Funções neurocognitivas: saiba como estimular o desenvolvimento infantil
top of page

Funções neurocognitivas: saiba como estimular o desenvolvimento infantil


Talita Santos, psicóloga escolar do Colégio Seriös, informa que esses estímulos cerebrais determinam a evolução de um indivíduo ao longo da vida

A capacidade de estar mais atento a uma situação e a possibilidade de trabalhar com a própria memória são aspectos atrelados às funções neurocognitivas. O termo diz respeito à sensação e percepção de um indivíduo e envolvem também o desenvolvimento da evocação, inibição de comportamentos e orientação no tempo e espaço em um ambiente.


Para crianças, é fundamental buscar estímulos para trabalhar essa função cerebral. "O desenvolvimento neurocognitivo na infância é importante porque ele vai determinar o modo como a nossa cognição evolui durante a vida. Isso significa que o estímulo voltado a essas habilidades nos ajudará na capacidade de compreensão, aprendizagem e pensamento", explica Talita Santos, psicóloga escolar do Colégio Seriös.


Para buscar o desenvolvimento infantil, é interessante apostar em estímulos sensoriais, atividades corporais, brincadeiras, dinâmicas e interações sociais. Na instituição, por exemplo, há a implementação de atividades relacionadas à Arte, Cultura e Tecnologia (ACT) que auxiliam nesse processo. Além disso, a prática de esportes também se torna mais um aliado para as crianças em fase de crescimento.


Talita informa que esse trabalho pode ser levado para as residências dos alunos, com o suporte dos pais ou responsáveis. "É possível dar continuidade ao desenvolvimento neurocognitivo com atividades simples, como o jogo da memória, o uso da bola em esportes, estímulo ao raciocínio lógico em brincadeiras de tabuleiro e, até mesmo, idas ao parquinho com interação social", indica.


Além disso, a psicóloga alerta a necessidade dos professores compreenderem essa demanda dentro das instituições em que atuam, visto que o estímulo monótono, sem um convite às dinâmicas lúdicas, pode atrapalhar de forma significativa o desenvolvimento infantil. Essa situação impacta a vida do indivíduo em aspectos profissionais e pessoais posteriormente.

“O ideal é que o professor estimule a participação dos estudantes e proponha atividades de interação social, envolvendo memória, atenção, tempo e o uso do espaço disponível, por exemplo”, destaca.


SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

bottom of page