Grupo Alife Nino prevê economia mensal de R$ 95 mil ao migrar para o Mercado Livre de Energia
- Rodrigo Carvalho
- 19 de ago.
- 2 min de leitura

O Grupo Alife Nino, um dos maiores grupos de gastronomia do Brasil, firmou parceria com a Prime Energy — comercializadora de energia e fornecedora exclusiva das soluções da Shell Energy no Brasil para consumidores empresariais — para migrar suas operações para o Mercado Livre de Energia. A iniciativa já contempla 17 unidades em operação e outras três em processo de migração, totalizando 20 estabelecimentos distribuídos nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A parceria tem proporcionado uma economia média de R$ 95 mil por mês nas unidades que já operam no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além disso, o grupo tem aproveitado os benefícios da Geração Distribuída (GD), contratando energia por assinatura para suas unidades em baixa tensão. Nesses casos, a economia varia entre 10% e 20% na fatura de energia, dependendo da bandeira tarifária vigente.
Durante o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, algumas unidades também tiveram a oportunidade de ampliar sua economia ao serem abastecidas, temporariamente, por usinas de Geração Distribuída até a conclusão do processo. Isso gera uma redução significativa de custos e oferece maior controle e previsibilidade financeira — aspectos fundamentais para negócios com alto consumo de energia e funcionamento noturno ou estendido.
“A energia elétrica representa uma importante parcela do custo fixo de estabelecimentos como bares e restaurantes. Com a Prime Energy, encontramos uma solução capaz de oferecer energia limpa, segura, econômica e eficiente, sem comprometer a qualidade da nossa operação”, destaca Amanda Vital, assistente de sustentabilidade, do Grupo Alife Nino.
O projeto abrange unidades de diferentes portes e perfis de consumo, com soluções que incluem tanto o fornecimento no Mercado Livre de Energia quanto a Geração Distribuída, garantindo maior flexibilidade e ganhos financeiros desde o início da parceria.
A aposta do Grupo Alife Nino acompanha a expansão acelerada do Mercado Livre de Energia, que já soma mais de 77 mil unidades consumidoras em junho de 2025, um recorde histórico, segundo a CCEE. O crescimento tem sido impulsionado pela entrada de pequenos e médios consumidores, autorizados a migrar desde janeiro de 2024.
“A entrada do Grupo Alife Nino no Mercado Livre de Energia reforça o potencial do setor gastronômico nesse novo cenário. Desenvolvemos um projeto sob medida para atender às especificidades do grupo, com foco em economia, segurança regulatória e um atendimento estratégico, totalmente alinhado às suas necessidades e à sua visão de crescimento”, afirma Bianca Andrade, diretora de Relacionamento da Prime Energy.
As três unidades ainda em processo de migração, duas em São Paulo e uma em Goiás, devem concluir a transição até o final de 2025, consolidando a presença nacional do Grupo Alife Nino no ambiente de contratação livre.
Sobre a Prime Energy:
A Prime Energy é fornecedora de uma gama de soluções Shell Energy para consumidores empresariais de energia no Brasil. Com aproximadamente 15 anos de experiência no mercado, a empresa é especializada em alternativas de economia de energia, com projetos de eficiência energética e fornecimento de energia a partir de fontes renováveis. Seja em alta, média ou baixa tensão, a Prime Energy antecipa tendências para gerar economia real com a transparência que os clientes conhecem e esperam da Shell Energy.
Comentários