top of page

Instituto Çarê encerra exposição “O peso da linha” com programação especial de samba e oficinas

O Instituto Cultural Çarê, associação civil sem fins lucrativos que desde 2019 promove ações de valorização da cultura, realiza neste sábado, 15 de novembro, o encerramento da exposição O peso da linha. A mostra é resultado da residência artística proposta pelo Instituto com curadoria da artista visual Eneida Sanches, que reuniu ao longo de 2025 onze artistas selecionados via chamamento público para explorar, nos ateliês do Çarê, inquietações relacionadas a território e ancestralidade.

Último dia da exposição

A exposição marca a concretização das trocas e experiências vividas durante a residência e se despede do público neste sábado, em um dia de intensa programação cultural.

 

Minicurso de estandartes

Das 10h às 15h, acontece o último encontro do minicurso de confecção de estandartes, ministrado pela artista Vanessa Monteiro, integrante da mostra. A atividade é gratuita e oferece certificado de participação.

 

Çarê no Samba

A partir das 13h, o projeto Çarê no Samba abre espaço para um ensaio aberto da Bateria Destemida, que reúne integrantes dos blocos Unidos Venceremos e Kaya na Gandaya, sob a condução do mestre de bateria Gabi Toledo. Na sequência, das 18h às 19h15, o público é convidado para uma roda de samba em homenagem ao compositor e poeta brasileiro Paulo César Pinheiro, celebrando sua obra e legado.

 

Serviço

Encerramento da exposição O peso da linha e Çarê no Samba

Data: 15 de novembro, sábado

Horário: das 10h às 19h30

Local: Instituto Cultural Çarê (R. Dr. Avelino Chaves, 138 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05318-040)

Entrada: gratuita e aberta a todos os públicos

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail somos@institutocare.org.br ou pelo telefone (11) 2892-7215. Acompanhe também as redes sociais: @institutoculturalcare.

 

Sobre o Instituto Çarê

Çarê, para os Mẽbêngôkre, autodenominação do povo Kayapó do Sul, é o broto ou a raiz. O Instituto Çarê identifica, preserva e amplia o acesso a acervos, apoia a pesquisa, fomenta produções artísticas e musicais e promove um modelo inclusivo e plural de educação e convívio. Fundado em 2019, o Çarê é uma associação civil sem fins lucrativos criada como desdobramento da experiência do ateliescola Acaia, com quem pratica vizinhança, bons afetos e experiências. Desde sua origem, o Instituto acolhe e promove a cultura por meio do fazer coletivo e do encontro entre diferentes atores. Localizado na Vila Leopoldina, busca, pela convivência e pelas trocas com o território, onde diferenças sociais e econômicas se apresentam, unir e possibilitar o protagonismo a quem sempre o teve negado. As ações do Instituto são mediadas e viabilizadas por núcleos de ação que trocam entre si e se complementam. Esses núcleos atuam nos campos de acervo, música, artes e socioambiental. Saiba mais em: Link.

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page