Harmonizando alegria: vinhos para brilhar no Carnaval
- Rodrigo Carvalho

- 1 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
É tempo de CARNÁ! O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas de vinho, é também um entusiasta do Carnaval e aproveitando a proximidade da folia, o especialista destaca a versatilidade do vinho como acompanhamento perfeito para os momentos de festa, com comidinhas rápidas, petiscos e muita alegria. O sommelier sugere algumas opções de rótulos que combinam perfeitamente com a energia contagiante desta época.
Uma novidade empolgante da Cantu Grupo Wine são os vinhos da linha Mosketto, disponíveis nas versões branca, rosé e tinto. Com um rótulo que grita Carnaval, essa seleção apresenta uma tampa de rosca prática, equilíbrio entre dulçor e acidez, além de um suave frisante natural. Elaborado 100% a partir de uvas italianas frescas, esse vinho se destaca por ter a fermentação interrompida antes de todo açúcar ser consumido, resultando em uma bebida menos alcoólica (de 5% a 6%) e mais doce também. Ideal para ser apreciado puro ou utilizado no preparo de coquetéis refrescantes, como a sugestão de drink de Gustavo: “um copo com gelo, uma rodela de limão, uma dose de Mosketto e um pouco de água com gás resultam em uma bebida perfeita para o calor do Verão e do Carnaval”.
Outra marca de sucesso recomendada pelo especialista é a australiana Yellow Tail, líder em vendas e exportação. Especialmente atrativos para o público jovem, os exemplares à base de Moscato (branco e rosé) cativam com frescor, alta acidez, leveza e aromas intensos de frutas cítricas e tropicais.
Para os amantes de tintos, a opção sugerida é o vinho Chilano, com diversas versões de uvas, como Carménère, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon. Estes vinhos jovens e frescos, sem passagem por madeira, oferecem sabores e aromas frutados com uma excelente relação preço x qualidade.
Caso o Carnaval inclua um churrasco na casa de amigos, Gustavo Peroni incentiva a exploração gastronômica ao harmonizar os vinhos com os pratos. A linha chilena Reserva da Viña Ventisquero é destacada como o equilíbrio perfeito. O Chardonnay pode iniciar o churrasco, combinando harmoniosamente com entradas como queijo coalho, pão de alho, legumes grelhados e linguiça suína. O Rosé e o Pinot Noir são sugestões ideais para acompanhar asinha e coxa de frango grelhadas, cogumelos e salmão grelhado.
Na escolha de vinhos para acompanhar carnes, o sommelier sugere a flexibilidade do Syrah, Carmènére ou Red Blend para carnes mais gordurosas, enquanto o Cabernet harmoniza bem com cortes mais magros, como alcatra e filé mignon.








Comentários