Projeto cultural abre portas para a arte brasileira
top of page

Projeto cultural abre portas para a arte brasileira


A artista e produtora cultural Silvia Brasil, idealizadora do ArtBrazil, criou espaço para divulgação de obras de artistas brasileiros em ambiente físico e virtual

Os artistas brasileiros acabaram de ganhar um espaço precioso para divulgar seus trabalhos. Trata-se do ArtBrazil, um local para artes plásticas, fotografia, música, moda e dança, que foi inaugurado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Jardim Paulista, 3.248, na Capital, em fevereiro. A intenção da organização é “abrir as portas” para artistas nacionais por meio de uma plataforma digital.

A idealizadora do projeto é a artista e produtora cultural Silvia Brasil, que vive há 17 anos na Flórida (EUA), mas não esquece das suas raízes. “O principal objetivo da ArtBrazil é difundir a cultura brasileira”, afirmou a paulistana, que já morou na Inglaterra, na Austrália e no Japão, sempre elevando o nome do Brasil por onde passa.

De acordo com a produtora cultural, o ArtBrazil é um projeto internacional. “Surgiu em 2011, quando fui convidada para fazer um evento brasileiro durante a Semana de Arte Moderna em Miami, sendo adaptado para e-commerce de arte, em 2020, com a chegada da pandemia da Covid 19”, contou Silvia, ressaltando que precisou se reinventar.

Silvia também fundou uma organização sem fins lucrativos no Brasil, a Associação Cultural Educacional Art Brazil, com o compromisso de sempre reverter um percentual das vendas para ações sociais. Entre as instituições apoiadas pelo projeto, a Associação Beneficente Casa da União Lar Sama, que desenvolve trabalhos junto à população carente e comunidades indígenas há mais de 40 anos.

INSCRIÇÕES

Os interessados em apresentar suas obras no projeto podem se cadastrar gratuitamente no site da instituição (www.artbrazil.org), que conta com inteligência artificial, acesso para pessoas com deficiência visual, cobertura internacional e está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Silvia revelou que, em breve, os artistas também contarão com a tecnologia NFT no site da ArtBrazil. “Um NFT é como se fosse uma assinatura eletrônica em cada produção artística, o que torna cada arte única. Funciona como uma criptomoeda”, explicou a produtora cultural.

“Percebemos que, além da plataforma virtual, precisávamos de uma presença física no Brasil”, ressaltou Silvia, por isso o espaço inaugurado em São Paulo. “É um escritório de colaboração. Nossa proposta é trabalhar em comunidade. Lá é a sede da ArtBrazil e temos artistas em exposição permanente, com obras disponíveis para venda, em espaço compartilhado com outros empreendedores”, disse Silvia.

No local, já há obras de grandes nomes do mundo da arte brasileira com experiência internacional. Dentre eles, o premiado artista plástico Alexandre Luiz Segrégio; o escultor Wagner Ribeiro; o fotógrafo Eugenio Pacceli; a pintora Glaucia Gita e Surama Caggiano, artista plástica, arte educadora e africanista.

O espaço físico pode ser visitado de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

bottom of page