top of page

Homenagem aos professores é tema do novo single de Vall Santos: “Amar é pedagógico”.

ree

No 3° single da carreira do artista baiano, originário da comunidade tradicional de Lagoa Grande, Vall Santos visita a memória do cuidado materno que reafirmava a ele, desde criança, a beleza de suas características físicas: pele negra e cabelos crespos.


“Amar é pedagógico” é uma homenagem à Dona Guinha, mãe do compositor e a todas as figuras construtivas, como educadores e professores, que assumem um papel decisivo na construção da autoestima e senso de identidade de crianças - estas que são desafiadas, logo cedo na vida, por situações de discriminação racial. O samba-canção faz referência à reconciliação com a própria imagem, algo que Vall Santos vivenciou já na fase adulta, a partir da lembrança afetuosa de sua mãe brincando com seus cachinhos enquanto o ninava em seu colo.


“Diferente das mensagens negativas que acumulei sobre a percepção alheia dos meus traços negros e do meu cabelo crespo, foi essa singela memória que me mostrou o quanto eu sou amado. Resgatar essa sensação foi o que me empoderou para que eu conseguisse me posicionar e ter coragem de viver com mais liberdade. Esta canção é uma forma de compartilhar aquele cafuné tão gostoso que estruturou minha autoestima, nascida da sensação de ser acolhido incondicionalmente. Sem que minha mãe precisasse dizer uma só palavra, a amorosidade dela foi o mais pedagógico de todos os atos”, relembra Vall Santos.


A capa de “Amar é pedagógico” foi criada pelo artista visual de Feira de Santana Don Guto. Ao buscar reproduzir a cena do cafuné, revisitou suas próprias memórias como homem negro e pai, igualmente inspirado pelo cuidado ancestral. “Quis trazer as sensações de acalanto e leveza para a capa deste single, que é só uma pequena mostra das ilustrações que estou preparando para o 1° livro infantil da autoria de Vall Santos”, adianta Don Guto.


Para este samba-canção nostálgico, o cantor e compositor Vall Santos teve como produtores musicais os artistas baianos Diego Moreno e Faustino Beats, quem também é co-autor da faixa. 


Junto a outras três canções inéditas, “Amar é Pedagógico” integrará  o EP “A voz de um povo”, o 1° da carreira de Vall Santos. Este próximo lançamento musical do artista está previsto para novembro de 2025, durante o mês da Consciência Negra.

 


Ouça “Amar é pedagógico” no link: 




Saiba mais sobre Vall Santos


Vall Santos é cantor e compositor quilombola, da comunidade de Lagoa Grande, Bahia. O artista traz em suas músicas a riqueza de suas raízes tradicionais e o encontro com a modernidade. Com uma identidade marcada pela fusão de linguagens artísticas - também como poeta - transita entre o sertão e o mar, paisagens urbanas e rurais.  


Estes contrastes junto a influências como Martinho da Vila, Gilberto Gil e Ney Matogrosso encontraram terra fértil em Vall, nascido em uma família musicalmente inspiradora. Até a atualidade, seguem animando festas e ritos com o talento nato observado entre pessoas originárias das culturas de transmissão oral no Brasil. 


As canções de Vall Santos fazem referência a figuras históricas, às festas populares, à memória coletiva, ancestralidade, senso de identidade, pertencimento, à beleza da biodiversidade brasileira em seu território e todas as dualidades da peculiar vivência enraizada em sua herança imaterial, experimentada pelo autor logo cedo e em primeira pessoa.


Em 2023, o artista lançou seu 1° single "Princesa do Sertão": uma homenagem à Feira de Santana, sua terra natal. Apresentou em 2025 a faixa “Coisa Boa”, seu 2° single, no qual explorou ritmos afro-caribenhos e o pop latino.




Acompanhe os próximos lançamentos de Vall Santos nos canais oficiais:


Instagram: 


Spotify: 


YouTube:



Fotos promocionais no link:


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page