Podcast literário criado em Brasília lança quarta temporada
top of page

Podcast literário criado em Brasília lança quarta temporada


Em julho, o podcast Tem Livro Bolando na Mesa lança a sua quarta temporada em todas as plataformas de streaming. Criado e produzido em Brasília, o projeto promove a leitura de textos que se debruçam sobre a temática da descolonização, buscando amplificar a diversidade de vozes no universo literário. É para ler ouvindo e ouvir lendo! Esta nova temporada apresenta seis textos escritos por pessoas autoras LGBTQIA+, negras, indígenas e mulheres de todo o Brasil. Além da leitura veiculada nos episódios do podcast, o projeto realizará duas rodas de conversa online, reunindo o público e as pessoas autoras participantes. A primeira roda é no dia 5 de julho.


Os seis textos que compõem esta quarta temporada foram selecionados por meio de convocatória nacional, realizada durante o mês de junho. O podcast recebeu 116 inscrições, abrangendo 15 estados, que passaram por uma curadoria composta por mulheres artistas do DF, com a colaboração do pai de santo e zelador de Nkisi Tata Ngunzetela e da pedagoga e escritora Jussara Seidel. “Vários textos foram viscerais, relatos de aspectos profundos. Localizada no fato de que ser, existir, estar e se manifestar é político, aprofundei o compromisso de amplificar a escuta qualificada para vozes que vieram de vários lugares do Brasil”, comenta Fernanda Fontoura, idealizadora do projeto e participante da curadoria.


Do Distrito Federal, foram selecionados três textos: “eu trago em meu peito esta profecia”, da escritora, publicadora e designer diana salu; “Cabe”, da poeta, performer e escritora Nanda Fer Pimenta; e “Nasci rio, me represaram mulher”, da artista, doula e designer Rafaela Kalaffa. Do Ceará, será lido “travesti, corpa.design”, escrito pela preta travesti, multiartista e mestranda em Antropologia Social ewa nïara. De Goiás, a artista visual, cantora/compositora e mestra em Antropologia Iêda Figueiró nos apresenta “Receita de coração à Lua Nova”. Do estado da Bahia, será lido “O legado”, da autora indígena e graduanda em Enfermagem Itayná Ranny Tuxá.


Veiculação streaming e rodas de conversa

Todos os textos participantes foram gravados pela voz de Fernanda Fontoura e serão veiculados em áudio e vídeo, através das principais plataformas de streaming. A versão em vídeo contará com interpretação em Libras e legendas em português e, em seu roteiro, apresentará o cotidiano de uma mulher ao ler e ser atravessada por essas leituras. Os seis episódios serão lançados em dois blocos: um no dia 10 de julho e outro no dia 19. Antes, serão realizadas duas rodas de conversa online para leitura dos textos, abertas ao público e com a presença das pessoas autoras. As rodas terão uma abordagem psicodramática e acontecem nos dias 5 e 13 de julho, via videoconferência. As inscrições estão abertas através de formulário online, disponível no perfil @espiralcriativooficial.


Histórico do projeto

Tem Livro Bolando na Mesa nasceu em 2020, dentro da rotina da psicóloga, cantora e artevista Fernanda Fontoura. Atuando como professora universitária durante a pandemia do Covid-19, Fernanda buscava meios para sensibilizar os estudantes e minimizar os impactos provocados pelo distancimento social. Dessa forma, começa a promover leituras de textos decoloniais, buscando romper com a hegemonia masculinista, cisheteronormativa e eurocêntrica presente no universo literário. O meio encontrado para encurtar distâncias foi a veiculação das leituras em plataformas streaming de áudio e vídeo e em rodas de conversa via videoconferência. Logo, o projeto ultrapassou as margens da universidade e foi aberto ao público em geral, alcançando 21 estados brasileiros e 23 países. O nome do projeto foi inspirado em uma fala de Tata Ngunzetala, que disse: “deixo livro bolando na mesa pra ver se os filhos de santo leem, minha filha”.


Fernanda Fontoura - Idealizadora

Cantora, artevista, produtora, poeta, psicóloga, psicodramatista e educadora. Mãe de dois filhos, é mulher cis e bissexual, não monogâmica, nascida em Brasília e criada em São Luís do Maranhão. É fundadora do Espiral Criativo, espaço de acolhimento onde estuda e vivencia temas ligados à artesania dos afetos, decolonialidade das relações e Ecopsicologia. De 2017 a 2018, foi artista residente na Casa Ipê, em Ceilândia, onde realizava sarau semanal com perspectiva feminista. Atualmente, atende como terapeuta na área clínica e social com abordagem psicodramática e coordena o projeto Tem Livro Bolando na Mesa.


PROGRAMAÇÃO - RODAS DE CONVERSA


Primeira roda - 05 de julho

“eu trago em meu peito esta profecia” - diana Salu (DF) “Nasci rio, me represaram mulher” - Rafaela Kalaffa (DF)

“Receita de coração à Lua Nova” - Iêda Figueiró (GO)

Segunda roda - 13 de julho

“travesti, corpa.design” - ewa niara (CE)

“Cabe” - Nanda Fer Pimenta (DF)

“O Legado” - Itayná Ranny Tuxá (BA)


SERVIÇO Podcast Tem Livro Bolando na Mesa - 4ª temporada

Rodas de conversa online Quando: 5 de julho (10h às 11h) e 13 de julho (15h às 16h) Inscrições: https://www.instagram.com/espiralcriativooficial Lançamento nas plataformas de streaming Quando: 10 e 19 de julho Áudio: https://open.spotify.com/show/3sNp2BQOJ2Y8kTSfo6k9ml Vídeo: www.youtube.com/channel/UCDRQ0JGMPOgdWxmO1Owoahw

bottom of page