top of page

Mostra Mulheres Mágicas ganha exibição do filme “Medusa” seguida de debate com Mariana Souto

A 2ª Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da bruxa no cinema segue em cartaz no cinema do CCBB Brasília até 21 de abril. As curadoras Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre selecionaram 27 filmes de várias épocas, países e modos de realização.

 

Além das exibições, o projeto realiza ações temáticas presenciais com convidadas de relevância nacional e internacional, como no filme “Medusaque será exibido neste sábado (6 de abril) às 17:30. Em seguida ocorre um debate com a presença da professora Mariana Souto, da Universidade de Brasília, e mediação da curadora Juliana Gusman


“‘Medusa’ é um filme de 2021 da cineasta Anita Rocha da Silveira. Teve uma estreia internacional importante no Festival de Cannes. Depois entrou em cartaz nos cinemas do Brasil, mas é talvez menos conhecido do que deveria, pois comenta muito o contexto político social brasileiro e aborda o avanço da extrema direita e do conservadorismo. E antes das coisas acontecerem, já previa o que viveríamos depois.” Revela Mariana Couto.


“É uma obra centrada em mulheres e construída em um contexto muito envolvente, com trilha sonora Pop. O jovem elenco vive em um cenário de machismo e do ultraconservadorismo. O filme até reverbera aquela frase de uns anos atrás, da mulher que ter que ser ‘Bela, recatada e do lar’. Faz isso com uma pitada de horror e realismo fantástico no Brasil, que não é exatamente o nosso Brasil, ele é meio distópico.” Conta Mariana.


Sobre Mariana Souto:


Mariana Souto é professora da UnB. Realizou dois pós-doutorados (bolsas FAPESP e Capes) na ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com prêmio de Melhor Tese na área de Comunicação e Informação (2017). Mestre pela UFMG. Foi professora substituta da UFMG, professora da PUC-MG e da UNA. Foi curadora do Janela Internacional de cinema de Recife, do Festival Internacional de Curtas de BH, da mostra Corpo e cinema (Caixa cultural) e do Cineclube Comum. Diretora de arte de Quintal (André Novais, exibido em Cannes e premiado em diversos festivais) entre vários outros filmes. Integrou os grupos de pesquisa História e Audiovisual (coordenado por Eduardo Morettin) e Poéticas da Experiência (coordenado por César Guimarães e André Brasil). Autora do livro Infiltrados e invasores - uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro (2019).


Ficha técnica: Medusa - Direção de Anita Rocha da Silveira (2023, 128’, cor, Brasil, Ficção) | 16 anos


Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Já em um Brasil fictício, dominado por um regime religioso ultraconservador, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam para controlar tudo e todas à sua volta.


Serviço: 2ª Mostra “Mulheres Mágicas - Reinvenções da bruxa no cinema”

Exibição do filme “Medusa” seguida de debate com Mariana Souto

Data: 6 de abril (sábado) às 17:30

Local: Cinema do CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul - Trecho 2)

Ingressos: R$10 inteira / R$5 meia

Ingressos: Disponíveis na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura, a partir das 09:00 do dia da sessão

Capacidade: 70 lugares.

Para as mesas redondas, os ingressos serão disponibilizados 1 hora antes do início, apenas na bilheteria física. Para a masterclass, inscrição prévia, mais informações em www.instagram.com/mostramulheresmagicas/


CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h

SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600


Informações:

Fone: (61) 3108-7600

Facebook/ @ccbb.brasilia

Twitter/ @ccbb_df

Instagram/ @ccbbbrasilia

YouTube/ bancodobrasil


Comments


bottom of page