Projeto mulherÁrvore promove ciclo de oficinas gratuitas para fortalecimento do poder feminino
top of page

Projeto mulherÁrvore promove ciclo de oficinas gratuitas para fortalecimento do poder feminino


Estão abertas as inscrições para o primeiro Ciclo de oficinas gratuitas para mulheres: Movências, Saberes e Criação promovido pelo projeto mulherÁrvore, que será realizado no IFB São Sebastião. Idealizado pela multiartista Cleani Calazans, a vivência criativa coletiva pretende despertar um olhar sensível para as questões da mulher por meio da arte e do compartilhamento de ideias e saberes, resultando em autotransformação, fortalecimento do poder feminino e engajamento no movimento de mulheres. Serão quatro encontros, baseados no fazer artístico e na sabedoria de cada mulher, onde serão trabalhados a integração do movimento consciente do corpo, a autorreflexão e o autocuidado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.projetomulherarvore.com.br ou pelo @projetomulherarvore.

Durante os encontros - conduzidos por Cleani Calazans e pela dançarina e pesquisadora de Dança Indiana, Mirabai - serão trabalhados o Arquétipo da Árvore, o Arquétipo da Mulher Selvagem, Mitologias Femininas de diversas culturas, práticas artísticas e práticas terapêuticas. Além disso, haverá rodas de conversa com diálogos temáticos sobre direitos e cidadania da mulher. Ao final do ciclo, será apresentado uma ação prática, fruto do trabalho coletivo, parido pelas mulheres participantes. E, ainda, certificado de participação e sorteio de presentes.

“As mulheres se comunicam através de uma sabedoria guardada nas memórias de seus corpos, nas camadas mais profundas e sutis, assim como as árvores que se renovam a cada novo ciclo; seus pés são as raízes que se firmam para superar as intempéries, o tronco carrega os órgãos vitais por onde fluem a seiva/sangue que as nutre; os braços, como os galhos são sua forma de expressão pelos gestos, a cabeça é a copa por onde floresce sua criatividade e expansão” comenta a idealizadora, Cleani Calazans. “O projeto mulherÁrvore é a inauguração de um propósito maior que pretende transbordar as práticas sociais, atravessar a dicotomia do fazer-aprender e colocar as mulheres no patamar de sujeito do seu próprio jeito de ser e existir no mundo, por meio do fazer artístico que amplia a criatividade e encoraja a expressão. Na minha visão, é o melhor caminho de encontro das mulheres consigo mesmas em união com outras mulheres e suas diferenças”, completa.

“Dançar é um ato político. Amar o próprio corpo é um ato político. Entendê-lo e descobrir a sua ação no mundo é revolucionário. Penetrar nos mistérios do corpo e os seus símbolos é divino. Isso acontece quando uma mulher decide descobrir de que substância é feita, saindo da ditadura da estética e dos modelos de comportamentos fabricados”, coloca Mirabai.

Após a etapa de São Sebastião, o projeto segue para mais duas macrorregiões em setembro para Candangolândia e proximidades e em outubro para Ceilândia e proximidades. Os locais da realização das oficinas bem como datas para as inscrições serão divulgados, posteriormente, nas redes sociais @projetomulherarvore.

Ao final de todos os ciclos, Cleani irá conceber um espetáculo com a participação das mulheres diversas cuja a criação artística será a soma das vivências, dos saberes assimilados e recursos aprendidos durante todo o processo das oficinas.

O Projeto mulherÁrvore é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC/DF). E tem apoio da Casa Esquina Criativa, Instituto Umanizzare, Instituto Meninos do Pôr do Sol e IMS Digital.

1° ciclo de oficinas mulherÁrvore: Movências, Saberes e Criação – IFB São Sebastião

Agenda de encontros.

Dia 13/08, das 09h às 18h (Incluso almoço e lanche)

Dia 20/08, das 14h às 18h

Dia 27/08, das 14h às 18h

Dia 03/09, das 17h às 20h

Sobre a equipe

Cleani Calazans

@cleanicalazans

Cleani Calazans é Multiartista, Produtora Cultural e Ativista do Movimento das Mulheres. Graduada em Artes Cênicas, Especialista em Dança e Consciência Corporal e Especialista em Empreendedorismo social e negócios sociais. Possui trajetória artística a mais de 35 anos, integrando várias companhias de dança e produções em parceria e na criação de seus trabalhos autorais. É Técnico em Ballet Clássico, Técnico em Canto Popular com formação em Canto Lírico e Violino. É arte-educadora em projetos sociais e possui formação em Práticas Integrativas da Saúde. Fundadora da Casa de Arte e Cultura Esquina Criativa e atualmente é Diretora Artística do Instituto Garatuja de Dança e Cidadania e faz parte da Equipe Gestora e de Produção da Orquestra Filarmônica de Brasília.

Mirabai

@Maria_Maria

Mirabai é Atriz que dança palavras. Graduada em Artes Cênicas. É dançarina do estilo de Dança Clássica Indiana Bharatanatyam com aplicação de linguagens do Teatro-Dança. É arte-educadora da rede pública de ensino e realiza aulas de demonstração de sua técnica. É idealizadora do Festival de Dança Solidária para pessoas com deficiência e acima de 40 anos. Escritora e diretora de projetos de dança-teatro com projetos para mulheres visando incluir meditação e arquétipos no cotidiano.

bottom of page