"No Pinicado da Viola", amanhã, no YouTube
top of page

"No Pinicado da Viola", amanhã, no YouTube


O violeiro e compositor Caio de Souza lança, a partir de 26 de julho, "No Pinicado da Viola", projeto premiado no Edital #CULTURAEMCASA, do ProAC. Dividido em três álbuns audiovisuais, a série musical busca valorizar a viola caipira como instrumento de caráter solista, em busca de um diálogo para além de suas matrizes, comumente associadas ao ambiente rural. Como um rio, o espetáculo e suas diversas temáticas sugerem a fluidez do instrumento entre diversos gêneros musicais, sem limites impostos e nem lugares predestinados. Esse fluir permite ao instrumento fixar-se em qualquer margem - ou margens - deste imenso rio que é o universo musical brasileiro.


O primeiro episódio, "A Viola e Seus Violeiros", estreia dia 26 de julho no canal "No Pinicado da Viola'', no YouTube, com reprise no dia 28 do mesmo mês. Nele, são abordadas composições de violeiros instrumentais da tradição caipira, assim como de novos violeiros, dentre eles Tião Carreiro, Ivan Vilela, Fernando Deghi e Levi Ramiro.


Na semana seguinte, 2 de agosto, estreia o segundo episódio, "O Cancioneiro Popular nas Dez Cordas", com reprise em 4 de agosto. O repertório aborda os arranjos para a viola caipira solo do próprio Caio, com temas consagrados do cancioneiro popular de autores brasileiros, como Milton Nascimento, Dominguinhos, Paulinho Pedra Azul e Gilberto Gil.


O último episódio, "A Viola de Caio de Souza", fecha o projeto em 9 de agosto, com reprise no dia 11. O terceiro vídeo traz temas autorais do artista, onde as influências dos episódios anteriores se entrecruzam em músicas próprias, como "Ana", "Onde Está o Jeca?" e "Balanço Bruxólico". Após a última reprise, os três episódios passam a constar na íntegra no próprio canal de Caio no YouTube.

Com direção de Vinicius Dal Colleto, "No Pinicado da Viola" foi filmado em marcos históricos arquitetônicos e naturais de Santa Rita do Passa Quatro (SP), cidade natal de Caio de Souza, com o intuito de promover um diálogo entre as paisagens sonoras destes locais com o som da viola caipira instrumental.

SOBRE CAIO DE SOUZA

Caio de Souza está de malas prontas para os Estados Unidos para cursar mestrado, com bolsa integral, em Etnomusicologia / Folclore na Indiana University, em agosto de 2022. Mas, para chegar lá, o caminho do violeiro teve algumas relevantes paradas acadêmicas. Em 2010, na Universidade do Estado de Santa Catarina, o então violonista realizou uma pesquisa, por dois anos, sobre a obra para viola caipira do compositor paulista Theodoro Nogueira. Sete anos depois, ingressou no curso de viola caipira da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. No ano de 2014, criou o Sexteto Clariô, com influências da música de concerto e das manifestações tradicionais brasileiras. Além de atuar ao lado de grandes nomes da música regional (Mestre Bule Bule, Juraildes da Cruz, Rubinho do Vale e da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano), com o Clariô fez concertos didáticos em Santa Catarina e São Paulo e realizou uma turnê internacional, na França. Em 2021, foi selecionado pela OneBeat - incubadora de empreendedorismo social baseado na música, apoiada pelo Departamento de Estado dos EUA - para colaborar por dois meses com artistas de todo o mundo. Seu primeiro trabalho, "Foi Amanhã, Será Ontem", um EP em parceria com Arthur Boscato, saiu em 2019. "Urutu" (2020), com Leticia Leal, veio na sequência. Para este segundo semestre de 2022, está programado o lançamento de "Espalha Brasa", com canções de Zequinha de Abreu.

FICHA TÉCNICA


Idealização e Direção Artística: Caio de Souza

Produção Executiva: Renata Grecco

Produção Audiovisual: Janz Media / Era Uma Vez Pelo Brasil

Diretor e Montador Audiovisual: Vinicius Dal Colleto

Diretora de Produção Audiovisual: Luiza Bessa

Produção Musical: Caio de Souza

Captação de áudio: Caio de Souza

Mixagem e Masterização: Aquarela Produções

Design: Natália Resegue

Fotografia: Paulo Rapoport

Figurino: Hellena Kuasne

Consultoria de locação: Binho Samogin

Assessoria de Comunicação: Miriam Roia e Vivi Drumond

Realização: No Pinicado da Viola


SERVIÇO

NO PINICADO DA VIOLA

POR CAIO DE SOUZA


1º episódio: "A Viola e Seus Violeiros"

Estreia: 26/07/2022, às 19h

Reprise: 28/07/2022, às 11h

2º episódio: "O Cancioneiro Popular nas Dez Cordas"

Estreia: 02/08/2022, às 19h

Reprise: 04/08/2022, às 11h

3º episódio: "A Viola de Caio de Souza"

Estreia: 09/08/2022, às 19h

Reprise: 11/08/2022, às 11h


Projeto premiado no Edital #CULTURAEMCASA - ProAC 18/2021

bottom of page