Parque Ibirapuera promove programação de valorização da cultura afro-brasileira
- Rodrigo Carvalho
- há 4 horas
- 3 min de leitura

O Parque Ibirapuera, administrado pela concessionária Urbia, preparou uma programação especial e gratuita ao longo do mês de novembro para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), uma data de reconhecimento e valorização da história e da cultura afro-brasileira.
A iniciativa busca não apenas homenagear o legado de resistência e a importância do povo negro na formação da identidade nacional, mas também promover um espaço de reflexão profunda e celebração da diversidade. As atividades abrangem desde música até astronomia e biodiversidade, garantindo um leque de opções para todos os públicos.
_________________________________________________________________________
Coral Harmona Apresenta Tributo a Milton Nascimento, Djavan, e Gilberto Gil
No dia 08 de novembro (sábado), das 11h30 às 12h30 na Arena da Marquise, o Coral Harmona fará uma emocionante homenagem a três ícones da Música Popular Brasileira: Milton Nascimento, Djavan e Gilberto Gil. O espetáculo trará releituras vocais inéditas das obras desses mestres, destacando a sofisticação harmônica e a forte identidade afro-brasileira presente em suas composições. Mais do que um concerto, a apresentação é uma celebração da herança cultural, contando com intervenções poéticas e corporais que reforçam o significado da voz como um gesto político. A atividade é gratuita e de classificação livre.
Sessão especial do Planetário “Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra”
Em comemoração à data, o Planetário do Ibirapuera sediará, no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 19h, uma sessão especial gratuita e ao vivo com a participação da professora convidada Graziella Pereira da Cunha. A atividade, com 50 minutos de duração, tem como foco apresentar e debater as principais contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e novas descobertas científicas, além de abordar a história do continente africano. A sessão é gratuita, sendo recomendada para maiores de 12 anos, com retirada de ingressos que ficarão disponíveis através do site Link.
Apresentação Canções do Povo Negro
No dia 29 de novembro (sábado), das 16h às 17h, na Marquise do Museu Afro Brasil, o trompetista, compositor e arranjador Luan Charles fará a apresentação "Canções do Povo Negro". O espetáculo propõe um percurso pela vasta e heterogênea história sociopolítica da diáspora negro-africana no Brasil, utilizando como principal ferramenta de observação a extensa e diversificada produção artístico-musical que se manifestou ao longo dos séculos como reflexão, reivindicação e denúncia contra a violência sistêmica do racismo. A atividade é gratuita e de classificação livre.
Oficina Estação Biodiversidade “Diversidade afro-brasileira”
Entre os dias 20 e 23 de novembro, das 14h às 17h, na Serraria ao lado do Bosque da Leitura (Próximo ao Portão 07), a equipe da Urbia convida crianças e famílias para a oficina Estação Biodiversidade “Diversidade afro-brasileira”. A atividade tem como objetivo ampliar o reconhecimento da influência da cultura africana no Brasil, destacando desde a origem de diversas palavras do nosso vocabulário até a identificação de espécies de árvores e arbustos nativos do continente africano que estão presentes no Parque Ibirapuera, como o dendezeiro e o flamboyant. A iniciativa é gratuita e oferece jogos, narração de histórias e cartões para aprender de forma lúdica.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Contato para imprensa: imprensa@urbiaparques.com.br






