top of page

Modelo de Mentorias Gratuitas ganha destaque no DF

No Distrito Federal, a falta de iniciativas locais de capacitação empreendedora levava muitos empreendedores a buscar apoio fora da região. Foi nesse contexto que surgiu o Hackacity Guará, que já recebeu diversas iniciativas e impulsionou empreendimentos novos, com a oferta de mentorias de destaque e acessíveis gratuitamente.

 

Com sua proposta de oferecer aulas e capacitação para empreendedores locais, a Incubadora de Projetos tem despertado interesse na comunidade empreendedora do Distrito Federal. A coordenadora pedagógica do Hackacity Guará, Juliana Martinelli, é uma empreendedora com experiência em aceleração e incubação de startups, que compartilha a sua motivação com a iniciativa: "Quando comecei a empreender em 2015, percebi a ausência de iniciativas similares em Brasília. Isso me levou a buscar oportunidades em outras cidades para desenvolver meu projeto".

 

Ao longo de sua jornada empreendedora, Juliana passou por processos de aceleração e incubação em São Paulo, inclusive participando de programas renomados como a ACE e a Yunus Social. O conhecimento adquirido nesses processos foram essenciais para o desenvolvimento da metodologia utilizada hoje na Incubadora de Projetos.

 

Metodologia própria que impulsiona negócios locais

 

O Hackacity Guará opera em três pilares: validação, experimentação e crescimento. Na fase de validação, os participantes têm a chance de validar suas ideias de negócio. Na etapa de experimentação, eles testam suas ideias no mercado em busca de feedback. Por fim, no pilar de crescimento, aprendem estratégias para expandir seus negócios de forma sustentável.

 

Uma característica do Hackacity Guará é sua abordagem acessível. O projeto oferece conhecimento empreendedor de forma gratuita, buscando promover a inclusão e o desenvolvimento na região. A empresária Josiane, CEO da CIA Engenharia, compartilhou o seu projeto de inclusão para mulheres na engenharia civil: “Estamos com uma proposta de inclusão feminina na tomada de decisões construtivas, a questão da segurança feminina durante um período de construção, da reforma da sua casa, do seu lar, daquela segurança toda que a mulher precisa ter. A partir disso formamos esse projeto, que vai se chamar Help Mulher”.





Equipe do Calango Trip, empresa que se desenvolveu no Hackacity Guará

Créditos: Calango Trip

 

O fundador do projeto Calango Trip, André Pacheco, é um dos beneficiados do programa. Ele atua principalmente na região da Chapada dos Veadeiros, mas encontrou no Hackacity a possibilidade de crescimento e impulsionamento necessário para o seu projeto. André é formado em Direito e a esposa dele, da área de Publicidade, apresentou a realidade da incubadora.

 

“Isso para mim é a essência do empreendedorismo, de quem arrisca, tem coragem e está muito relacionado à inovação e impacto de pessoas. É um projeto muito bom que veio como um fôlego. Somos privilegiados em poder participar desse projeto, que é uma oportunidade ímpar de quem está interessado em inovação e conhecimento. Estou encantado e sou muito grato aos organizadores. Quero aproveitar ao máximo para alinhar com nosso modelo de negócios e fazer networking”, afirma o empreendedor.

O Hackacity Guará é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal - Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.


SERVIÇO:

Incubadora de Projetos Hackacity Guará

Local das aulas: Auditório da Administração Regional do Guará, QE 25 do Guará II

Período das aulas: Abril a Julho de 2024

Informações: https://hackacity.com.br/ 


Comments


bottom of page