top of page

Peça inspirada na boate gay New Aquarius volta em cartaz no Sesc

  • há 6 horas
  • 3 min de leitura

A montagem teatral O Arco-íris no Concreto, indicado ao Prêmio Sesc+Cultura 2025 na categoria Relevância Cultural e Artística, regressa ao palco para três sessões no Sesc Ary Barroso (dias 3 e 4 de abril, às 20h; dia 5 de abril, às 19h, com entrada franca (ingressos disponíveis na página do SESC DF (clique aqui), mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível.  A peça mergulha na memória da primeira boate gay de Brasília, a New Aquarius, inaugurada em plena ditadura militar no coração de Brasília, no território cultural e de resistência conhecido afetivamente como Conic.

Sucesso de público e crítica, a montagem foi vista por mais de 1 mil espectadores em 2025. Especialista em teatro, Rodrigo Ferreti escreveu no blog “Crítica em Cena”:  “Um belo trabalho de pesquisa que além de histórias é uma colcha de afetos e proteção, em uma rica dramaturgia baseada na intimidade de quem viveu aquelas noites; Um trabalho denso que abre espaço ao lúdico e à comédia, fazendo que a peça transcorra sem que se perceba que o tempo passe, ao mesmo tempo que diverte e emociona"

“O Arco-íris no Concreto”, do Coletivo Criaturas Alaranjadas, nasceu inspirada na resistência LGBTQIA+ nos anos 1970 e da necessidade de discutir territórios de luta e pertencimento, renovando a memória coletiva e promovendo debates urgentes sobre direitos humanos, identidade e diversidade.

“No palco, trazemos o passado como ponto de fricção para pensarmos quais as lutas e os desafios da comunidade LGBTQI+ no aqui e agora. É potente porque não podemos enfrentar as tentativas de retrocesso aos direitos adquiridos se não nos reportamos à luta de quem veio antes e enfrentou a força bruta do autoritarismo”, aponta o dramaturgo e diretor Sérgio Maggio.

O espetáculo reúne uma afiada equipe de intérpretes e artistas cênicos no palco. Com 40 anos dedicados ao teatro, Jones Schneider é o criador do cenário e figurinos, recriando o ambiente underground da News Aquarius. Hugo Leonardo (ator e estudioso na comicidade do clown queer) está ao lado da atriz Maria Léo Araruna (também escritora e destaque no movimento trans artístico do DF) e Pedro Olivo (drag queen, clown e ator). As coreografias são da drag queen K-Halla (do performer Bruno Coeoli) e a luz de Lemar Andrande.  

SINOPSE

Ao lado da jovem drag queen Luna, Mona Mone de Liz Taylor, artista transformista histórica, despede-se de Brasília com seu último show. Nos bastidores, recebe a visita de Martina, filha de antigos frequentadores da boate, que busca entender a história de amor de seus pais e a importância da New Aquarius num momento de repressão e invisibilidade LGBTQIA+.

SERVIÇO

O Arco-íris no Concreto

Dias: 3 e 4 de abril, às 20h; 5 de abril, às 19h

Local: Teatro Ary Barroso (Sesc 504 Sul).

Entrada franca com ingressos gratuitos retirados no site do Sesc (clique aqui) mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

Classificação indicativa: 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Direção, dramaturgia, pesquisa histórica e musical: Sérgio Maggio.

Intérpretes-criadores: Hugo Leonardo, Maria Leo Araruna e Pedro Olivo.

Figurinista, cenógrafo e ator convidado: Jones Schneider.

Assistente de direção e ator convidado: Wryel Lima.

Iluminador e operador de luz: Lemar Rezende.

Operador de som: Caio Marins.

Costureira: Izabel Cabral Oliveira.

Coreografias: Bruno Coeoli (Drag Queen K-Halla).

Visagismo: Pedro Olivo.

Sobre a New Aquarius

Em outubro de 1974, o servidor público, dramaturgo e encenador Oswaldo Gessner criou o American Bar, destinado ao público gay, no Conic. Dois anos mais tarde, transformou-se na New Aquarius, a primeira boate gay de Brasília, localizada no subsolo do Conic (atualmente Espaço Galeria, com funcionamento esporádico e ainda sob a chancela de Gessner).

A New Aquarius foi palco para muitas estrelas: Lorraine Star, Maruse, Michelle Presley, Diana Power e Victória — que de dia era Victor, maquilhador da primeira-dama Dulce Figueiredo. Carlinhos Brasil, Monique (hoje Bebel), Kaká Silva, Francis Taylor, Gal Maria também passaram pelo espaço. Francis Taylor, em especial, era conhecido pelos seus números caricatos e dublagens de músicas da MPB. A boate recebeu ainda personalidades como Elke Maravilha, Rogéria e Greta Star.


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page