top of page

Laila Mackenzie Exibe Obras na INC Art Fair em Bodensee, Áustria, Encerrando 2025 em Grande Estilo

ree

A artista visual e arquiteta brasiliense Laila Mackenzie encerra o ano de 2025 com uma grande conquista: a participação na INC Art Fair, em Bodensee, Áustria, onde expõe três de suas obras de destaque. O evento, considerado o maior do gênero na região do Lago de Constança, aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro e reúniu mais de 100 artistas e galerias, com foco em pintura, escultura, fotografia e arte digital.

Representada pela tradicional Galeria Gaudí, de Madrid, Laila exibe três peças de sua aclamada série Avis Rara. As obras, que dialogam com a fauna brasileira e a espiritualidade ancestral são um reflexo da pesquisa estética contemporânea da artista, que combina referências culturais, arquitetônicas e naturais em suas composições. “Fiquei muito feliz, depois de um ano de muito trabalho, poder levar essas três telas da coleção Avis Rara, para Bodensee, e mostrar um pouco do Brasil, de Brasília e da nossa natureza e nossa arte”, afirma Laila.

Avis Rara 1 – Maga Roja

Esta pintura retrata uma figura feminina — inspirada na própria artista — vestindo uma fantasia de íbis-vermelho, ave rara e nativa do Brasil. A imagem evoca um manto cerimonial, remetendo aos antigos xamãs da tribo Tupinambá, e une força ancestral à identidade feminina, em uma composição vibrante e cheia de significado.

Avis Rara 2 – Madre Maga

A obra apresenta um ambiente arquitetônico, inspirado pela obra de Burle Marx, no qual figuras de aves, como o maguary (espécie de cegonha brasileira) e novamente o íbis-vermelho, surgem em meio a elementos do espaço construído. A pintura estabelece uma relação profunda entre natureza, cultura e espiritualidade.

Avis Rara 3 – Ibis Brasiliense

A última peça da série apresenta uma pintura figurativa, onde duas aves — o íbis-vermelho e a curicaca — são retratadas em planos distintos. Ambas as espécies habitam diferentes ecossistemas do Brasil. O íbis, uma ave sagrada e mística cultuada por povos ancestrais, é também um habitante dos manguezais e lagos, onde encontra alimento graças ao seu bico longo e curvo. Na tela, as aves são representadas em um cenário único, com a curicaca pousada sobre um módulo do muro escultórico de Athos Bulcão, criando uma fusão entre arte, natureza e arquitetura.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) e com mestrado pela UPM/SP, Laila Mackenzie tem se dedicado, desde 2016, a um intenso processo de reconexão com suas raízes artísticas. Sua pesquisa estética contemporânea abrange diversas técnicas, como pintura a óleo, acrílica e escultura em argila esmaltada de alta temperatura, refletindo seu olhar único sobre o mundo.


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page