top of page

Projeto Elas Publicam sai do quadradinho de Brasília para alçar voos maiores em novas frentes de atuação

O Elas Publicam é uma iniciativa idealizada pela escritora brasiliense Lella Malta com o objetivo de fortalecer a presença e o protagonismo das mulheres no mercado editorial brasileiro. Em sua nova etapa, o projeto passará a atuar também como prêmio e como canal de notícias voltado às mulheres do meio literário. O espaço escolhido para esse marco é a IX edição do Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, que acontecerá no dia 6 de março no Espaço Leblon, da AABB Rio de Janeiro.


O evento será realizado das 13h às 21h, e reunirá profissionais do livro para um dia de debates, feira de expositores, troca de experiências, formação e networking, reforçando o papel do encontro como um dos principais espaços de fortalecimento do empreendedorismo feminino no setor. A edição terá a Janela Livraria como livraria oficial e já conta com diversos nomes confirmados na programação, como Iris Figueiredo (autora), Mariana Mortani (roteirista e produtora), Camila Cabete (head de conteúdo e sócia da Árvore) e Martha Ribas (sócia da Janela Livraria, editora de projetos da Mapa Lab e diretora da Lerconecta).


Criado inicialmente como uma imersão para profissionais que atuam em diferentes áreas da cadeia do livro, o Elas Publicam amplia agora seu impacto ao lançar seu primeiro prêmio, com 14 categorias, dedicado a reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres no mercado editorial. A premiação tem o objetivo de dar visibilidade a trajetórias, projetos e iniciativas que contribuem de forma significativa para o fortalecimento e a diversidade do setor.


Outra novidade é o lançamento do Canal de Notícias Elas Publicam, uma plataforma de comunicação voltada exclusivamente às mulheres do mercado do livro. O canal reúne e divulga vagas de emprego, editais, oportunidades profissionais, eventos literários, chamadas públicas e informações relevantes para quem atua no setor editorial, funcionando como um ponto de referência e atualização para essas profissionais em todo o país.


Com isso, o Elas Publicam consolida-se como um projeto de múltiplas frentes: além do encontro presencial, passa a ser também prêmio e canal de notícias, ampliando sua atuação na valorização, informação e conexão entre mulheres do mercado editorial. “O Elas Publicam nasceu da necessidade de estarmos juntas. Ao longo dos anos, fomos construindo um espaço de troca, escuta e fortalecimento real entre mulheres que atuam ativamente na cadeia produtiva do livro. O prêmio e o canal de notícias são desdobramentos naturais dessa trajetória: reconhecer quem faz e fazer a informação circular para que mais mulheres possam acessar oportunidades”, afirma Lella Malta, idealizadora e produtora do projeto.


Ao expandir suas frentes de atuação, o Elas Publicam reafirma seu compromisso com o reconhecimento, a visibilidade e a circulação de oportunidades para mulheres que fazem o mercado do livro acontecer.



Serviço:

Elas Publicam

Projeto que atua como encontro presencial, prêmio e canal de notícias para mulheres do mercado do livro.


Próximo encontro:

6 de março, das 13h às 21h

Espaço Leblon – AABB Rio de Janeiro


Informações:


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page