Projeto Alma Brasileira revive Claudio Santoro e Hermeto Pascoal
- Rodrigo Carvalho

- há 3 horas
- 3 min de leitura

O maestro e compositor Claudio Santoro (1919-1989) e o arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal (1936) serão homenageados em Brasília pelo projeto Alma Brasileira. A iniciativa visa resgatar a música e alma desses músicos que fizeram e fazem história na vida cultural de Brasília, do Brasil e do Mundo. À frente do projeto estão os músicos Pablo Marquine e Diogo Monzo que irão interpretar os grandes mestres em diversos espaços culturais e escolas públicas do Distrito Federal.
Alma Brasileira, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, nasce com o intuito de resgatar os legados, a diversidade e a riqueza da música brasileira, unindo o erudito e o popular em uma experiência cultural transformadora. Pablo Marquine finalizará a gravação da obra para piano solo de Claudio Santoro e interpretará uma seleção de obras desse compositor. Já Diogo Monzo irá gravar e apresentar presencialmente e nas principais plataformas fonográficas choros de Hermeto Pascoal.
“Queremos promover um diálogo dinâmico entre o passado e o presente de singularidades e multiplicidades da música brasileira. O projeto destaca a contribuição desses compositores para a música nacional, valorizando a cultura nacional e incentivando a produção e o consumo de música brasileira de qualidade. Traz visibilidade para a junção da música erudita e popular no DF, contribuindo para a formação e a educação musical, difusão cultural e enriquecimento do patrimônio musical brasileiro e brasiliense”, destaca Marquine.
Programação - Em cartaz no dia 11 de novembro, às 15h30 e 19h, na Casa Thomas Jefferson (706 Sul). Dia 14/11, às 10h e às 15h, no CEM 3 de Ceilândia com recital e palestra na escola. Dia 17 de novembro, às 14h, CEDEP do Paranoá em sessão especial para pessoas idosas, mas também aberta ao público. Ainda, 18/11, às 18h, no Departamento de Música da Universidade de Brasília e 19/11 às 11h, na Biblioteca Dorina Nowill, em Taguatinga. Todas as apresentações são gratuitas e contam com acessibilidade. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @almabrasileiraofac.
As sessões vão apresentar concertos de piano solo mesclando Pascoal e Santoro, palestras sobre a vida de ambos e recitais. Pablo irá ainda lançar virtualmente “Volume 2 – Peças Solo”, “Volume 3 – Álbuns” e “Volume 4- Sonatas e Sonatinas” de Claudio Santoro. As obras não foram finalizadas pelo compositor e ganham agora novos arranjos e interpretação ao piano de Marquine, grande amigo do compositor.
FICHA TÉCNICA:
Diretor artístico: Pablo Marquine
Pianistas: Pablo Marquine e Diogo Monzo
Gravação, edição, mixagem e masterização: Raffa Santoro
Afinador: Daniel Pantoja
Direção de Comunicação: Diogo Monzo
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Monitoramento de redes sociais: Luzete Fernandez
Fotografia de divulgação: Studio Sartory
Audiodescritora: Aleh Barbosa
Intérprete de LIBRAS. Do teaser: Fabiane Pagy
Locução no teaser: Tereza Padilha
Edição audiovisual: Filipe Brasileiro
Designer da capa e do material de divulgação: Carlos Miguel
Recepcionista: Eduardo Jayme
Assistente de produção: Eduardo Brandão
Coordenação de Produção e Administrativa: Conexão Brasil Cultural
Serviço:
11/11 – 15h30 e 19h – Casa Thomas Jefferson
Dois concertos de piano solo, unindo Santoro e Hermeto em diálogo estético e poético.
14/11 – 10h e 15h – CEM 03 de Ceilândia
Recitais-palestra para escola pública, apresentando vida e obra de Santoro e Hermeto.
17/11 – 14h – CEDEP (Paranoá)
Sessão especial para pessoas idosas (aberta ao público em geral).
18/11 – 18h – Departamento de Música da UnB
Concerto duplo de piano solo: modernidade, invenção e brasilidade em cada nota.
19/11 – 11h – Biblioteca Dorina Nowill (Taguatinga)
Sessão com audiodescrição sobre a vida e obra de Santoro e Hermeto, tornando a música acessível a todos.
Todas as apresentações são gratuitas.
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @almabrasileiraofac.










Comentários