top of page

Nava adquire uma das maiores empresas de cibersegurança do Brasil

A Nava, consultoria brasileira de tecnologia, anuncia a aquisição da Ventura Enterprise Risk Management, empresa referência em resposta a incidentes, investigação digital e gestão de crises cibernéticas. O movimento marca a segunda aquisição estratégica da Nava em apenas dois meses, e representa um passo fundamental no plano de expansão inorgânica da companhia, acelerada pelo investimento do fundo de private equity Crescera Capital.

A transação integra a operação e o time da Ventura à Nava com objetivo de acelerar a expertise da companhia em disciplinas críticas e consolidar seu posicionamento como o principal parceiro de negócios e tecnologia para as maiores empresas do Brasil. “A Nava sempre teve uma cultura muito clara que determina que cada real investido em TI precisa gerar retorno em receita, margem ou eficiência para o cliente. Com a aquisição da Ventura, damos um passo natural nessa jornada, porque não existe retorno sustentável sem segurança. Nossa atuação em cibersegurança protege os ativos, a operação e, principalmente, o valor de negócio que os clientes constroem com a tecnologia.” explica André Scatolini, CEO da NAVA. 

"A decisão de nos unirmos à Nava amadureceu quando percebemos que precisávamos de maior capacidade operacional para sustentar relacionamentos com clientes no longo prazo. Temos uma força reconhecida pelo mercado na contenção de crises e nosso crescimento passa obrigatoriamente pelas expertises de resiliência e redução de consequências posteriores. Esse movimento representa uma sinergia rara em que, enquanto somos reconhecidos pela precisão técnica no momento crítico, a Nava possui a robustez necessária para transformar essa inteligência em programas de governança em cibersegurança resilientes e perenes para os maiores players do país", afirma Domingo Montanaro, cofundador e CEO da Ventura.

Com a estratégia, a Nava passa a entregar um modelo de segurança end-to-end, avançando em relação à atuação preventiva para redução da probabilidade de incidentes com a qual seus clientes já contavam. A empresa passa a incorporar também competências avançadas em resposta a incidentes, digital forensics, war room operations, contenção e recuperação pós-crise, além de apoio técnico em perícias especializadas para equipes jurídicas em casos envolvendo a LGPD, agências reguladoras, seguradoras e disputas com parceiros de negócios e clientes. A expertise que a Ventura traz permitirá à Nava operar em 100% da jornada de segurança digital, o que significa mitigar a probabilidade de ataques; atuar imediatamente para diminuir o impacto e o tempo de parada em situações críticas; reduzir consequências legais e reputacionais; e prevenir recorrências.

"Escalar o conhecimento e o modelo de combate direto ao crime digital, que hoje impacta a economia global de maneira significativa, significa proteger ativos tangíveis e intangíveis dos nossos clientes", destaca André Scatolini. "Unimos nossa musculatura em prevenção e contratos de longo prazo à capacidade cirúrgica de resposta a crises que a Ventura construiu em seus 10 anos de mercado", reforça. 

O mercado de cibersegurança deve ultrapassar os US$ 500 bilhões até 2030, impulsionado pela digitalização e o aumento de ataques cada vez mais sofisticados. “Já não basta investir em mitigação de danos em um cenário de impacto real. O momento atual exige das empresas resiliência, prontidão e a capacidade de responder com agilidade para conter incidentes e retomar a operação de forma segura. É nesse nível de maturidade que a Nava se posiciona com a aquisição da Ventura, fortalecendo sua atuação em prevenção, resposta e continuidade dos negócios", explica Montanaro. 

Cultura e Continuidade

Com a incorporação, a Nava redesenha sua estrutura organizacional, com Domingo Montanaro à frente da vertical de Cibersegurança, que une os times de ambas as empresas.

Segundo André Scatolini, CEO da Nava, este movimento consolida um pilar essencial da estratégia de M&As da companhia: o talento como principal motor de crescimento. “A Nava foi concebida para conectar competências. Nosso objetivo não é apenas incorporar, mas potencializar talentos e promover a troca de conhecimento, garantindo que a inovação aconteça de forma contínua e colaborativa”, explica.

Com a aquisição, a Nava projeta fortalecer sua atuação em serviços de missão crítica e ampliar o leque de problemas complexos que pode resolver para seus clientes, transformando a segurança digital de uma linha de custo em um pilar de resiliência e proteção do valor do negócio.


Sobre a Nava 

A Nava é uma consultoria brasileira de tecnologia com quase três décadas de atuação. Especialista em cenários complexos e com forte expertise em grandes organizações, a companhia integra estratégia, engenharia e tecnologia de ponta para desenhar arquiteturas, estruturar governança e gerar resultados concretos de negócio. Com cerca de 2.000 especialistas, a Nava reúne capacidades em dados, cibersegurança, cloud, observabilidade, infraestrutura e modernização de aplicações, conectando inovação, design e execução em larga escala. Seu ecossistema inclui a GH Brandtech, consultoria de branding, growth e produtos digitais.  Saiba mais em: https://nava.com.br


Sobre a Ventura ERM 

Fundada há 10 anos, a Ventura ERM é uma consultoria altamente especializada em resposta a incidentes críticos, investigações digitais e perícia forense. Com atuação em projetos de alta complexidade, a empresa é reconhecida por sua abordagem pragmática e técnica no combate ao crime cibernético.

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page