Grupo Epifania apresenta performances que retratam situações ocorridas na quarentena
top of page

Grupo Epifania apresenta performances que retratam situações ocorridas na quarentena


O grupo de dança Epifania estreia nessa sexta-feira, "Porta-Retratos", que é uma série de performances sobre a quarentena. A gravação de cada solo foi feita em cada cômodo da casa. O espetáculo será de graça, on-line e gratuito para todos.

O grupo EPIFANIA apresenta de 26 a 29 de março o espetáculo de dança PORTA-RETRATOS. O projeto aborda o tema do isolamento social. Dentro de uma mesma casa, seis bailarinos da companhia farão performances trazendo reflexões e colocando uma lente de aumento em situações ocorridas no período da quarentena. O resultado será disponibilizado ao público na plataforma Sympla de maneira gratuita para todo o Brasil. O espetáculo PORTA-RETRATOS contará, também, com um intérprete de libras em cada apresentação. A idealização do espetáculo é de Dani Cavanellas e a produção é da Palavra Z. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo foi pensado artisticamente durante a pandemia. A ideia é apresentar estados e sentimentos que apareceram durante esse período de isolamento. O espectador é levado a se identificar com cada bailarino e com comportamentos e atitudes que assumiu durante o isolamento pandêmico. Através dessa identificação, o público poderá interferir, refletindo e interagindo no final do espetáculo, dizendo com quem mais se identificou. Para isso, PORTA-RETRATOS será apresentado em diversos ambientes, dentro de uma mesma casa, com vários cômodos, onde cada bailarino irá mostrar seu solo coreográfico, ou seja, seu estado emocional provocado por esse afastamento, em cada um desses espaços. A arquitetura de cada um desses cômodos será concebida de acordo com o que se pretende explicitar de cada intérprete levando a uma identificação do espectador com a proposta. Ao final do espetáculo haverá um breve bate-papo com a direção e elenco. “Porta-Retratos é um espetáculo democrático, de fácil acesso, com uma identificação imediata, abrangendo todos os tipos de público uma vez que aborda uma temática tão atual e pertinente ao momento em que estamos vivendo. O objetivo é fazer com que o espectador se sinta próximo dos intérpretes e até mesmo aliviados num certo sentido ao perceberem que muitas das suas atitudes nessa pandemia foram comuns a outras pessoas.” Dani Cavanellas Serviço:

PORTA-RETRATOS De 26 a 29/3 (de sexta a segunda). Sexta e segunda, às 20h; Sábado e domingo às 17h, na plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/palavraz Evento gratuito. Classificação: livre. Instagram: @epifania.arteperformance Facebook: www.facebook.com/epifania.arteperformance Youtube: www.youtube.com/grupoepifania

bottom of page