Ministério do Turismo recebe O Maior São João do Cerrado
- Rodrigo Carvalho
- há 12 minutos
- 3 min de leitura

No dia 21 de maio, o forró vai tomar conta do estacionamento do Ministério do Turismo. Em comemoração aos 18 anos da maior festa junina fora de época do Brasil, O Maior São João do Cerrado desembarca na Esplanada dos Ministérios. O evento de lançamento começará às 18h e será realizado simultaneamente com a festa junina do MTur. Na programação, shows com a rainha do frevo Nena Queiroga, Paulin Vaqueiro, Nego Rainer e Nilson Freire. Tudo de graça!
A edição de lançamento da festa também contará com apresentações do grupo cultural Pé de Cerrado e das quadrilhas juninas Si Bobiá a Gente Pimba e Sanfona Lascada. As atrações são uma pequena amostra do grande evento que será realizado no coração do país, de 13 a 17 de agosto.
Uma realização do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), em parceria com o Ministério do Turismo, a edição de lançamento do O Maior São João do Cerrado pretende aproximar um dos festejos mais tradicionais do Brasil das autoridades e das pessoas que transitam pelo centro da cidade, reforçando a importância da valorização das manifestações populares, fomentando a arte, o turismo e a cultura.
Para a idealizadora do projeto e presidente do IBI, Edilane Oliveira, a edição tem dois objetivos principais: “divulgar a 17ª edição do evento e apresentar o São João às pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a festa.
“Neste ano comemoramos os 18 anos da primeira edição do O Maior São João do Cerrado, uma festa que ganhou o coração dos brasilienses e consolidou a capital do país no roteiro do circuito junino. A parceria com o Ministério do Turismo reforça a importância desses festejos, comemorados de maio a agosto, movimentando o turismo e fomentando a economia em milhares de municípios, principalmente do Nordeste”, explica.
Evento gigante
Desde sua estreia, em 2007, O Maior São João do Cerrado já reuniu mais de quatro milhões de pessoas, quase 1.700 horas de música e 26 mil artistas contratados. A cada edição, são gerados 100 mil watts de som e consumidos 300 mil watts de luz. Além de fomentar a cultura, o festival estimula a economia. Só em 2024, foram gerados 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.
Para Edilane Oliveira, o evento é uma celebração da arte e da alegria. “O Maior São João do Cerrado é um grande palco da cultura popular em pleno Planalto Central, inteiramente voltado às famílias brasilienses”, afirma.
Segundo a produtora, só quem já viveu a experiência de uma festa de São João no Nordeste brasileiro compreende a importância dos festejos e o significado de trazer para o Distrito Federal, um evento como o OMSJC.
“É quase impossível encontrar um migrante nordestino que não sinta saudade da sua terra quando junho se aproxima. A névoa e o cheiro das fogueiras, o barulho das bandeiras e o ritmo contagiante do forró acendem memórias que, ano após ano, me motivam a realizar essa festa. O São João é um presente para o brasiliense e, sobretudo, para o povo nordestino”, destaca Edilane.
Domingo – 15/09
Nena Queiroga
Paulin Vaqueiro
Nego Rainer
Nilson Freire
Quadrilha Junina
Si Bobiá A Gente Pimba
Sanfona Lascada
Serviço | Edição de lançamento do O Maior São João do Cerrado
Data: 21 de maio de 2025
Local: Estacionamento do Ministério do Turismo
Hora: 18h
Comentarios