Lançamento do fotolivro Maria Luiza, lugares, contextos | Diego Bresani
top of page

Lançamento do fotolivro Maria Luiza, lugares, contextos | Diego Bresani


Nesta quinta-feira, 30 de junho, às 18h, será lançado o fotolivro “Maria Luiza, lugares, contextos”, de Diego Bresani, resultado de um ano de trabalho do fotógrafo Diego Bresani que acompanhou a vida de Maria Luiza da Silva, a primeira mulher trans das Forças Armadas brasileiras, durante a realização do longa-metragem Maria Luiza. Junto com o lançamento, acontece uma Conversa com a ex-militar Maria Luiza da Silva, Gabriel Menezes (designer do livro), Marcelo Díaz (diretor do filme) e o fotógrafo. O lançamento acontece dentro da programação da FBAC – Feira Brasília de Arte Contemporânea que acontece no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.


Realizado com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, o fotolivro “Maria Luiza, lugares, contextos” é resultado de um ano de trabalho do fotógrafo Diego Bresani que acompanhou a vida diária da militar hoje aposentada. Antes do processo de redesignação de gênero, Maria Luiza foi mecânica de aviação por 22 anos na Força Aérea. Ao revelar-se transgênero, foi afastada do trabalho e teve seus direitos negados. Em 2021, quase 20 anos depois de ser afastada compulsoriamente pela Aeronáutica, o Supremo Tribunal de Justiça reconhecer que a militar sofreu discriminação e confirmar seu direito a receber a aposentaria na patente de subtenente.

A publicação só foi possível graças aos mais de sete anos de uma extensa pesquisa realizada pelo cineasta Marcelo Díaz para o documentário “Maria Luiza”. Aproveitando da confiança que Marcelo possui com Maria Luiza e desenvolvendo uma forte cumplicidade com a personagem, Bresani documentou momentos importantes de sua vida solitária. Como uma viagem à sua terra natal, Ceres-GO. A visita a sua primeira escola, a primeira casa ou uma plantação de milho onde se camuflava para fazer do milho, bonecas e sua inspiradora visita ao mar.

Sobre o fotógrafo

Diego Bresani é fotógrafo e diretor de Teatro, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2006. Trabalha com fotografia profissionalmente desde 2001. Já teve retratos publicados em meios de comunicação como New York Times, The Guardian, Paris Match, Revista Cult, Revista GQ, Rolling Stones, entre outras. Estudou retrato em Grande Formato no ICP International Center of Photography em Nova York. Há anos vem se especializando e fazendo retratos. Em 2014 sua série “Ao Lado” foi a vencedora do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Sua série de retratos “Super-heróis das Superquadras” foi selecionado para o Situações Brasília 2014. No ano de 2015 fez sua primeira exposição individual - Tuer/Matar - em Brasília. No ano de 2016 fez uma grande exposição individual com curadoria de Matias Monteiro na Galeria Athos Bulcão em Brasília. A exposição intitulada – Respiro: retratos 01 – Reunia um recorte de mais de 180 retratos realizados ao longo de sua carreira de mais de 10 anos. Teve trabalhos selecionados nas duas últimas edições do Prêmio Transborda de Arte Contemporânea, prêmio mais importante de artes visuais de Brasília. Atualmente trabalha em Brasília. Sua pesquisa atual constitui uma experimentação com as fronteiras entre a fotografia documental e a encenação.

Serviço:

Maria Luiza, lugares, contextos

Lançamento do Fotolivro de Diego Bresani

Com | Diego Bresani, Gabriel Menezes, Marcelo Díaz e Maria Luiza da Silva

Quando | 30 de junho, quinta-feira

Às 18h

Onde | Espaço Cultural Renato Russo

508 Sul

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

bottom of page