top of page

Projeto Bonecas de Pano e Suas Identidades celebra a Cultura Afro no Distrito Federal

Com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e promover o empoderamento racial, o projeto Bonecas de Pano e Suas Identidades realiza uma série de oficinas e apresentações culturais na capital federal. O projeto realizará apresentações do Tambor de Crioula, uma expressão cultural maranhense, em eventos abertos ao público. Essas atividades acontecem entre junho e agosto, em diferentes espaços da cidade. As apresentações incluem roda, canto, percussão e dança, contribuindo para a saúde física e emocional dos participantes e reforçando a presença da cultura maranhense na capital.

Além das apresentações, a proposta inclui oficinas de confecção de bonecas de pano voltadas para públicos diversos, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência. As bonecas de pano afro e Abayomi fazem parte de uma cultura ancestral,  que representam uma expressão artística popular que combate a desigualdade racial, fortalecendo a identidade da população negra no Brasil. Essas atividades, realizadas em locais como o Centro de Convivência do Idoso em Ceilândia, Guará e Lúcio Costa; na  Biblioteca Pública, do Riacho Fundo;  no CEE Guará e no CECON, em São Sebastião, estimulam habilidades manuais, concentração e desenvolvimento cognitivo, além de promoverem estímulos terapêuticos e culturais.  

Programação das apresentações do Tambor de Crioula Flores de São Benedito:

  • 28 de junho, sábado 10h, Centro de Convivência do Idoso - Ceilândia

  • 05 de julho, sábado 10h, Biblioteca Pública do Riacho Fundo, para público do Centro de Convivência do Idoso

  • 12 de julho, sábado 10h, CECON - São Sebastião

  • 09 de agosto, sábado 14h, Centro de Convivência do Idoso - Lúcio Costa

  • 15 de agosto, quinta e sexta, 15h30, CEE Guará

  • 23 de agosto, sábado 14h, Centro de Convivência do Idoso - Guará

O projeto é idealizado e realizado por Maria Joana Mendes, que traz sua vasta experiência na cultura popular maranhense, além de sua atuação na direção do Grupo Cultural Tambor de Crioula Flores de São Benedito, que promove manifestações culturais tradicionais em Brasília.Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC)


SERVIÇO

Apresentações do Tambor de Crioula Flores de São Benedito

Quando: entre junho e agosto

Onde: Centro de Convivência do Idoso em Ceilândia, Guará e Lúcio Costa; na  Biblioteca Pública, do Riacho Fundo; no CEE Guará e no CECON de São Sebastião

Entrada Franca

Classificação: Livre


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page