Comida de Terreiro"


Data: 17 de dezembro de 2025


Local: Casa Niemeyer, ParkWay, Brasília


Horário: Das 14h às 18h, com entrada franca


Ingressos: Disponíveis em Sympla


Assessoria de Imprensa: Tátika Comunicação / Kátia Turra


Telefone: (61) 99224-7294

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page