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Por que homologar fornecedores é um dos passos importantes numa rede de franquias?

Franquias são conhecidas por sua padronização: em seus produtos, serviços, no atendimento ou layout das lojas, entre outros aspectos. O mesmo se aplica quando se fala em fornecedores: é uma necessidade escolher, homologar e qualificar fornecedores, um processo que deve ser feito com todo cuidado, afinal, é preciso servir ao cliente a mesma qualidade em qualquer franquia que ele vá.

“É o processo de homologação de fornecedores que vai garantir essa qualidade”, diz Marina Nascimbem Bechtejev Richter, advogada especialista em franquias e sócia do escritório NB Advogados. “Há, ainda, outras vantagens, além de manter o padrão da rede: a tranquilidade de saber que há empresas e profissionais de qualidade atendendo à marca; redução de burocracia com orçamentos; possibilidade de monitorar a cadeia de fornecimentos, gerindo eventuais riscos e crises relacionadas ao abastecimento”.

O primeiro passo para homologar um fornecedor é conhecê-lo a fundo, adverte Marina. “Ele terá capacidade de produzir o que é necessário? Terá condições de abastecer lojas em diferentes localidades? Problemas de logística afetam diretamente o abastecimento das lojas – e isso interfere na satisfação dos clientes”.

Caio Simon Rosa, também advogado e sócio do escritório NB Advogados, completa: “Além da capacidade de produção e entrega dos fornecedores, também é necessário avaliar a qualidade dos serviços e produtos. Neste último caso, também o local de produção requer avaliação criteriosa”, diz.

De acordo com o advogado, é preciso ficar de olho na situação financeira da candidata à fornecedora da franquia. “É recomendável: uma vez definida a escolha, a produção dos itens necessários para a rede não pode parar”, explica.

Outras avaliações indispensáveis: o fornecedor está alinhado com os propósitos da rede? Está realmente disposto a firmar uma relação baseada na transparência e equilíbrio em todos os sentidos?

Após a homologação, inicia-se o processo de qualificação, que nada mais é do que monitorar a atuação desse fornecedor a fim de certificar-se de que tudo o que foi acordado está sendo cumprido. “Isso é fundamental para que a franqueadora tenha a tranquilidade necessária para seguir o processo de expansão”, finaliza Marina.

 

Sobre o NB Advogados

O escritório NB Advogados oferece assessoria jurídica especializada em Direito Empresarial com foco nas seguintes áreas de atuação: societário, cível, consumidor, contratos - notadamente, franquia e canais de distribuição ao varejo - além de direito imobiliário e propriedade intelectual. Atua, ainda, no Direito de Família e Sucessões. Mais informações no site http://www.nbadv.com.br/ .

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