Orquestra OBACH retorna aos palcos em 21 de dezembro com Concerto de Natal no Santuário Dom Bosco
- Rodrigo Carvalho

- há 17 minutos
- 3 min de leitura

Após um hiato de cerca de sete anos, a Orquestra OBACH – Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História está de volta aos palcos de Brasília. Fundada em 2016 pela maestrina e violinista Kathia Pinheiro e pelo maestro Airan Sousa, a orquestra retoma suas atividades com um Concerto de Natal especial. A apresentação será em 21 de dezembro de 2025, às 16h, no Santuário Dom Bosco e tem entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais.
O programa reunirá obras de Johann Sebastian Bach (compositor que é inspiração primeira da orquestra, explícita em seu nome), Arcangelo Corelli, Georg Friedrich Handel e Christoph Willibald Gluck: compositores centrais do repertório barroco e clássico europeu, que marca a estética conceitual da OBACH desde sua criação. A apresentação contará, ainda, com a participação especial da soprano Erika Kallina, do maestro Rafael Abreu e do coral de alunos da UNB.
A Orquestra OBACH é formada por músicos talentosos que reúnem excelência técnica e sensibilidade artística. Integram a formação, nos primeiros violinos, Kathia Pinheiro, spalla, Liliana Gayoso, Vera Thomé e Tatyana Kowalczuk; nos segundos violinos, Cássio Chiesa, Paulo Xavier e Ana Faria; nas violas, Wallace Cristóvão e Victor Bueno; nos violoncelos, Renato Amaral, Cleide Cavalcante e Pamela Vasconcelos, e, nos contrabaixos, Alexandre Antunes e Rui Xavier.
Criada a partir de músicos ligados à Toccata Produções, tradicional empresa musical da capital do país, a OBACH foi bastante ativa entre 2017 e 2018, período em que realizou concertos no Distrito Federal e até uma mini turnê internacional por Nova York, levando ao exterior sua proposta de performance histórica da música erudita. A orquestra tem como diferencial a busca por interpretações alinhadas às práticas musicais de cada época, aliando rigor técnico, pesquisa estética, figurino e diálogo com o público contemporâneo.
Direção artística
À frente da OBACH, Kathia Pinheiro reúne a experiência de uma trajetória em constante evolução. Fez parte da formação original da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), instituição a qual integrou por 35 anos, sendo 22 deles como spalla e concertina. Em 2025 completou 50 anos de carreira.
Ao longo desse percurso, dedicou-se a duas frentes complementares: a artística e a empresarial. Reconhecida como uma das grandes referências da música em Brasília, destaca-se tanto em concertos e projetos culturais voltados a públicos diversos, incluindo apresentações gratuitas e de caráter formativo, quanto no universo corporativo e de eventos, com forte presença em casamentos, cerimônias, festas e apresentações institucionais.
Essa atuação plural consolidou uma carreira versátil e respeitada, capaz de transitar com naturalidade entre a música de concerto e a música popular, a produção cultural e o mercado de eventos, sem renunciar ao rigor artístico que caracteriza seu trabalho.
“É com imensa alegria e realização que retomamos as atividades da OBACH. Este ressurgimento representa não apenas a continuidade de um trabalho, mas a reafirmação de um propósito: valorizar a música, preservar a memória cultural e levar arte de qualidade ao público brasileiro. A OBACH nasceu do amor pela música e do desejo de compartilhar histórias, emoções e conhecimento por meio da arte. Estamos ansiosos para reencontrar o público”
Serviço
Concerto de Natal da Orquestra OBACH
Repertório: Bach, Corelli, Handel e Gluck
Data: 21 de dezembro de 2025 (domingo)
Horário: 16h
Local: Santuário Dom Bosco (SEPS 702/902, Bloco B, Asa Sul
Entrada: solidária, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível










Comentários