Luis Lobianco atua e dirige "Macbeth 2020"
top of page

Luis Lobianco atua e dirige "Macbeth 2020"


Na próxima semana o Luis Lobianco estreia “Macbeth 2020”, uma espécie de documentário tendencioso e sensacionalista, que caminha pela via da comicidade, com referências aos extintos programas de TV dos anos 1980 e 1990 relacionados ao submundo da madrugada

O filme-teatro Macbeth 2020, com Luis Lobianco e atores convidados da Cia Buraco Show, caminha pela via da comicidade com objetivo de prestar uma homenagem ao teatro e a quem o faz acontecer. Lobianco interpreta 7 personagens arquetípicos da classe teatral. Figuras reconhecíveis do ambiente teatral que relatam suas vivências e infortúnios ocorridos em montagens passadas de Macbeth, em uma espécie de documentário tendencioso e sensacionalista. A estreia será no dia 26 de março. O projeto nasce da necessidade de ocupação dos espaços teatrais durante a pandemia de Covid-19. Com a impossibilidade de promover aglomerações, os trabalhadores da cultura tiveram na Lei Aldir Blanc a oportunidade de estar em ação e garantir renda emergencial às suas famílias. A via mais natural para contar a história, foi incorporar a linguagem audiovisual. Macbeth 2020 é um filme-teatro que usa das novas tecnologias para chegar ao público, mas não abre mão de acontecer sob a luz do universal e atemporal teatro de William Shakespeare. O que instiga especificamente em Macbeth é o fato de a peça ter sido escrita também em um período de quarentena. Para muitos, o caráter sombrio do texto se dá pelo medo da peste bubônica que assolava a Europa nos primeiros anos do século XVII. Desde então, a história tem fama de ser maldita por uma série de infortúnios ocorridos aos que ousaram transformá-la em espetáculo. – Nosso interesse não é correr esse risco secular com mais uma montagem clássica, mas sim investigar quem são esses trabalhadores do teatro que sofrem as consequências da temida maldição da peça escocesa –, comenta Luis Lobianco. – Criamos uma cartela de personagens a partir das histórias reais de experiências trágicas com temporadas de Macbeth desde a época de Shakespeare. “Macbeth 2020” ficará disponível gratuitamente, 24 horas por dia, de 26 de março até 30 de maio, na plataforma digital YouTube com acesso exclusivo pelo link http://www.sympla.com.br/macbeth2020. O projeto Macbeth 2020 foi contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e produzido por Claudia Marques, sócia-diretora da Fábrica de Eventos.

Serviço:

Macbeth 2020 Estreia dia 26 de março de 2021. O espetáculo ficará disponível gratuitamente, 24 horas por dia, até 30 de maio, na plataforma digital YouTube com acesso exclusivo pelo link http://www.sympla.com.br/macbeth2020. Classificação Indicativa: 12 anos Duração: 40 minutos (aproximadamente)

bottom of page