Malala Filmes homenageia Adelia Sampaio durante visita ao DF
- Rodrigo Carvalho
- há 24 minutos
- 1 min de leitura

A Malala Filmes, produtora especializada em conteúdos sustentáveis e com diversidade, recebe nesta sexta-feira(7) uma das pioneiras do cinema brasileiro, Adelia Sampaio, para comemorar as atividades da escola que carrega o nome da cineasta. O encontro, que está previsto para acontecer às 10h da manhã, será celebrado no Setor Comercial Sul.
Responsável por inserir mulheres negras periféricas no contexto do audiovisual, a Escola Adelia Sampaio foi idealizada e desenvolvida pela Malala Filmes e atua com um time de professores e especialistas para capacitar e incentivar as produções femininas em território nacional. Abordando cinema, arte e as práticas comuns do mercado da comunicação, a iniciativa está, atualmente, sendo responsável pela formação de 20 mulheres do DF.
“A Escola Adelia Sampaio surgiu com o intuito de promover um ambiente que enxergasse essas mulheres periféricas como protagonistas de suas próprias histórias. Durante o encontro, essas histórias serão solidificadas pois Adelia ainda é, e sempre será, vista como uma fonte inesgotável de inspiração para todas aquelas que enxergam no cinema uma porta para a transformação”, ressalta a fundadora da Malala Filmes, Marta Rocha.
Primeira diretora negra de um filme de longa metragem na história da América Latina, Adelia está sendo homenageada na VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio. Além de celebrar os 80 anos da cineasta mineira, a mostra, idealizada pela escritora e documentarista Edileuza Penha, tem como objetivo transformar a arte do cinema em um espaço de resistência e afirmação. A programação, prevista para acontecer até o dia oito de novembro, está sendo realizada na Universidade de Brasília (UnB).
Serviço
Malala Filmes
Instagram: https://www.instagram.com/malalafilmes/






