top of page

"HABEMUS PAPAM": fumaça branca sai da chaminé do Vaticano anunciando a escolha do novo pontífice

Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, às 13h08 (horário de Brasília), a tão aguardada fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo Papa.


A eleição ocorreu após quatro votações, no segundo dia do conclave, com a participação de 133 cardeais. Para ser eleito, o novo pontífice precisou de pelo menos 89 votos, representando dois terços do colégio eleitoral. 


O nome do novo Papa e o título que adotará ainda não foram divulgados. Seguindo o protocolo, após aceitar a eleição, o Papa eleito se retira para a "Sala das Lágrimas", onde se prepara para sua primeira aparição pública. Em breve, o cardeal protodiácono anunciará oficialmente: "Habemus Papam", e o novo líder da Igreja Católica se apresentará aos fiéis na Praça de São Pedro, concedendo a tradicional bênção "Urbi et Orbi".


Entre os nomes mais cotados para suceder o Papa Francisco estavam o italiano Pietro Parolin, o filipino Luis Antonio Tagle, o húngaro Péter Erdő e os italianos Matteo Zuppi e Pierbattista Pizzaballa.


A Praça de São Pedro está repleta de fiéis e peregrinos de todo o mundo, aguardando com expectativa a primeira aparição do novo Papa. Este momento marca o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica.

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page