Projeto de literatura decolonial abre convocatória para seleção de textos
top of page

Projeto de literatura decolonial abre convocatória para seleção de textos


Tem Livro Bolando na Mesa irá selecionar produções literárias de pessoas LGBTQIA+, pretas, indígenas e mulheres. Material será gravado e veiculado nos formatos áudio e vídeo, por meio de plataformas de streaming

Movimentos literários decoloniais, que amplificam vozes plurais, vêm criando frestas na hegemonia masculinista, cisheteronormativa e eurocêntrica da literatura. Fluindo nessas experiências em trânsito, o projeto Tem Livro Bolando na Mesa lança convocatória para seleção de textos produzidos por pessoas autoras LGBTQIA+, pretas, indígenas e mulheres. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 24 de maio a 8 de junho, através de formulário disponível no perfil das redes sociais do @espiralcriativooficial. Os textos selecionados irão compor a 4ª temporada do projeto.


Por meio de curadoria formada por mulheres escritoras e artistas do Distrito Federal, serão selecionados seis textos para serem gravados e veiculados em áudio e vídeo, através das principais plataformas de streaming. Podem se inscrever pessoas autoras de todo o Brasil e são aceitas produções em qualquer formato literário, com até duas laudas. O tema é livre, mas é necessário seguir uma abordagem decolonial. O resultado será divulgado no dia 14 de junho e o lançamento das leituras on-line nas plataformas de streaming ocorrerá no mês de julho, integrando duas rodas de conversa com a participação do público.


“Ler em voz alta é um modo de compartilhar a escrita para mais pessoas e promover a leitura. Era assim que minha mãe Maísa nos incentivava a ler desde pequenas,” comenta a psicóloga, artevista, educadora e idealizadora do projeto, Fernanda Fontoura. Em 2020, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia, Fernanda deu à luz ao projeto, buscando acessibilizar a leitura e sensibilizar a escuta de pessoas que foram historicamente excluídas pela hegemonia masculinista, cisheteronormativa e eurocêntrica na literatura. Logo, passou a integrar a literatura falada e não-hegemônica, enquanto ferramenta terapêutica, em suas aulas como educadora e em seus atendimentos como psicóloga ancorados no espaço Espiral Criativo.


As narrativas hegemônicas e as disparidades a romper

Pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), aponta que mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras, entre 1965 e 2014, foram escritos por homens e 90% das obras foram escritos por brancos, sendo que pelo menos a metade dos autores é originária do eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Os dados mostram um cenário de homogeneidade entre escritores e publicações, atestando que homens brancos e de grandes centros urbanos têm mais espaço em editoras de grande porte.


Indo na contracorrente desse fato, Tem Livro Bolando na Mesa nos convida a ler-ouvindo e ouvir-lendo textos que incidem na descolonização, que confrontam a branquitude, rasgam a colonialidade e abrem frestas para o despertar de antigos novos mundos. O nome do projeto foi inspirado em uma fala do pai de santo e zelador de Nkisi, Tata Ngunzetala, que disse: “deixo livro bolando na mesa pra ver se os filhos de santo leem, minha filha”. Recorrendo aos meios tecnológicos de comunicação, a iniciativa busca ampliar o acesso a narrativas que apresentam perspectivas de inclusão, rotas de transformação, diversidade e bem viver.


ROTAS DE TRANSFORMAÇÃO - HISTÓRICO DO PROJETO

Tem Livro Bolando na Mesa nasceu dentro da rotina da idealizadora Fernanda Fontoura. Atuando como professora universitária durante a pandemia do Covid-19, Fernanda buscava meios para sensibilizar as pessoas em processo de formação profissional e minimizar os impactos e inseguranças provocados pelo distancimento social. Dessa forma, lança o projeto em 2020, promovendo leituras e rodas de conversa sobre pessoas autoras LGBTQI, negras, indígenas e mulheres que se debruçam sobre a temática da descolonização. O meio encontrado para encurtar distâncias e favorecer o acesso a leituras diversas foi a veiculação dos textos em plataformas streaming de áudio e vídeo.


O projeto rompeu o espaço virtual da universidade e foi aberto ao público em geral. A primeira temporada apresentou trechos do livro Memórias da plantação, da escritora Grada Kilomba, e textos sobre artesania e descolonização dos afetos, escritos pela psicóloga guarani Geni Ñunez. Na segunda temporada, o projeto leu trechos do livro Pedagogia das encruzilhadas, de Luiz Rufino, tecendo reflexões sobre sabedorias ancestrais descredibilizadas pela cultura eurocêntrica ao longo dos séculos. Na terceira temporada, a leitura debruçou-se sobre a obra Mulheres e Deusas, do escritor Renato Noguera, trazendo a reflexão das narrativas míticas de mulheres e seus significados.


Com divulgação orgânica, a veiculação dos textos em áudio tiveram mais de 4.000 visualizações e, em vídeo, atingiu mais de 2.000 visualizações, abrangendo 21 estados brasileiros e 23 países.


Espiral Criativo

Espaço de escuta ativa, fala criadora e acolhimento, ancorado em estudos e cosmovisões de saberes indígenas, de povos originários e afrocentrados. Propõe jornadas subjetivas e coletivas de transformação, por meio de perspectivas artísticas, criativas, sociais, culturais e terapêuticas. Foi criado pela psicóloga psicodramatista e artevista Fernanda Fontoura e atua através de três linhas de trabalho: atendimentos de Psicoterapia on-line; trilhas terapêuticas; e leituras de textos decoloniais no projeto Tem Livro Bolando na Mesa.


Fernanda Fontoura

Cantora, artevista, produtora, poeta, psicóloga, psicodramatista e educadora. Mãe de dois filhos, é mulher cis e bissexual, não monogâmica, nascida em Brasília e criada em São Luís do Maranhão. É fundadora do Espiral Criativo, espaço de acolhimento onde estuda e vivencia temas ligados à artesania dos afetos, decolonialidade das relações e Ecopsicologia. De 2017 a 2018, foi artista residente na Casa Ipê, em Ceilândia, onde realizava sarau semanal com perspectiva feminista. Atualmente, atende como terapeuta na área clínica e social com abordagem psicodramática e coordena o projeto Tem Livro Bolando na Mesa.


Ficha Técnica

Coordenação geral – Fernanda Fontoura

Coordenação administrativa – Kessy Freire

Direção artística – Thabata Lorena

Produção audiovisual – Rhayane Maiara

Produção executiva – Lélia de Castro

Designer – Lara Silva Santos

Assessoria de imprensa – Keyane Dias

Assessoria de comunicação – Maria Luísa Dominici

Revisora – Maisa Cunha Pinto

Intérprete de Libras – Bárbara Barbosa


SERVIÇO:

Tem Livro Bolando na Mesa – Chamada para pessoas autoras LGBTQIA+, pretas, indígenas e mulheres


Live de lançamento da convocatória: 23 de maio, às 20h

Período de inscrições de textos: de 24 de maio a 8 de junho

Resultado dos textos selecionados: 14 de junho

Formulário de inscrição: @espiralcriativooficial - www.instagram.com/espiralcriativooficial

bottom of page