top of page

Global Citizen Festival 2025: Shakira, Cardi B e ROSÉ marcam festival que anuncia Rio Nature & Climate Week


ree

Do Central Park para o mundo, o Global Citizen Festival 2025 reuniu hoje 60 mil global citizens no Great Lawn, após um recorde de 4,3 milhões de ações, para um dia incrível de música e impacto. O evento principal da Global Citizen, o maior movimento mundial para acabar com a pobreza extrema, mobilizou US$ 280 milhões em compromissos para proteger 25 milhões de hectares da Amazônia; mais de US$ 30 milhões para ampliar o acesso à educação e ao esporte em mais de 200 comunidades no mundo por meio do FIFA Global Citizen Education Fund; e garantiu energia limpa para 4,6 milhões de lares em toda a África.

 

A abertura ficou por conta do movimento cerimonial Solstice Unites, que homenageou a terra e os guardiões ancestrais do local do festival com um histórico Global Powwow, passando o bastão para líderes indígenas do Brasil em preparação para o Global Citizen Festival: Amazônia, em Belém, no dia 1º de novembro. Logo depois, a banda feminina de samba reggae Fogo Azul deu início ao show com uma explosiva performance de percussão, estabelecendo o tom para um dia poderoso de música e ação.

 

A artista palestino-chilena Elyanna inaugurou o palco do festival com sua mistura de cultura árabe e latina em músicas como Al Sham, Ganeni e um cover de We Pray, do Coldplay. Em seguida, o colombiano Camilo trouxe o pop latino romântico ao Great Lawn, com canções como Kesi e Vida de Rico, e recebeu no palco sua esposa Evaluna Montaner para interpretar Índigo. 

A estrela nigeriana do Afropop Ayra Starr iluminou o palco com sua energia e sucessos como Bloody Samaritan, Sability e o hit global Rush. Mariah the Scientist fez o público dançar com Spread Thin, Sacrifice e Burning Blue, enquanto a sul-africana Tyla cativou a plateia com os sucessos Water, Truth or Dare e Is It.

 

Ayra Starr voltou ao palco para uma colaboração surpresa com Rema, apresentando o hit global nº 1 Calm Down e um cover de Is It a Crime, de Sade. O público participou de um momento emocionante, iluminando o Central Park com lanternas de celular em um compromisso simbólico para apoiar a expansão da energia renovável na África, onde mais de 600 milhões de pessoas ainda vivem sem eletricidade.

 

Cardi B trouxe sua energia explosiva para o festival, apresentando pela primeira vez as faixas Outside e Errtime, além de versões vibrantes de seus sucessos globais Bodak Yellow e I Like It. Já ROSÉ fez sua primeira apresentação solo em festivais, abrindo com o hit APT e surpreendendo o público com Linger (The Cranberries), encerrando com Toxic Till the End.

 

O show de encerramento foi de Shakira, que transformou a noite em um coro coletivo com clássicos como She Wolf, Whenever, Wherever, Waka Waka (This Time for Africa) e Hips Don’t Lie.

 

“O Global Citizen Festival é sobre o impacto coletivo de artistas, cidadãos, líderes do setor privado e autoridades para derrotar a pobreza extrema. Juntos, quebramos todos os recordes de mobilização neste ano”, disse Hugh Evans, cofundador e CEO da Global Citizen. “Celebramos as conquistas desta noite, mas o trabalho para acabar com a pobreza extrema não para aqui. À medida que o movimento cresce, do Central Park à Amazônia e ao G20, a Global Citizen continuará a impulsionar ações para cumprir nossa missão.”

 

O Global Citizen Festival 2025 foi transmitido em 75 países no YouTube, Apple Music, Apple TV, Amazon Music En Vivo (Twitch), Amazon Live (Prime Video e FireTV), Brut, DITU, iHeart Radio, Mediacorp, SABC+, Veeps, ViX, VIZIO WatchFree+, além do site e app da Global Citizen. Na Índia, será exibido nos cinemas pela PVR INOX. Visite www.globalcitizen.watch para saber como assistir ao redor do mundo.

 

O festival foi apresentado pela Cisco, com parceiros principais como Authentic Brands Group, Bridgewater Associates, Delta Air Lines, MetLife, PayPal e Venmo, e P&G; parceiro de produção Live Nation; parceiro exclusivo de áudio nos EUA iHeartMedia; e apoio da NYC Parks. A produção foi realizada pelas premiadas Done+Dusted e Diversified Production Services.

 

Meta 1: Expandir as Energias Renováveis na África

Desde o G20 em novembro de 2024, a Global Citizen tem feito campanha para ampliar o uso de energias renováveis no continente, convocando governos, empresas e filantropos a investir de forma ousada para levar eletricidade aos mais de 600 milhões de africanos que ainda não têm acesso confiável à energia.

 

No festival deste ano, esse chamado foi atendido. Foram anunciados compromissos de capacidade renovável suficientes para abastecer mais de 4,6 milhões de lares africanos até 2030, superando em muito a meta original do Global Citizen Festival, que era fornecer acesso à energia para 1 milhão de pessoas. O Pele Energy Group se comprometeu a expandir energia limpa em 11 países na próxima década, alcançando 3,1 milhões de lares em cinco anos e 6,25 milhões em dez. Já a Globeleq prometeu conectar mais de 1,5 milhão de casas à energia renovável até 2030. A Comissão Europeia também anunciou novos projetos para ampliar a infraestrutura renovável em toda a África, dando continuidade ao compromisso de € 3,4 bilhões firmado na COP28. A Energea revelou que investirá US$ 250 milhões em projetos de energia renovável no continente nos próximos cinco anos. Esses compromissos preparam o terreno para o grande desfecho da campanha no G20 em Joanesburgo, ainda este ano, quando governos e empresas como Harith General Partners e Transenergy Global se unirão para ampliar ainda mais as energias renováveis na África.

 

Meta 2: Proteger a Amazônia

Durante a campanha do festival, foram anunciados mais de US$ 280 milhões para iniciativas de proteção da Amazônia. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) comprometeu US$ 100 milhões por meio do programa Amazonia Forever, em apoio a comunidades indígenas, afrodescendentes e ribeirinhas, para garantir segurança hídrica e resiliência climática. O Suriname se comprometeu a aprovar a Lei de Gestão Sustentável da Natureza, preservando 90% de sua cobertura florestal — aproximadamente 15 milhões de hectares. A medida foi apoiada por US$ 20 milhões em novos financiamentos de organizações como Rainforest Trust, Andes Amazon Fund, Art Into Acres, Liz Claiborne Foundation e Re:wild.

 

O setor privado também se uniu: a Thistlerock Mead Company, em parceria com a Re:wild e a Global Citizen, comprometeu-se a proteger 1 milhão de acres e mobilizar US$ 10 milhões para reflorestamento. A Everland anunciou a captação de mais de US$ 135 milhões para garantir estabilidade financeira de longo prazo a projetos de conservação florestal indígenas na Amazônia, alinhados ao padrão Equitable Earth. A Jaguar Rivers Initiative garantiu US$ 26 milhões para restaurar e reconectar ecossistemas na bacia do rio Paraná.

 

No total, já foram assegurados mais de US$ 345,5 milhões desde novembro de 2024. O próximo passo será no Global Citizen Festival: Amazônia, em Belém, no dia 1º de novembro, reunindo líderes, artistas e ativistas no coração da floresta para impulsionar novos compromissos de empresas como Energea e Everland, ampliando o impacto coletivo.

 

Em paralelo, foi anunciado hoje um marco importante: a parceria de cinco anos entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Global Citizen, a Re:wild e parceiros locais, com o lançamento da Rio Nature & Climate Week, o primeiro evento internacional a reunir setores diversos em debates sobre as crises interligadas de clima e biodiversidade. O encontro será realizado no Rio de Janeiro de 1º a 6 de junho de 2026, recolocando o Sul Global no centro das soluções baseadas na natureza para enfrentar as crises planetárias.

Meta 3: Fundo FIFA Global Citizen para a Educação

A campanha do Global Citizen Festival 2025 ultrapassou a meta de US$ 30 milhões para ajudar 30 mil crianças a aprender a ler e escrever. Entre os contribuintes estão os doadores fundadores MetLife, Bank of America e Cisco, além da República de Serra Leoa e de um compromisso da França. Esses recursos se somam à renda de ingressos de eventos de música e entretenimento ao redor do mundo, como a turnê After Hours Til Dawn, de The Weeknd, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™, e o FIFA Collect. A Global Citizen e a FIFA lançaram o FIFA Global Citizen Education Fund no início deste ano, com a meta de arrecadar US$ 100 milhões para garantir que pelo menos 100 mil crianças em todo o mundo tenham acesso à educação de qualidade, por meio de subsídios para programas comunitários em mais de 200 localidades. 

Reconhecendo que nutrição é essencial para o aprendizado, também foram anunciados US$ 112 milhões em novos compromissos da ELMA Philanthropies, Children’s Investment Fund Foundation, Irish Aid e do Governo do Canadá para o UNICEF Child Nutrition Fund. Com parcerias de matching já em vigor, o impacto total chega a US$ 220 milhões, apoiando esforços globais para atender 320 milhões de mulheres e crianças por ano até 2030.

 

Meta 4: Mobilizar Milhares de Voluntários em Nova York

Na preparação para o festival deste ano, milhares de cidadãos globais atuaram como voluntários em Nova York em troca de ingressos gratuitos para o evento. No início de setembro, a Global Citizen se uniu à The Bowery Mission para organizar o Global Citizen Day, no qual voluntários ajudaram a preparar e servir refeições a moradores em situação de vulnerabilidade. Em parceria com a Jamaica Bay-Rockaway Parks Conservancy e a Black Surfing Association East Coast Chapter, voluntários coletaram lixo e limparam o Canarsie Pier, protegendo a orla da cidade.

 

Com apoio da Goodera, 40 mil pessoas se inscreveram em oportunidades de voluntariado, acumulando pontos para ingressos enquanto ofereciam mentorias de desenvolvimento profissional para jovens ao redor do mundo — como orientação em currículos e preparação para entrevistas. O festival também apoiou ONGs alinhadas à sua missão em todos os cinco distritos de Nova York, incluindo: Bedford Stuyvesant YMCA, Breaking Ground, Citymeals on Wheels, Covenant House, Expecting Relief, Henry Street Settlement, South Asian Youth Action (SAYA), South Bronx Unite e WIN (Women in Need, Inc.).

 

Compromissos adicionais incluíram a OIM (Organização Internacional para as Migrações), que se comprometeu a apoiar 30 mil famílias da África Subsaariana com sementes, ferramentas e treinamento, além de ampliar a inclusão financeira e digital para 3 milhões de deslocados e mais de 2 milhões de membros da diáspora. Tony Robbins anunciou que já foram entregues 62 bilhões de refeições como parte de sua promessa para o 100 Billion Meals Challenge. A Plant Village+ contribuiu com créditos de carbono para compensar totalmente a pegada do festival, somando-se às compensações da Everland, o que significa que o impacto de carbono do GCF foi neutralizado em dobro.

 

Setembro foi um mês de grande impacto global para a Global Citizen. Tudo começou no Sudeste Asiático com o Global Citizen Nights: Singapore, realizado em parceria com a Tsao Pao Chee e a NO.17 Foundation, reunindo líderes do governo, do setor empresarial e da cultura para acelerar ações voltadas ao bem-estar e às economias criativas. O impulso seguiu em Nova York com o Global Citizen NOW: Impact Sessions, onde chefes de Estado, CEOs e ativistas de base anunciaram novos compromissos nas áreas de clima, saúde e desenvolvimento.

 

A Global Citizen agradece o apoio das principais empresas de mídia, incluindo adFUZE, Atmosphere TV, Branded Cities, Brut Media, Captivate, Digital Mobile Media, Grocery TV, GSTV, iHeartMedia, Interstate Outdoor, New Tradition, NYC Ferry, NYC Tourism + Conventions, Orange Barrel, Outfront Media, PMC: Penske Media Corporation, Secret NYC, Seen Media, TouchTunes, Trooh e Wall Street Journal.

 

 

Sobre a Global Citizen

A Global Citizen é o maior movimento do mundo dedicado a acabar com a pobreza extrema. Movida por uma comunidade global de ativistas que usam sua voz e ação, a organização se destaca por campanhas e eventos que mobilizam líderes da música, entretenimento, política, mídia, filantropia e setor privado. Desde sua fundação, já foram anunciados mais de US$ 49 bilhões em compromissos por meio de suas plataformas, impactando 1,3 bilhão de vidas. Criada na Austrália em 2008, a Global Citizen tem equipes em Nova York, Washington DC, Los Angeles, Londres, Paris, Berlim, Genebra, Melbourne, Toronto, Joanesburgo, Lagos e outras cidades. Faça parte do movimento em globalcitizen.org, baixe o aplicativo da Global Citizen e siga a Global Citizen no TikTok, Instagram, YouTube, Facebook, X e LinkedIn.


Para mais informações

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page