Incubadora de Ideias Hackacity na visão de quem ajuda a transformar visões em realidade
Organizado pelo Codese-DF e apoiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Administração do Guará e fomentado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o Hackacity Guará está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e com a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. A Incubadora de Ideias tem se destacado como um polo de inovação, onde mentores ajudam a transformar ideias criativas em soluções práticas para os desafios urbanos.
Um dos mentores do projeto, o Prof. Dr. Ronaldo Silvestre da Costa, compartilha sua visão sobre os desafios enfrentados, os novos players lançados no mercado de inovação, a importância das startups para o desenvolvimento da cidade e a experiência enriquecedora em sala de aula com os participantes.
“Um dos principais desafios enfrentados até agora é fazer com que os participantes desenvolvam suas ideias e que suas prototipagens saiam do papel para que se tornem um Mínimo Produto/Serviço Viável (MVP) para que possam ser aplicadas e testadas. É fundamental apoiar os projetos em cada etapa do processo, desde a concepção até a implementação das soluções”, defende.
De acordo com o Dr. Ronaldo, no ano passado, foram lançados dez novos players no mercado de inovação, sendo que um deles foi premiado pelo Programa Centelha DF, com um recurso de R$ 60 mil. Este ano, a previsão é de que 15 projetos estejam em desenvolvimento, todos com grande potencial de impactar positivamente a sociedade. O mentor comenta, ainda, que este crescimento demonstra a eficácia do Hackacity Guará em fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica.
Para o professor, as startups desempenham um papel crucial no desenvolvimento da cidade. “Elas são responsáveis pela criação de empregos, inovação tecnológica, desenvolvimento do hub local e atração de investimentos. Além disso, contribuem para a revitalização de cidades e bairros, promovem a colaboração com instituições acadêmicas e oferecem soluções para os desafios urbanos. Tudo isso fomenta a cultura de cidades inteligentes, bairros inteligentes e praças inteligentes", argumenta.
Ronaldo comenta também que a experiência em sala de aula tem sido muito enriquecedora por conhecer as ideias dos participantes, por ver de perto e sentir as dores de cada um e, também, por identificar possibilidades de conexões para que estas ideias sejam desenvolvidas e implementadas rapidamente. Ele destaca, por fim, como tem sido valiosa a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências e aprender com os desafios enfrentados pelos participantes.
Com um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo, a incubadora continua a ser um ponto de referência para quem busca transformar ideias em realidade e contribuir para um futuro urbano mais inteligente e sustentável.
SERVIÇO:
Incubadora de Projetos Hackacity Guará
Local das aulas: Auditório da Administração Regional do Guará, QE 25 do Guará II
Período das aulas: Abril a Julho de 2024
Informações: https://hackacity.com.br/
Comments