Projeto de mediação artística convida escolas do DF
top of page

Projeto de mediação artística convida escolas do DF


Em tempos de distanciamento social a proposta é oferecer um trabalho inovador de mediação artística, desenhada para o ambiente virtual de aprendizagem. É isso que a equipe da Mediato propõe a professores e gestores educacionais do DF

Na sétima edição do projeto, a iniciativa cultural Mediato leva uma experiência teatral para estudantes de escolas públicas das séries finais do ensino fundamental e ensino médio da Região Administrativa de Ceilândia. Na primeira fase, professores de escolas públicas poderão cadastrar suas turmas e receber um treinamento sobre mediação para as atividades on-line em sala de aula. Na segunda etapa, será transmitido para as turmas cadastradas e a comunidade escolar interessada o espetáculo"Sonho de uma noite de verão", de William Shakespeare montado pela Cia de teatro Celeiro das Antas, companhia teatral Brasiliense com 30 anos de existência. O objetivo é continuar o importante trabalho de formar novos públicos para o teatro, e sobretudo garantir o acesso democrático aos bens culturais.

Além da transmissão de duas sessões do espetáculo, nos turnos matutino e vespertino, será garantido o acesso de pelo menos 800 estudantes às atividades artístico-pedagógicas de mediação antes da peça. Será também disponibilizado às professoras um material educativo complementar para aplicação nas aulas pós-espetáculo.

A Mediato entende que o processo de formação de público para as artes vai além de oferecer a gratuidade de um espetáculo e, por isso, investe em uma programação integrada para estudantes e professores. Essa programação conta com duas semanas de atividades de mediação aplicadas antes do espetáculo, material de apoio para professores, apreciação da obra teatral, bate-papo com a companhia teatral e oficinas com os artistas.

DINÂMICA DO PROJETO

“Se a escola não pode ir ao teatro… a Mediato leva uma experiência teatral para a escola!”

Na edição de 2021, o projeto acontecerá totalmente em ambiente virtual. A primeira etapa começa com as inscrições das escolas interessadas em receber o projeto. As inscrições acontecem de 17/03 até 09/04 e podem ser feitas pelo site: www.mediato.art.br.

Depois de inscrita, a escola (equipe gestora e professores) fará dois encontros virtuais com a equipe pedagógica da Mediato, o primeiro é para entender o funcionamento do projeto; e o segundo é uma apresentação da metodologia, para instruir acerca da aplicabilidade das atividades.

Em seguida, durante as duas semanas que antecedem o espetáculo, as turmas vão vivenciar o JOGO-MEDIAÇÃO, atividades de sensibilização antes do encontro com o espetáculo teatral, para potencializar o processo de apreciação estética da obra.

No fim da segunda semana de atividades de mediação, professores e estudantes apreciarão o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, que acontecerá no dia 30/04 em duas sessões, às 9h e às 15h, com transmissão pelo canal do Youtube da Mediato. Depois do espetáculo, os artistas farão um bate-papo com os espectadores a partir das perguntas enviadas pelo chat.

Como forma de criar desdobramentos criativos a partir da experiência com a obra teatral, serão oferecidas duas oficinas com a companhia teatral Celeiro das Antas, completamente virtuais. A primeira é intitulada “A construção do riso” e a segunda é uma oficina de “Mímica”. As inscrições serão disponibilizadas para os estudantes participantes do projeto. Além disso, as escolas inscritas receberão um material educativo em formato virtual que servirá de apoio pedagógico para estimular o desdobramento com atividades educativas após o espetáculo.

A sétima edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores, conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A iniciativa foi uma das selecionadas pelo edital Áreas Culturais de 2018, que contemplou 241 projetos nas áreas de teatro, dança, sarau, ações educativas, poesia, fotografia e feiras.

SOBRE A MEDIATO

Mediato é uma iniciativa de mediação artístico-cultural que promove encontros entre o público e a Arte. Coordenada por duas especialistas em mediação artística, a iniciativa tem o propósito de conectar estudantes às experiências que integrem arte, cultura e cidadania, e garantir o acesso a experiências com a arte e os bens culturais. Em 10 anos de existência, a Mediato já foi ponte para mais de 13 mil estudantes conhecerem o Teatro de maneira inventiva e sensível, além de mediar diversas exposições de Artes Visuais e experiências de Educação Patrimonial para mais de 27 mil estudantes de todas as idades.

CONTATOS DO PROJETO MEDIATO DIÁLOGO COM ESPECTADORES

Telefones: Arlene (61) 99124-3531 e Luênia (61) 99186-3718

bottom of page