top of page

Museu Nacional da República apresenta | Isabela Couto e Pedro Gandra conversam com Mar Becker


No dia 23 de junho, quinta-feira, às 19h, os artistas visuais Isabela Couto e Pedro Gandra participam de uma conversa com a poeta Mar Becker no Auditório 2 do Museu Nacional da República com transmissão pelo Instagram da instituição @museunacionaldarepublica. A conversa aberta ao público abordará temas como o processo de construção das mostras “Guardadora de água”, de Isabela Couto, e “Paraíso sem vocabulário”, de Pedro Gandra, a troca de informações e a colaboração artística entre os três artistas a partir do livro “A mulher submersa”, de Mar Becker, e que se estende até “Sal”, o próximo livro da autora a ser lançado em breve, e as pesquisas poéticas que se encontram nas exposições em cartaz no Museu. Com moderação de Sara Seilert, diretora do Museu, a entrada é gratuita e classificação indicativa livre para todos os públicos.

Sobre os artistas

Isabela Couto é artista visual, vive e trabalha em Brasília. Isabela possui obras em coleções particulares e participa de exposições desde 2014. Em 2019 a artista foi indicada ao Prêmio Pipa e selecionada para o Salão Mestre D'Armas. Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-graduação em Arte da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Sua investigação está centrada na caminhada do artista viajante como ferramenta poética para questionar a crise relacional do corpo ocidental com seu entorno.

Mar Becker (Marceli Andresa Becker) nasceu em Passo Fundo (RS) e atualmente mora em São Paulo (SP). Publicou “A mulher submersa”, seu primeiro livro (Poesia), em maio de 2020, pela Editora Urutau. A obra, que já chega a 4 mil exemplares vendidos, recebeu em 2021 o Prêmio Minuano, concedido pelo Estado do Rio Grande do Sul, e foi finalista (segunda fase) do Prêmio Jabuti. Atualmente a autora trabalha em seu próximo livro, “Sal”, a ser publicado este ano pela Assírio & Alvim.

Pedro Gandra nasceu no Rio de Janeiro onde frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente reside em Brasília. Tem participado de exposições coletivas e individuais em instituições e galerias como: Centro Cultural São Paulo; Museu Nacional de Brasília; Casa das Onze Janelas, Belém/PA; Galeria do Lago do Museu da República/RJ; Museu Nacional dos Correios/Brasília; Casa Niemeyer da Universidade de Brasília; Referência Galeria de Arte/Brasília e Baró Galeria, São Paulo/Madri, Espanha. Em 2016, foi selecionado para o 44º Salão de Arte Luiz Sacilotto, Santo André/SP e foi o 3º Premiado no I Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea de Brasília; em 2017, foi vencedor do Garimpo da Revista DasArtes; em 2018, foi selecionado no Arte Londrina 7/PR; em 2019, foi indicado ao Prêmio PIPA e finalista do PIPA online.

Sobre o Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República, localizado em Brasília, foi inaugurado no ano de 2006 e é administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O Museu realiza exposições temporárias de artes visuais e cultura visual de relevância nacional no campo das artes e da cultura visual.

Pautado pela liberdade de expressão, o Museu visa ainda, abrigar propostas de experimentação curatorial e produções artísticas contemporâneas diversificadas, com vistas no seu fomento, pesquisa, difusão e facilitação de seu acesso.

Serviço:

Conversa

Com | Isabela Couto, Mar Becker e Pedro Gandra

Moderação | Sara Seilert

Quando | 23 de junho, quinta-feira

Das 19h às 20h

Onde | Auditório 2

Museu Nacional da República

Esplanada dos Ministérios – Brasília – DF

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Paraíso sem vocabulário

Pinturas

De Pedro Gandra

Ensaio poético | “O rosto, sumidouro”, por Mar Becker

Onde | Galeria Térreo, Piso Térreo

Museu Nacional da República

Esplanada dos Ministérios – Brasília – DF

Visitação | Até 26 de junho

De terça a domingo, das 9h às 18h30

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Guardadora de água

Aquarelas e vídeos

De Isabela Couto

Ensaio poético | “Nem a nuvem do dizível”, de Mar Becker

Onde | Sala 2, Piso Térreo

Museu Nacional da República

Esplanada dos Ministérios – Brasília – DF

Visitação | Até 26 de junho

De terça a domingo, das 9h às 18h30

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

bottom of page