Pela primeira vez, CasaBloco desembarca em Recife, com o encontro dos dois maiores blocos do Brasil: Bola Preta e Galo da Madrugada
- Rodrigo Carvalho
- há 2 horas
- 11 min de leitura

O Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam a 7ª edição da CasaBloco, o festival que traduz a essência dos carnavais do Brasil. A CasaBloco ocupará três espaços no Rio de Janeiro: Jockey Club, MAM e Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 27 a 31 de janeiro de 2026, com mais de 10 horas de programação diária, incluindo shows, performances, rodas de conversa, oficinas, feiras de moda e gastronomia, bailes e apresentações. Entre os destaques da programação, Alcione, Sarajane, Samuel Rosa, Fernanda Abreu, Geraldo Azevedo e Juliana Linhares, Lenine e SPOKFREVO Orquestra, e muito mais, em três noites dedicadas ao samba, frevo, maracatu, pop, brega e axé. Três bailes acontecem também durante a programação: Baile do Cacique, Baile do Quizomba e Baile de Novela com o Fogo e Paixão.
No Rio, o projeto volta ao Jockey Club, onde acontecem shows, bailes, performances, feira de moda e as Oficinas Petrobras CasaBloco, dos dias 29 a 31. Na Cinemateca do MAM, de 27 a 29 de janeiro, acontece a Mostra Petrobras CasaBloco de Cinema e no CCBB RJ, serão realizadas parte das Oficinas Petrobras CasaBloco. Serão sete dias de atividades, de 23 a 31 de janeiro, ligadas aos festejos de Momo.
Pela primeira vez, a CasaBloco realiza uma edição em Recife, que acontece em dois dias, 23 e 24 de janeiro, na Praça do Arsenal. Destaque para o encontro dos dois maiores blocos do Brasil, que se reúnem pela primeira vez: Cordão da Bola Preta e Galo da Madrugada, além de show de Elba Ramalho e apresentações de blocos líricos e maracatus.
A CasaBloco conta com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Riotur. O projeto da Tess Ideias e Comunicação é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet.
Destaques
Diretamente de Pernambuco, o grupo Guerreiros do Passo vem pela primeira vez ao Rio para apresentar o frevo mais tradicional, numa performance que vai abalar a sexta-feira (30) no Jockey, junto ao show de Lenine e a SPOKFREVO Orquestra. Recentemente, o Guerreiros do Passo acompanhou o elenco do filme “Agente Secreto” no tapete vermelho em Cannes, na França, colocando todo mundo pra dançar e dando visibilidade a essa importante manifestação carnavalesca brasileira.
Também das terras pernambucanas vêm os Caboclos de lança, personagens tradicionais do Maracatu de Baque Solto, que trazem, além dos personagens, uma aula espetáculo com Mestre Manuelzinho Salustiano, herdeiro da mais importante família do maracatu rural.
Trazendo a cara do Carnaval carioca, a noite de abertura será dedicada ao samba e o bloco Cacique de Ramos faz homenagem a dois importantes personagens da Quadra da Tamarineira, em Ramos, que nos deixaram recentemente: Bira Presidente, fundador e presidente do Cacique, e Arlindo Cruz, cria daquela casa. Também participa desta homenagem, o Samba do Sacramento, que abre a programação, antes da CasaBloco receber Alcione, a grande atração da noite “Vem Sambar”.
As duas noites seguintes serão: “Nordeste, Um País”, com ritmos nordestinos, na sexta-feira (30), e “Jardins da Babilônia”, com a mistura do pop, brega e axé, no sábado (31). “A multiplicidade de ritmos escolhidos pela curadoria do festival comprova o quanto o Carnaval brasileiro é plural. “Pena que não conseguimos trazer representantes do Norte este ano, pelos altos custos de logística”, ressalta Rita Fernandes, idealizadora do projeto.
Vem Sambar: A noite de abertura da CasaBloco, quinta-feira, dia 29/01, vai levar para o palco a identidade do carnaval carioca com o Samba do Sacramento, entregando a elegância e o carisma de Marcos Sacramento. E, para coroar a noite, ninguém menos que Alcione, a querida Marrom. O Bloco Cacique de Ramos vai colocar o povo para sambar e se emocionar em um baile com homenagens a três nomes que fizeram história na música brasileira: Arlindo Cruz, Preta Gil e Bira Presidente. A noite contará ainda com apresentação da DJ Cris Panttoja.
Nordeste, Um País!: Na sexta-feira, 30 de janeiro, o festival vai promover o encontro entre representantes dos carnavais do Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. O Bloco da Terreirada abre a tarde misturando referências da cultura popular do Ceará - especialmente o Reisado de Congo do Cariri - com as raízes e tradições com a Cultura Carioca dos Blocos de Rua. Em seguida, o pernambucano Geraldo Azevedo subirá ao palco acompanhado por Juliana Linhares. Na sequência, a música de Lenine vai encontrar os arranjos da SPOKFREVO Orquestra. Uma parceria que une a poesia e os sucessos do cantor com o ritmo vibrante e a sofisticação da música instrumental do frevo. À noite, os Guerreiros do Passo, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, vão se apresentar pela primeira vez no Rio de Janeiro, trazendo o frevo rasgado, suado e de rua, diretamente de Cannes (eles se apresentaram, ao lado de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, ator e diretor do filme “O Agente Secreto”, em um dos maiores festivais de cinema do mundo), para a CasaBloco. Às 22h, o Baile do Quizomba vai transformar o Jockey em um verdadeiro carnaval de rua. A sexta-feira terá participação dos Caboclos de Lança e dos DJs JP e Lala K.
Jardins da Babilônia: Sábado (31), a CasaBloco vai explodir em ritmos diferentes, numa celebração muito dançante da música brasileira. Começa com o piseiro do tecladista paraibano Edimilson dos Teclados, que vem fazendo a festa da galera carioca em bares badalados. Segue com a Roda de Santa Rita, que traz no repertório sucessos da musa Rita Lee, para botar todo mundo pra dançar. Na sequência, Samuel Rosa vai agitar a pista com os grandes sucessos da sua carreira. Fechando a noite, a cantora Fernanda Abreu fará show com a participação da bateria da Portela, um encontro eletrizante entre o funk e o samba. O bloco brega Fogo & Paixão vem com o Baile de Novela, com as melhores trilhas sonoras da TV brasileira – antecipando o tema do seu desfile de 2026 – com participação da cantora baiana Sarajane, uma das pioneiras do axé music. Nos intervalos, o DJ Doni comandará as carrapetas.
Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.
CasaBloco relembra o Verão da Lata
Esse ano a CasaBloco vai relembrar um acontecimento histórico que marcou o Rio de Janeiro em 1987, quando foram encontradas 13mil latas com maconha no litoral do Brasil entre as praias de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e a Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul. O acontecimento rendeu música, filme e até chocolate. A CasaBloco vai reunir Fernanda Abreu, Lenine, Mu Chebabi e João Avelleira (fundador do bloco Suvaco do Cristo) em uma roda de conversa no MAM, após a exibição do filme “Da Lata, 30 Anos” (84 minutos). O bloco tradicional do bairro Jardim Botânico, vai fazer em 2026, seu último cortejo, com o samba que marcou o Verão da Lata.
CasaBloco Recife
O festival que traduz a essência dos carnavais do Brasil desembarca pela primeira vez no Recife. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a CasaBloco vai receber Elba Ramalho, além de promover o encontro de dois gigantes do carnaval do Brasil, os blocos Cordão da Bola Preta, que arrasta uma multidão no Rio de Janeiro, e o tradicional Galo da Madrugada, de Recife. O projeto que mistura o samba e o frevo vai ocupar a Praça do Arsenal, no Centro Histórico do Recife. O evento terá entrada gratuita!
Na sexta-feira (23/01), a Festa CasaBloco recebe a cantora paraibana Elba Ramalho que sobe ao palco pra botar todo mundo para dançar. O DJ Pepe Jordão assume as carrapetas com o melhor da música brasileira.
No sábado (24/01), diversos grupos tradicionais pernambucanos, como os blocos líricos e grupos de maracatu, abrem a festa. Em seguida, acontece o encontro inédito do Bola Preta e Galo da Madrugada. O Bola Preta leva do Rio seus músicos e a cantora Nina Rosa, com marchinhas e sambas clássicos das rodas cariocas. Já o Galo se apresenta com sua banda e cantores tradicionais de frevo. Será a mistura de Rio de Janeiro e Pernambuco, numa noite imperdível! A DJ pernambucana Lala K anima a festa, com seu set sofisticado de músicas brasileiras.
CasaBloco Rio de Janeiro
Jockey Club, CCBB-RJ e MAM
OFICINAS PETROBRAS CASABLOCO
O Jockey vai receber, pela primeira vez, parte da programação da CasaBloco Multilinguagem, integrada por oficinas gratuitas, como a de Artes com Fessal e Maquiagem com Purpurine. No CCBB RJ acontecerão as oficinas gratuitas de adereços, macramê e samba no pé e a oficina-aula-espetáculo “Mantos: Maracatu de Baque Solto uma conexão com a natureza” com o Mestre Manoelzinho Salustiano. Durante duas horas o público tem acesso a histórias, poesias, versos, músicas, vídeos, imagens e identidade. As oficinas são gratuitas e acontecerão no Espaço Conceito Banco do Brasil, no Térreo. As inscrições serão abertas em breve.
CONCURSO DE ARTES CARNAVALESCAS PETROBRAS CASABLOCO
O festival CasaBloco se uniu novamente à revista Philos para lançar o 2º Concurso de Artes Carnavalescas Petrobras CasaBloco, que premia textos – prosa ou poesia, e também imagens – fotografia ou ilustração. O tema deste ano será “Carnaval de Sonhos — Cores e Versos” e os trabalhos classificados poderão ser conferidos em uma edição digital especial da Revista Philos, dedicada integralmente à CasaBloco, em janeiro de 2026.
“A ideia do concurso é valorizar cada vez mais as linguagens artísticas que dialogam com o carnaval, expandindo para literatura e artes visuais, duas delas que ainda não estavam contempladas no projeto. A primeira edição foi um sucesso e tivemos a participação de centenas de escritores, poetas, fotógrafos e artistas de todo o Brasil. A CasaBloco é uma experiência multilinguagem que tem como tema central as múltiplas artes carnavalescas, e esperamos contar com uma grande participação de artistas nas duas categorias”, diz Rita Fernandes, idealizadora e diretora do projeto.
FEIRA DE MODA
Presente desde a primeira edição, a Feira de Moda “A Rua é Nossa”, parceria com o Instituto Black Bom, vai reunir 20 empreendedores do estado do Rio de Janeiro promovendo impacto social e econômico na economia criativa do carnaval. Dos participantes 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de 5 anos, 61,5 % têm filhos e 71% têm o seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa. Não é cobrada nenhuma taxa para participação das artesãs, com oferecimento de infraestrutura e segurança.
GASTRONOMIA
Um projeto que oferece espaço gratuito para os empreendedores(as) ligados(as) ao Carnaval Carioca, dá oportunidade a pessoas que têm na gastronomia sua renda. O foco na diversidade traz desde comidas veganas e lanches saudáveis até os “comidões” de diversos sotaques para saciar a fome de todo público. Boa experiência musical também rima com comida boa.
ESG e INCLUSÃO
Além da diversidade de linguagens, a CasaBloco estimula e investe na cadeia produtiva do carnaval, da concepção à realização. Em 2025, o festival empregará mais de 1 mil pessoas no período que começa na pré-produção, passa pela realização e é encerrado na pós-produção. O projeto mantém uma parceria com o MUCA - Movimento Unido dos Camelôs, fundado em 2003, que recebe os alimentos doados através da "meia-entrada solidária". Com uma equipe cada vez mais diversa, a CasaBloco firmou uma parceria com a ONG Sorrindo RJ para a contratação de pessoas com deficiência.
A CasaBloco conquistou, em 2025, o Selo Carbono Neutro CO2. Ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do evento foram mapeadas, reduzidas com créditos de carbono de energia renovável certificados pela ONU. Foram recolhidas 25 toneladas de material reciclado e foram arrecadadas, e doadas, 07 (sete) toneladas de alimentos.
O festival atua na gestão de serviços para a redução de emissão de gases do efeito estufa, de matérias primas com utilização de madeira reciclável e materiais sustentáveis e de resíduos e doação de material reciclável para organizações do terceiro setor. E conta com duas áreas PCDs em locais privilegiados, próximos ao palco. Contamos também com tradutores e intérpretes de libras nos shows. Todos os ambientes são projetados para receber pessoas com deficiência e com baixa mobilidade. Além disso, parte do nosso staff é composto por profissionais com Síndrome de Down.
Programação Jockey
Shows: Vem Sambar - Jockey Club - 16h à 1h
Ingressos: Link
PALCO 1
17h - DJ JP
18h30 às 20h - Samba do Sacramento
20h - DJ Cris Panttoja
20h30 - Alcione
22h à 00h - Cris Panttoja
Performance com Pernas de pau - entre às 18h e às 22h
PALCO 2 - TRIBUNA C
22h30 à 00h - Baile do Cacique de Ramos
Feiras
17h às 22h - Feira de Moda (A Rua é Nossa)
17h à 1h - Gastronomia
30 de janeiro de 2026 (sexta-feira)
Shows: Nordeste, Um País - Jockey Club - 16h à 1h
Ingressos: Link
PALCO 1
16h - DJ JP
17h - Bloco da Terreirada
17h50 - DJ Lala K
18h30 - Geraldo Azevedo convida Juliana Linhares
20h - DJ Lala K
20h30 às 22h - Lenine e SPOKFREVO Orquestra
21h30 - Guerreiros do Passo (cortejo)
22h à 00h - DJ Lala K
Performances com Caboclos de Lança
PALCO 2 - TRIBUNA C
22h à 00h - Baile do Quizomba
Feiras
16h às 22h - Feira de Moda (A Rua é Nossa)
16h às 1h - Gastronomia
31 de janeiro de 2026 (sábado)
Shows: - Jardins da Babilônia - Jockey Club - 15h às 1h
Ingressos: Link
PALCO 1
15h - Edmilson dos Teclados
17h - Roda de Santa Rita
18 - DJ Doni
18h30 – Samuel Rosa
20h30 - Fernanda Abreu + Bateria da Portela
22h às 00h - DJ Doni
Performance pernas de pau - entre 18h e 22h
PALCO 2 - TRIBUNA C
22h à 00h - Baile de Novela: Fogo & Paixão part. Sarajane
Feiras
16h às 22h - Feira de Moda (A Rua é Nossa)
Programação MAM RJ
27 de janeiro de 2026 (terça-feira)
IV Mostra de Cinema Petrobras CasaBloco - Cinemateca do MAM
16h30 - Sessão 1: “O Samba” – (82 minutos)
18h30 - Sessão 2: “Da Lata, 30 Anos” (84 minutos) seguida de Roda de Conversa com Fernanda Abreu, João Avelleira (fundador do bloco Suvaco do Cristo) e Lenine.
Roda de Conversa - Cinemateca do MAM
20h - “Da Lata, 30 Anos” com Fernanda Abreu, João Avelleira (fundador do bloco Suvaco do Cristo) e Lenine (duração de 1h).
28 de janeiro de 2026 (quarta-feira)
IV Mostra de Cinema Petrobras CasaBloco - Cinemateca do MAM
16h30 - Sessão 1: “Mistério do Samba” (88 minutos)
18h30 - Sessão 2: “O Homem do Fraque Verde” (60 minutos) + Samba Infinito (15 minutos)
Roda de Conversa - Cinemateca do MAM
20h – Convidados: Petrônio Lorena (Diretor, roteirista, produtor, formado em Comunicação pela UFPE), Diana Iliescu (Diretora e produtora, formada em Cinema pela UFF e mestra em Memória Social pela UNIRIO) e Yeda Dantas, (Diretora do bloco Gigantes da Lira)
29 de janeiro de 2026 (quinta-feira)
IV Mostra de Cinema Petrobras CasaBloco - Cinemateca do MAM
16h30 - Sessão 1: “Trinta” (94 minutos)
18h30 - Sessão 2: “Anos 90 - A Explosão do Pagode” (91 minutos)
Roda de Conversa - Cinemateca do MAM
20h – Convidados: Emilio Domingos (Diretor do filme Anos 90 – a explosão do pagode) e Marcos Salles (Diretor, produtor, roteirista e escritor do livro Fundo de Quintal – o som que mudou a história do samba).
Programação Oficinas Petrobras CasaBloco
31 de janeiro de 2026 (sábado)
CCBB-RJ
Oficinas Petrobras CasaBloco l Local: Local: Espaço Conceito Banco do Brasil RJ (térreo)
9h30 às 11h - Adereços de Cabeça com Vall Neves
11h às 13h - AULA-ESPETÁCULO: “MANTOS - Maracatu de Baque Solto, uma Conexão com a Natureza" com Mestre Manoelzinho Salustiano
14h às 15h30 - Macramê Folia com Vânia Ms Vee
16h - Samba no Pé com os Irmãos Bandeira
Jockey Club
10h e 14h - Oficina de Artes com Fessal
10h e 14h – Maquiagem com Purpurine
SERVIÇO
Recife: Praça do Arsenal
Dia 23 e 24 de janeiro: gratuito
Rio de Janeiro: Shows, Feira de Moda e Gastronomia
Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31. Gávea - RJ
Dias 29, 30 e 31 de janeiro: compra de ingressos via Shotgun - Link
Jockey Club Brasileiro
Datas: 29, 30 e 31 de janeiro
Horários: 16h às 2h
Endereço:Praça Santos Dumont, 31, Tribunas B e C, na Gávea, Rio de Janeiro
Classificação etária: 18 anos
Valor dos Ingressos:
Link de vendas:
29 JAN | VEM SAMBAR :Quinta
30 JAN | NORDESTE, UM PAÍS: Sexta
31 JAN | JARDIM DA BABILÔNIA: Sábado
Ingressos 2º lote: a partir de R$ 100 (meia) / R$ 200 (inteira) / R$ 120 (meia entrada solidária)
Mais informações em Link
Links de vendas: Mais informações em Link
Serviço CCBB RJ
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar - Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB RJ nas redes sociais:
Ingressos para aula-espetáculo e samba no pé na bilheteria do CCBB, 1h antes de cada atividade.






