Projeto profissionalizante VAMOS AO CINEMA leva alunos de escolas públicas para sessão de Cinema
top of page

Projeto profissionalizante VAMOS AO CINEMA leva alunos de escolas públicas para sessão de Cinema


Uma das maiores diversões é assistir uma sessão de cinema com direito à pipoca e refrigerante. E se for acompanhado dos amigos então, o programa fica melhor ainda. No dia 7 de julho, 100 alunos do ensino médio das escolas públicas do Paranoá, Santa Maria e Gama viverão essa experiência, no Espaço Itaú, do CasaPark. Mas o programa vai muito além da diversão e faz parte do currículo de algumas escolas que participam da segunda edição do projeto “Vamos ao Cinema”, iniciado em março em escolas públicas do Distrito Federal, Piauí e São Bernardo do Campo (SP).


A sessão será às 13h30 com a exibição do filme “Thor-Amor e Trovão”, seguida de um bate-papo com a cineasta Caroline Brito e Luciana Alencar, coordenadora pedagógica do projeto, que falarão sobre o crescimento do mercado do audiovisual e, de como os jovens podem abraçar essa carreira, em ascensão, contando com um aliado que já faz parte do nosso dia a dia: o telefone celular.


O evento marca o encerramento do primeiro semestre das oficinas realizadas pelo projeto, onde os estudantes realizaram a produção de 11 filmes em curta-metragem, que estão em fase de finalização. “O Vamos ao Cinema é uma proposta, essencialmente, profissionalizante e nós queremos reforçar essa ideia para esses estudantes em busca de uma escolha profissional. Nosso esforço é unir a linguagem do cinema à prática social consciente mostrando um caminho possível para o futuro desses jovens através do audiovisual”, afirma Valéria Marcondes, coordenadora do projeto.


O “Vamos ao Cinema” 2022 tem patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do DF, e apoio do Instituto Oi Futuro e é um projeto profissionalizante, que oferece formação em toda a rede produtiva do audiovisual, para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. São oficinas de produção audiovisual, elaboração de projetos e introdução ao design para redes sociais e jornalismo cultural. Todas as atividades são permeadas pelas oficinas da Agenda 2030- um plano global com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- lançada pela ONU em 2015, como forma de ampliar a consciência social da nova geração.


No segundo semestre, o projeto terá continuidade em quatro escolas do DF. Entre elas o CEMI do Gama (Centro Integrado de Ensino Médio) e o CED (Centro Educacional) 310 de Santa Maria, que já estão confirmadas. As escolas interessadas em participar do “Vamos ao Cinema”, no segundo semestre, poderão entrar em contato com a produção do projeto pelo site https://www.vamosaocinema.org.br/contato/.


SOBRE O PROJETO

A iniciativa nasceu em 2009 com o objetivo de propiciar acesso ao cinema aos jovens do Ensino Médio, com debates após as sessões. Diante do interesse dos alunos sobre o assunto, em 2019, ganhou novo formato se transformando em escola de audiovisual tratando sobre a gama de profissões que envolvem a produção de um filme.


O projeto “Vamos ao Cinema” 2022 traduz o compromisso da Oi com questões sociais e integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia. Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.


Serviço:

VAMOS AO CINEMA

Quando: 2ª etapa - de 16 de agosto até 23 de novembro de 2022

Onde: escolas de Santa Maria e Gama, com vagas para mais duas escolas do ensino médio. As escolas interessadas podem fazer contato através do site https://www.vamosaocinema.org.br/contato/.

Oficinas: gratuitas

Siga as redes sociais e saiba mais: https://linktr.ee/projetovamosaocinema

bottom of page