Mostra ‘Diálogos em Movimento’ leva filmes e debates à UnB
- Rodrigo Carvalho

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Entre os próximos dias 3 a 5 de novembro, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e público em geral poderão participar da mostra Diálogos em Movimento, evento que une exibição de filmes documentais e de ficção com debates em encontros franco-brasileiros. O ciclo integra oficialmente a Temporada Brasil-França 2025 e aborda temas como crise climática, biodiversidade, discriminação de minorias políticas e imigração. Toda a programação tem entrada franca.
Entre as produções, filmes premiados internacionalmente como La Rivière, do francês Dominique Marchais, vencedor do prêmio Jean Vigo 2023 por sua originalidade, e Sur l’Adamant, de Nicolas Philibert, que conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2023. Também serão exibidos Les Habitants, de Maureen Fazendeiro, e Josepha, do cineasta centro-africano Joseph Akouissone, além da ficção brasileira Moti, dirigida pelo brasileiro André Okuma. Destaque ainda para a produção indígena Mensageiras da Amazônia, realizada pelo Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, em parceria com Joana Moncau, que denuncia as ameaças ao território Munduruku no sudoeste do Pará.
As sessões da mostra serão sempre às 14h30m no Auditório Pompeu de Sousa da Universidade de Brasília (UnB), seguidas de debates com a presença de cineastas, ativistas e pesquisadores brasileiros e franceses, além de jornalistas especializados em temas socioambientais. A organização dos Diálogos em Movimento é da Associação Autres Brésils e da Amandiê Produção, com patrocínio do Serpro.
Programação:
Segunda-feira, 3 de novembro, às 14h30m
Exibição dos filmes Moti (18’) e Les Habitants (42’)
Seguido do debate: Acolhimento, integração ou exclusão? As políticas migratórias em questão com Ana Maria Gomes Raietparvar (coordenadora geral de promoção dos Direitos das pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, do MDHC) e Erika Campelo, Autres Brésils. A mediação é de Bia Barbosa (jornalista, Repórteres sem Fronteiras)
Terça-feira, 4 de novembro, às 14h30m
Exibição dos filmes Josepha (13’) e Sur l’Adamant (109’)
Seguido do debate: A abordagem de questões sociais no cinema documental com Laurent Callonec (programador e diretor) e Dácia Ibiapina (cineasta, documentarista). A moderação é de Erika Campelo (Autres Brésils)
Quarta-feira, 5 de novembro, às 14h30m
Exibição dos filmes: Mensageiras da Amazônia (17’) e La Riviére (104’)
Seguido do debate: Qual o lugar da mudança climática e da biodiversidade nas políticas públicas? com Beka Munduruku (Coletivo Munduruku), Dominique Marchais (diretor de La Rivière) e Bia Barbosa (jornalista, Repórteres sem Fronteiras). A mediação é de Erika Campelo (Autres Brésils).










Comentários