Pintura de aço e ferro protege contra deterioração pela ação do tempo e de intempéries
top of page

Pintura de aço e ferro protege contra deterioração pela ação do tempo e de intempéries


Apesar de serem materiais bastante resistentes, o ferro e o aço estão sujeitos à deterioração causada por eventos como oxidação, corrosão e ferrugem. Um dos métodos mais utilizados para dar acabamento e proteger as estruturas metálicas desses processos é a pintura, que atua como uma proteção para as ações que o tempo e as condições climáticas podem causar no material.


De acordo com a CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito, é essencial prestar atenção na escolha do material correto para garantir maior durabilidade. “O ambiente e as suas características que impactam na conservação dos elementos de aço, são fatores que devem ser considerados na decisão. Áreas industriais de alta umidade, por exemplo, requerem tintas mais resistentes.”, explica.


A tinta é uma das soluções mais econômicas para combater a corrosão. No entanto, é preciso saber aplicá-la e fazer o pré-tratamento necessário, que exerce a função de segunda barreira de proteção. A superfície, primeiramente, deve ser lixada para que fique lisa. Além disso, a tinta tem que estar em uma solução bastante homogênea para não haver distorção da coloração e concentração do produto.


As formas mais comuns de pintar ferro e aço são com pistola de ar e spray. O pincel e o rolo, que são ferramentas mais convencionais em outros tipos de materiais, também podem ser utilizados. No caso de dificuldades ou complicações com o processo de pintura, é recomendado pedir o auxílio de profissionais para que se obtenha o melhor resultado final no processo.


Os componentes que formam estantes, por exemplo, devem ser protegidos para evitar a oxidação. Os arranhões ou a falta de uniformidade no revestimento fazem com que haja pontos mais vulneráveis propensos a se deteriorar mais facilmente podendo causar acidentes. Quando o aço corrói, ele perde sua capacidade de sustentação e reduz a segurança das estruturas metálicas. Portanto, o controle da oxidação e corrosão evita também acidentes com danos materiais, difíceis de calcular e danos pessoais irreparáveis.

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.


SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE


Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

bottom of page