Premiado grupo teatral Clowns de Shakespeare apresentará peça, oficina e filme em Brasília
- Rodrigo Carvalho
- há 26 minutos
- 5 min de leitura

Pela primeira vez em Brasília, o espetáculo “Ubu: O que é Bom Tem que Continuar!” será apresentado dias 30 e 31 de agosto, de graça, como parte das atividades da Caravana Transpetro Ubu em Movimento que ainda incluem a exibição do documentário “Um Filme sem Fim” e a oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo”. As apresentações também integram a programação do festival Cena Contemporânea 2025.As sessões serão dia 30 de agosto, às 17h, no Estacionamento da Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro; e dia 31 de agosto, às 19h, na Vila Cultural Cobra Coral, do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Todas as apresentações são acessíveis em Libras, com audiodescrição e, no caso da peça, há abafadores de som para pessoas com TEA e sensibilidade auditiva.Desde a estreia em outubro de 2022, “Ubu: O que é Bom Tem que Continuar!” já cumpriu cerca de cem apresentações, passando em cidades como Rio de Janeiro e Salvador, comunidades indígenas, quilombolas e periféricas de diversos estados, além de festivais na Colômbia e no México.“Estamos felizes por retornar a Brasília, apresentando esse espetáculo que, apesar de muito divertido, faz pensar sobre a nossa sociedade, a política e o país. Para nós, é simbólico apresentá-lo na Capital Federal e ficamos ainda mais contentes por compartilhar com os brasilienses nossa oficina sobre produção no teatro de grupo e o documentário sobre a história do Clowns de Shakespeare”, afirma o diretor e dramaturgo Fernando Yamamoto.
Um espetáculo de rua para rir e refletir
Em cena, os já conhecidos personagens Pai Ubu e Mãe Ubu, do clássico texto “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, apresentam uma possível – e nada convencional – continuação da história. Pai Ubu e Mãe Ubu fogem da Polônia e chegam a um novo país com ares latino-americanos, a Embustônia. Num impulso maquiavélico, tornam-se rei e rainha e continuam sua saga insaciável e sem controle por poder.
Criada em uma parceria entre os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, a obra é de rua e popular, e por meio do bom humor e da comicidade propõe sérias reflexões sobre injustiças sociais, política e manipulação de informação.
“Chegamos ao Ubu após investigar textos, temas e outros pontos de partida para o trabalho. ‘Ubu Rei’ nos bateu muito forte, ainda mais diante daquele Brasil de 2022, com desmandos fascistóides espalhados por toda a América Latina, em especial aqui. No entanto, apesar da força do texto do Alfred Jarry, ele contemplava em partes o que queríamos dizer, e como queríamos dizer. É quando eu proponho reescrever esta obra”, afirma Yamamoto.
Entre números musicais, selfies, influencers e cachos de banana, “Ubu: O que é Bom Tem que Continuar!” traz a já conhecida dinâmica do grupo com muita ludicidade e uma investigação teatral focada na presença cênica do ator, na musicalidade da cena e do corpo, no teatro popular e na comédia.
Oficina e cinema itinerante
A oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo” é destinada a produtores, atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no perfil @teatroclowns, no Instagram. A seleção dos participantes será por ordem de inscrição.A atividade prática-teórica parte da trajetória dos Clowns de Shakespeare para traçar um panorama histórico e apontar estratégias de viabilização de criação, circulação, pesquisa, pedagogia e manutenção de coletivos de teatro de grupo no Brasil. A oficina será nos dias 01 e 02 de setembro, das 10h30 às 13h30, no Pavilhão das Artes (Espaço Cultural Renato Russo).
E iniciando as atividades da Caravana, no dia 29 de agosto, às 18h30, também no Espaço Cultural Renato Russo, o público poderá conferir a exibição gratuita do documentário “Um Filme sem Fim”. O filme começou a ser rodado em 2013, quando o diretor Carito Cavalcanti acompanhou o Clowns de Shakespeare durante todo o ano, filmando um documentário em comemoração aos 20 anos do grupo. A falta de verba impediu a finalização do média-metragem, mas os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de mais de 30 anos do Clowns de Shakespeare.
A Caravana Transpetro Ubu em Movimento foi selecionada pelo Programa Transpetro em Movimento, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Rouanet, e é um projeto que distribui cultura por mais de dez municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com apresentações em comunidades fora dos grandes centros e na realização de oficinas gratuitas com ações formativas sobre a arte do teatro de rua.
Além de compor o mercado de logística de petróleo e derivados, a Transpetro também atua no fomento à cultura, ao esporte, no cuidado com o meio ambiente e na inclusão social. Através de patrocínios, a empresa tem o propósito de promover transformações sociais de Norte a Sul do país.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO EM BRASÍLIASESSÕES ESPETÁCULO:“Ubu: O que é Bom Tem que Continuar!” – 1ª sessãoData: 30 de agosto 2025 (sábado)Horário: 17hLocal: Estacionamento da Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio SantoroCom Libras, audiodescrição e abafadores de som para pessoas com TEA e sensibilidade auditivaGratuito. 60 minutos.“Ubu: O que é Bom Tem que Continuar!” – 2ª sessãoData: 31/08/2025 (domingo) – 19h00Local: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro – Vila Cultural Cobra Coral (quadra 813 Sul)Com Libras, audiodescrição e abafadores de som para pessoas com TEA e sensibilidade auditiva os.
FILME:
Exibição do média-metragem “Um Filme sem Fim”
Data: 29/08/2025 (sexta-feira) – 18h30
Local: Pavilhão das Artes (Espaço Cultural Renato Russo)
Com legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE)
Gratuito. 45 minutos.
OFICINA:
Oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo”
Data: 01 E 02/09/2025 (segunda e terça-feira) – das 10h30 às 13h30
Local: Pavilhão das Artes (Espaço Cultural Renato Russo)
Com acessibilidade em Libras.
Gratuito. 30 vagas. Inscrições: @teatroclowns.
FICHA TÉCNICA - Ubu! O que é Bom Tem que Continuar!
Direção e dramaturgia: Fernando YamamotoElenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo BicoAssistência de dramaturgia: Camilla CustódioFigurino e adereços: Marcos LeonardoCenário: Fernando Yamamoto e Rafael TellesDramaturgia musical: Marco França e Ernani MalettaComposições: músicas de Marco França (menos “Marcha da votação”, de Ernani Maletta) e letras de Fernando YamamotoColaboradores musicais: Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio PadilhaProdução: Talita Yohana (TAYÓ Produções)Assessoria de imprensa: Prisma ColabFotos: Diego J Wilde e Fabão Fotografia
SOBRE O GRUPO CLOWNS DE SHAKESPEARE:Fundado em 1993, em Natal (RN), o Clowns de Shakespeare é um dos mais premiados grupos teatrais do Nordeste e referência no teatro popular e de rua no Brasil. Sua pesquisa artística combina comicidade, música e forte relação com o público, explorando diferentes linguagens e estabelecendo parcerias com artistas e companhias nacionais e internacionais. Ao longo de mais de 30 anos, o grupo apresentou-se em todas as regiões do país e em diversos países da América Latina e Europa, recebendo prêmios como Shell e APCA.
SIGA: