Imagem e texto literários na 11ª Jornada Literária do Distrito Federal
- 19 de nov. de 2021
- 6 min de leitura

Com foco na leitura de imagens em narrativas literárias produzidas por autoras e autores brasileiros contemporâneos, em outubro de 2021 começa a 11ª Edição da Jornada Literária do Distrito Federal, edição que continua até março de 2022. A programação inclui estudantes de nove escolas públicas de cinco Regiões Administrativas do Distrito Federal, entre elas: Paranoá, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Brazlândia e Planaltina. Nesta edição, participam três mil pessoas, entre alunos do primeiro ano do Bloco Inicial de Alfabetização até o terceiro ano do Ensino Médio e professores. Os estudantes receberão gratuitamente 2.500 livros, participarão de atividades formativas e encontros on-line com renomados escritores e ilustradores. Para a comunidade, a programação traz palestras on-line de autoras e autores brasileiros para falar de temas referentes à produção e à publicação de literatura no Brasil. Em 2021, duas conferências marcam o início da programação: No dia 24 de novembro, com o ilustrador e escritor Odilon Soares e, no dia 1º de dezembro, com a artista plástica e arte-educadora Stela Barbieri. As palestras abertas acontecem pelo canal da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube, com participação gratuita e livre para todos os públicos.
Para compreender a riqueza do que é o trabalho desses artistas da imagem é necessário ver que um ilustrador é – como qualquer outro leitor – um intérprete que recria o texto, à semelhança de um músico que não se limita a executar uma partitura; mas com base nela, recria. E a riqueza dos álbuns ilustrados é a de criarem narrativas paralelas ao próprio texto. O leitor de imagens vê e lê a ilustração com base no próprio repertório, na história de vida de cada um. Por isso, o privilégio que a Jornada Literária está buscando nesta edição, com o letramento em imagens, para que leitores possam ler de maneira crítica a avalanche de imagens que recebem nas redes sociais, televisão, plataformas de vídeo.
Entre autores e autoras, a 11ª edição da Jornada Literária do DF busca destacar o trabalho de ilustradores contemporâneos. Esse trabalho com ilustradores se estende muito além da simples associação entre literatura para a infância e o uso de imagens. É o reconhecimento de que o objeto livro – mesmo aquele do qual não conste nenhuma imagem – já é o resultado de um trabalho de design refinado. “Como afirma Odilon Moraes no livro Traço e Prosa, um álbum ilustrado é uma soma da palavra escrita, da imagem e do próprio objeto livro. Por seu vasto conhecimento como autor de ilustrações e estudioso do tema, ele está na Jornada Literária do DF como conferencista, para trazer uma ampliação dos horizontes nesse campo, para outros artistas, para professores e para leitores”, afirma João Bosco Bezerra Bonfim, escritor que junto com Marilda Bezerra é um dos idealizadores e realizadores da Jornada Literária.
Nesta edição da Jornada, alunos de professores abordarão em classe as obras das autoras e autores Adriana Nunes, Alexandre Camanho, Blandina Franco, Caio Riter, Celso Sisto, Claudio Fragata, Felipe Cavalcante, Fernando Vilela, Ivan Zigg, João Bosco Bezerra Bonfim, José Carlos Lollo, Leo Cunha, Marco Miranda, Odilon Moraes, Renato Moriconi, Rosana Rios, Stela Barbieri e Talita Hoffmann.
“Cada um desses autores, por si, representa um universo, tendo em vista o reconhecimento nacional e internacional das obras que ilustraram e dos livros para os quais elaboraram o design”, ressalta João Bosco, “A perspectiva de realizarem encontros com leitores e mediadores de leitura representa o diferencial da Jornada, pois a maior parte desses leitores se sente, também, autor das próprias histórias desenhadas, conforme se pôde constatar nas edições anteriores do programa: ao se entrevistarem com os autores e autoras de ilustrações, crianças e adolescentes se sentem fazendo perguntas não como meros observadores, mas como criadores”, completa.
Ciclo de Conferências
No dia 24 de novembro, quarta-feira, das 14h30 às 16h, acontece a primeira Conferência aberta à comunidade com o ilustrador e escritor Odilon Moraes fala sobre “A imagem que narra: Desafios da ilustração”. No dia 1º de dezembro, quarta-feira, das 14h às 15h30, a artista plástica e arte-educadora Stela Barbieri fala de “Ler para além dos livros”. O Ciclo de Conferências da Jornada Literária será transmitido pelo canal do projeto no Youtube e será mediado pelo escritor João Bosco Bezerra Bonfim. Com participação gratuita, o público poderá mandar perguntar e fazer comentários pela caixa de texto do canal.
Odilon Moraes é formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), mas nunca exerceu a profissão. Ilustra livros há mais de vinte anos, e também escreve alguns deles. Gosta do tipo de literatura que usa palavras e imagens simultaneamente. Por sua obra para crianças, foi vencedor duas vezes do Prêmio Jabuti de ilustração e duas vezes do Prêmio FNLIJ de melhor livro do ano. Além de ilustrar e escrever, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado. Em 2017 recebeu o Selo Cátedra 10 Distinção, pela autoria e ilustração do livro “Rosa”, da Editora Olho de Vidro, e em 2018, pelo livro “Olavo”, da editora Jujuba. Também em 2018, recebeu o Selo Seleção Cátedra 10 pela ilustração do livro “Lulu e o urso”, da editora Pequena Zahar.
Stela Barbieri é artista plástica e consultora nas áreas de educação e artes. Foi conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-2016). Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-2014) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-2013). É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz há vinte e cinco anos, autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes, um ateliê vivo, com aulas, palestras e formações.
Edição Sobradinho 2021
De novembro a dezembro, a Jornada Literária realiza a edição Sobradinho 2021 com a participação de seis escolas classes da região que receberam mais 500 livros de literatura e 30 atividades entre medições de leitura com professores e encontros com alunos e autores. De 2 a 10 de dezembro, acontecem os encontros presenciais entre alunos, professores e autores. Nesta edição dedicada às escolas de Sobradinho e Sobradinho II, participam as escolas a Escola Classe Basevi, Escola Classe 13, Escola Classe Olhos D’Água, Escola Classe Morro do Sansão, Escola Classe 15 e Escola Classe 04. Alunos e professores receberam as obras dos autores Adriana Nunes, Felipe Cavalcante, Ivan Zigg, João Bosco Bezerra Bonfim, Leo Cunha, Marco Miranda e Renato Moriconi.
“Para nós, da Associação Cultural Jornada Literária do DF, essa está sendo uma Jornada bem especial. E a razão é que, desde o início do distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, não havia sido possível encontros presenciais. E, agora, com as medidas de precaução, serão possíveis os encontros, nas escolas”, diz Marilda Bezerra, uma das idealizadoras da Jornada Literária do Distrito Federal. Os alunos e os professores participantes da edição Sobradinho 2021 receberam os livros Sabiá (Editora da Autora); O paradeiro do padeiro (Ed. Elementar, com ilustrações de Suzete Armani); Concerto de Piscina (Ed. Gato Leitor); Era uma vez uma Maria Farinha (Ed. AJL); Todos os meus sonhos (Ed. Nova Fronteira); O Rei Sadim (Ed. Ciranda Cultural); Coisas que somem ganham pernas (Ed. Jornada Literária DF); Lobo-Guará de Hotel (Ed. Jornada Literária DF). “As doações dos livros ajudam as crianças a começar suas bibliotecas e com isso dar continuidade ao hábito de ler literatura”, completa Marilda.
A Jornada Literária do DF – Edição Sobradinho 2021 tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do DF – Termo de Fomento (MROSC) nº 32/2021 e é realizada em parceria com a Biblioteca Escolar Rui Barbosa e a Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho.
Sobre os realizadores
João Bosco Bezerra Bonfim é poeta, com 30 livros publicados, incluindo os infanto-juvenis e cordéis, sendo os mais recentes “A botija encantada” (Ed. DCL, 2017); “Era uma vez uma Maria Farinha” e “Lobo-Guará de Hotel” (Ed. Jornada Literária. Seu livro “Romance do Vaqueiro Voador” (LGE, 2004; Callis, 2009) foi transformado em filme homônimo, por Manfredo Caldas. João Bosco é graduado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística e pesquisador na área de Análise do Discurso com estudos em narrativas e poesia. É um dos criadores da Jornada Literária do DF, programa de formação de leitores que já beneficiou mais de 100 mil estudantes e professores das escolas públicas do DF; tendo ministrado cerca de 150 oficinas de mediação de leitura, atividade fundamental para os encontros dos leitores com os autores realizados na Jornada.
Marilda Bezerra é jornalista e trabalhou por mais de duas décadas com assessoria de imprensa. Em 2016, ela e o escritor João Bosco Bezerra Bonfim criaram a Jornada Literária do DF, programa de formação de leitores que leva literatura, livros e escritores para estudantes e professores das escolas públicas situadas fora do Eixo do Plano Piloto. Desde então, Marilda Bezerra vem atuando como produtora-executiva de projetos culturais e é uma das curadoras da Jornada Literária do DF.
Serviço:
11ª Jornada Literária do Distrito Federal
De outubro de 2021 a março de 2020
Paranoá, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Brazlândia e Planaltina
Encontro com escritores| Adriana Nunes, Alexandre Camanho, Balandina Franco, Caio Riter, Celso Sisto, Claudio Fragata, Felipe Cavalcante, Fernando Vilela, Ivan Zigg, João Bosco Bezerra Bonfim, José Carlos Lollo, Leo Cunha, Marco Miranda, Odilon Moraes, Renato Moriconi, Rosana Rios, Stela Barbieri e Talita Hoffmann
Ciclo de Conferências
Encontros Online abertos à comunidade
Conferência 1 | A imagem que narra: Desafios da ilustração
Com | Odilon Soares
Quando | 24/11 – quarta-feira
Horário | Das 14h30 às 16h
Transmissão | Canal da Jornada Literária no Youtube
Programação | www.jornadaliterariadf.com.br
Participação | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Conferência 2 | Ler para além dos livros
Com | Stela Barbieri
Quando | 01/12 – quarta-feira
Horário | Das 14h às 15h30
Transmissão | Canal da Jornada Literária no Youtube
Programação | www.jornadaliterariadf.com.br
Participação | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos






Comentários