Maior festival de comida criativa do Brasil anuncia novo nome e abre inscrições para chefs pelo seu novo perfil no Instagram
- Rodrigo Carvalho
- há 3 horas
- 3 min de leitura

A capital paulista já tem data marcada para receber novamente o maior festival de comida criativa do país. Depois de quatro edições de enorme sucesso, reunindo centenas de operações gastronômicas e dezenas de milhares de visitantes, o festival — realizado em frente ao Parque Ibirapuera, entre o Obelisco e o Monumento às Bandeiras — chega à sua 5ª edição em 1 e 2 de agosto de 2026.
As inscrições para chefs e operações interessadas já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo novo perfil oficial no Instagram: @yummers.cc.
A grande novidade: nasce o festival YUMMERS
Após cinco anos construindo o que se tornou o festival de comida criativa mais querido de todo o Brasil, o evento realizado pela Pipoca inicia um novo capítulo com um novo nome e uma nova identidade: YUMMERS.
“Do festival de Nova York, a grande verdade é que só tínhamos o nome”, explica a equipe da Pipoca. “O formato de dois dias, uma única edição por ano, mais de 100 operações participantes, a feira de economia criativa, a curadoria focada em criatividade, a presença de palcos, artistas e música de rua, a energia — tudo isso foi criado no Brasil, por brasileiros do Coletivo Pipoca em colaboração com os chefs.”
Segundo a organização, a mudança foi consequência de desalinhamentos com as novas condições impostas pelos detentores da marca Smorgasburg nos EUA: “Chegamos ao consenso de que não fazia sentido seguir em um acordo que previa aumentos anuais de taxas desproporcionais à contribuição e ao nível de parceria oferecido pelos americanos neste projeto. O festival que o público ama é de autoria brasileira, através de muito trabalho, muita troca e escuta aos chefs e a base de fãs do festival, não era justo colocar a própria realização do festival em risco ao aceitar as novas condições impostas”.
A edição 2026 do YUMMERS, segundo os organizadores, mantém tudo aquilo que tornou o festival tão querido: a gastronomia criativa, o encontro entre chefs talentosos, a música, os artistas de rua, a feira de economia criativa e a energia única que já se tornou marca registrada do festival.
O Yummers segue em parceria com a Prefeitura de São Paulo e seus patrocinadores, reafirmando o compromisso de democratizar experiências gastronômicas na cidade, revelar novos chefs e artistas e fortalecer a conexão com os fãs do festival.
“Estamos ansiosos por esse reencontro — com os chefs que estiveram desde o início conosco, com os novos talentos que queremos revelar e com o público que fez do festival o mais querido do país. O YUMMERS nasce com ainda mais liberdade criativa e com o mesmo compromisso de sempre: celebrar a criatividade gastronômica, descobrir novos talentos e fortalecer a conexão que só esse festival consegue criar.”
Serviço – YUMMERS 2026
Datas: 1 e 2 de agosto de 2026
Local: Em frente ao Parque Ibirapuera — entre o Obelisco e o Monumento às Bandeiras
Inscrições para chefs: via Instagram @yummers.cc
Realização: Coletivo Pipoca
Apoio: Prefeitura de São Paulo
Criado oficialmente em 2011, o Coletivo Pipoca é uma plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, nascida com a missão de reconectar as pessoas ao espaço público utilizando a cultura como pilar central e catalisador de integração.
O Pipoca é o criador do maior festival de gastronomia criativa do Brasil, que em suas quatro primeiras edições reuniu mais de 100 mil pessoas por festival, inicialmente sob o nome Smorgasburg — e que, a partir de agora, passa a ser realizado sob sua nova marca: YUMMERS.
O coletivo é também o maior realizador de Carnaval de Rua do país, atuando como sócio de artistas como Alceu Valença, Monobloco, BaianaSystem e Mariana Aydar, e desenvolvendo projetos para grandes marcas como Ambev, iFood, Engov After, Binance, entre outras.
O Pipoca segue expandindo seu impacto por meio de narrativas culturais contemporâneas, gastronomia criativa e projetos que fortalecem comunidades e transformam cidades.






