top of page

"Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas": Eva Leite lança edição revisada e ampliada de sua primeira obra


Na quinta-feira (22/05), às 16h30, a Casa de Cultura do Varjão recebe o lançamento do livro "Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas". Com uma narrativa que mistura autobiografia, poesia e ativismo, Eva Leite convida o leitor a refletir sobre limites que são desafiados, preconceitos que são quebrados e sonhos que, mesmo contra todas as expectativas, ganham asas.

O evento de lançamento será uma verdadeira celebração da cultura. O público poderá participar de um bate papo com a autora, que vai compartilhar sua trajetória de vida e reflexões sobre o papel transformador da arte e da inclusão. A programação contará ainda com um um delicioso coffee break, criando um ambiente acolhedor para troca de ideias e conexões.

Uma história que inspira"Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas" foi o primeiro livro publicado por Eva Leite, em 2005, e é um convite a enxergar o mundo sob novas perspectivas. Na edição comemorativa de 20 anos da primeira tiragem, a autora revisou e ampliou o material, para atualizar e tornar mais informativo. Tetraplégica desde 1987, a escritora encontrou na arte uma maneira de transpor os limites físicos impostos pelo acidente. Sua jornada literária começou ainda durante o tratamento na Rede Sarah, quando, com determinação e criatividade, iniciou o aprendizado das técnicas de digitação com a boca.

“Ver alguém na cadeira de rodas, sem movimentar os braços ou as pernas, é comum hoje em dia. Cada vez mais surgem novas pessoas com lesão medular e as causas são diversas. Pode ser um acidente de carro, como no meu caso, um acidente de moto, um tiro, um mergulho mal feito, uma queda, entre muitas outras causas. Em meu livro, falo sobre a questão da superação, para que a pessoa continue estudando, trabalhando e fazendo tudo o que sempre fez. E cada um vai descobrindo seus próprios meios e caminhos”, destaca a autora.


Inclusão

A obra também reúne relatos de pessoas com diferentes tipos de deficiência, trazendo para o debate a inclusão plena das mais de 18,6 milhões de brasileiras e brasileiros que ainda enfrentam barreiras – não apenas físicas, mas também sociais e emocionais. A partir de depoimentos de PcD e de familiares que as acompanham, o leitor é convidado a refletir  sobre os desafios de autoaceitação de corpos diversos, a jornada de descoberta da sexualidade e afetividade de jovens com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista, as formas de transpor barreiras dos limites físicos, entre outros temas. 


Sobre

Eva Leite, piauiense de São Gonçalo e radicada em Brasília desde 1979, é um exemplo de resiliência e inspiração. Aos 20 anos, sua vida mudou drasticamente após um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Contudo, transformou os desafios em arte e poesia, consolidando-se como escritora, poetisa, artista plástica e palestrante. Integrante da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), Eva utiliza a arte como forma de expressão e superação. Aos 59 anos, é mãe de três filhos e avó de quatro netos.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Minha Vida Tem Rodas. Meus Sonhos Têm Asas” – 3ª edição

Quando: 22/05. Quinta-feira

Onde: Casa de Cultura do Varjão – Quadra 2, Conjunto B, Lotes 1 e 2

Quanto: entrada franca


Yorumlar


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page