top of page

Programa Amigo do SESI Lab estimula vínculos entre públicos e centros de arte

O SESI Lab lança em outubro de 2025 o programa Amigo do SESI Lab, iniciativa inédita em Brasília que busca estreitar os laços da comunidade com o museu de arte, ciência e tecnologia. Voltado para pessoas físicas, o programa oferece benefícios exclusivos e fortalece o vínculo entre o museu e seus apoiadores.  

O programa está estruturado em três categorias – Prata, Ouro e Master – com valores de contribuição a partir de R$ 250 anuais. Entre os benefícios oferecidos estão entrada gratuita no SESI Lab, descontos na loja do museu, acesso antecipado a exposições, participação em eventos exclusivos, ingressos para o Night Lab, viagens de imersão cultural e acesso facilitado a outros centros culturais dentro e fora do Distrito Federal. 

“O programa Amigo do SESI Lab reforça o vínculo entre o público e o museu, ao mesmo tempo em que contribui com a manutenção das atividades”, avalia Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI). 

Um dos grandes diferenciais do programa é a possibilidade de abatimento da contribuição no imposto de renda. Pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, pessoas físicas que fazem a declaração completa do imposto de renda podem destinar até 6% do imposto devido para projetos culturais. A regra vale para contribuintes com imposto a pagar (o valor apoiado é abatido do montante devido) ou a receber (o valor apoiado é acrescentado ao valor da restituição). 

Na página do programa é possível simular o abatimento do Imposto de Renda e estimar o potencial de doação anual de cada apoiador. O recibo para inclusão na declaração é emitido automaticamente. 

Amigos do SESI Lab terão benefícios em outros centros culturais  

Quem aderir ao programa terá acesso facilitado a centros culturais de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Brasília, a expectativa é de parcerias com o Clube do Choro, Caixa Cultural, Cine Brasília e Infinu. Fora do Distrito Federal, as parcerias em fase de formalização são com a Cinemateca, Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa, Inhotim e Museu do Amanhã.  

“A facilitação do acesso ao SESI Lab e às experiências dos nossos parceiros reforça nosso compromisso com a cultura, o conhecimento e o desenvolvimento contínuo do pensamento crítico”, complementa Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do museu.  

As doações feitas ao SESI Lab contribuem diretamente com a transformação econômica e social. Conforme pesquisa feita pela FGV, em 2024, o museu movimentou a cadeia produtiva da cultura com injeção de mais de R$ 117 milhões na economia brasileira e gerou mais de 1,4 mil postos de trabalho. Soma-se a esses números o impacto na educação. Desde 2022, foram mais de 130 mil estudantes recebidos em visitas educativas, sendo a maioria de escolas públicas. Mais 2 mil professores foram contemplados com ações de formação, o que só reforça o caráter inovador desse trabalho de divulgação científica.  

Sobre o SESI Lab  

O SESI Lab é um museu de arte, ciência e tecnologia, localizado em Brasília, que combina exposições interativas, programação educativa e experiências artísticas inovadoras. O espaço é referência em economia criativa e recebeu mais de 500 mil visitantes desde sua abertura, consolidando-se como polo de inovação e transformação social. 

 No link abaixo está disponível uma sonora com Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab, sobre o lançamento do programa: 


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page