No Dia Mundial de Combate ao Cyberbullying, especialistas dão dicas de como conscientizar alunos
top of page

No Dia Mundial de Combate ao Cyberbullying, especialistas dão dicas de como conscientizar alunos


Lembrado no dia 07 de abril, a data visa mostrar a importância de se debater e combater o problema

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), um em cada três jovens afirmam ter sido vítimas de cyberbullying. No Brasil, 37% dos entrevistados disseram já ter sofrido ataques na web e com a pandemia, a prática tem preocupado ainda mais educadores e responsáveis.


O Cyberbullying é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras tecnologias relacionadas ao mundo virtual. A ação tem como intuito agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar o próximo por meio de práticas de intimidação, humilhação, exposição vexatória, calúnia e difamação.


Enquanto o bullying acontece entre adolescentes e largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que em sua grande maioria, acontecem principalmente por meio das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.


Nesta quarta-feira (07) é o Dia Mundial de Combate ao Cyberbullying e a psicopedagoga do Colégio Objetivo DF Keila Espíndola acredita que é muito importante colocar o assunto em pauta durante os projetos escolares.


“O papel da escola no combate ao cyberbullying deve ser principalmente no quesito de prevenção. A partir do momento em que nós trabalhamos com os educandos a conscientização, levamos informação sobre os riscos que determinadas brincadeiras, comentários e pontuações feitas em redes sociais podem trazer. Acontecerá uma série de consequências que não temos controle, pois o mundo digital é muito amplo, e os alunos vão tomando consciência do que podem fazer”, explica Keila.


A orientadora educacional aponta ainda que um diálogo com clareza é sempre o melhor caminho. “No Objetivo DF, nosso trabalho é de conversar e educar para que os alunos além de não praticar, ajudem a prevenir e evitar que o cyberbullying aconteça. Trabalhamos com nossos alunos a questão do respeito, da ética e da valorização do outro, dessa forma, buscamos cortar o mal pela raiz. Outro ponto importante é estar presente nos ambientes onde os alunos estão”, complementa.


Cyberbullying e a lei


Apesar da sensação de segurança em que o agressor acredita estar, ele está cometendo um crime e pode ser punido. Quem comete cyberbullying pode ser punido por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria – Artigo 138 do Código Penal Brasileiro), crime de injúria racial (ataques racistas – Artigo 140 do Código Penal Brasileiro) e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual (Artigo 218-C do Código Penal Brasileiro incluído pela Lei 13.718, de 2018).


Em todos os casos, as punições previstas no Código Penal Brasileiro podem chegar a quatro anos de reclusão. Na esfera civil, os agressores podem ser condenados a pagar indenizações por dano moral. Quando o agressor é menor de idade, os seus responsáveis respondem pelos crimes diante do tribunal e podem ser condenados a pagar indenizações à vítima e à sua família.


Os perfis e e-mails falsos das redes sociais, utilizados por muitos agressores a fim de não terem a sua identidade real revelada, podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.

bottom of page