top of page

Rede Cultura Viva encerra 3ª TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do DF com debates, plenária e celebração artística

ree

A 3ª TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal encerrou sua programação neste sábado (22), no Centro Cultural Renato Russo, reunindo pontos e pontões de todas as regiões do Distrito Federal em um dia marcado por debates, trocas e celebrações. A iniciativa integra o ciclo de mobilizações da Rede Cultura Viva DF, que prepara o Distrito Federal para a participação na Teia Nacional 2026, em Aracruz, no Espírito Santo. 


A manhã começou com a acolhida da Orquestra Meninos de Ceilândia, que recebeu o público antes da abertura das mesas temáticas. A primeira delas, dedicada ao tema “Fortalecimento da Rede Cultura Viva Distrital e participação social”, contou com a participação de Leandro Anton (Ministério da Cultura), Daniela Rueda (Comitê Cultura Viva DF), Baba Joel (Ponto de Cultura Ilê Axé Ilejé Axé Oxoguian), além de Hélio Martins e Walter Cedro, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, e Alan Mariano, do Imaginário Cultural.


O debate tratou dos desafios enfrentados pelos coletivos culturais, da sustentabilidade dos Pontos de Cultura e da ampliação da participação dos territórios nas políticas públicas. “A mesa é importante para mostrarmos nossas atividades sociais, culturais e ecológicas, fortalecer nossa luta e dar visibilidade ao impacto de cada ponto de cultura. Fortalecer a rede significa garantir continuidade, fomento e crescimento das políticas culturais”, destacou Alan Mariano, produtor cultural e integrante da mesa.


Em seguida, a programação avançou para a mesa dedicada à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com foco nas “Ações para os Próximos Ciclos”. O debate abordou os mecanismos de fomento e as perspectivas de ampliação das fontes de financiamento para a cultura. Participaram Leandro Antony (Ministério da Cultura), Elisangela Araújo (Instituto OMINI), Vitelli Peixoto (Comitê Cultura Viva DF), Leda Carneiro (Espaço Cultural Bagagem), Josania Castro (Cidade dos Bonecos) e Daniela Rueda (Invenção Brasileira).


Para Walter Cedro, Coordenador da TEIA/Fórum dos Pontos de Cultura do DF e representante dos pontos do DF na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, “Este é um momento de reflexão e construção coletiva. Estamos preparando pautas fundamentais para a Teia Nacional, levando nossas emoções, desejos e a força de quem vive a cultura no dia a dia. Viva a Cultura Viva!”, afirmou.


O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, acompanhou a programação e reforçou o apoio institucional da pasta. “A Secretaria apoia plenamente e oferece todo o suporte porque este é um debate qualificado, que fortalece a política pública e sua continuidade, ampliando o alcance dos Pontos de Cultura”, declarou.


Ele também destacou o compromisso da Secec com a retomada e expansão da política Cultura Viva. “A Rede Cultura Viva é uma grande ferramenta de democratização e valorização da cultura. Desde 2018 ela estava parada e conseguimos essa retomada com o apoio do Ministério da Cultura e recursos da PNAB. O DF segue empenhado em cumprir metas e ampliar resultados”, concluiu Abrantes.


As propostas votadas pelos participantes irão para debate na TEIA nacional, com a participação dos delegados escolhidos em votação durante plenária na 3ª TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal. Segue a listagem dos delegados: 


Walter Cedro (Ponto de Cultura Mamulengo Sem Fronteiras); Heli Leite (Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Wagner Nascimento (Mamulengo Sem Fronteiras); Vinícius Velez da Silva (Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Felipe Araujo (Agente Cultura Viva do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Jussara Pereira e Elimar Caranguejo (Ponto de Cultura Arte na Praça); Jéssika Cintra (Agente de Cultura Viva do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); João Almir (Ponto de Cultura Cordeliando); Heitor Velez da Silva (Agente de Cultura Viva do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Ailton Velez da Silva (Coordenador do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Joel Mariano Borges (Ponto de Cultura ILÈ EIYELÉ OGÈ ASÉ OGODÒ); Paula Nogueira, (Ponto de Cultura Mamulengo Sem Fronteiras); Aline Almeida (Agente Cultura Viva Ciartcum); Jesa Lima (Ponto de Cultura Paixão do Cristo Negro de Samambaia); Margot Ribeiro (Ponto de Cultura Congo Nya); Kleberson Rodrigues (Agente de Cultura Viva do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Josania Castro (Ponto de Cultura Cia Cidade dos Bonecos); Felipe Vitelli (Tribo das Artes); Emilly Cintra (Ponto de Cultura Mamulengo Sem Fronteiras); Andressa Sara (Agente de Cultura Viva do Pontão de Cultura Menino de Ceilândia); Dudu Santos (Audiodescrição/Acessibilidade); Vitória Silva (Acessibilidade); Josyane Alves (Pontal Pororoca da Cidadania de Marabá/Mamulengo Sem Fronteira); Lucca do Monte (Agente Cultura Viva Pontão Menino de Ceilândia); Maria Tereza Padilha (Pntão Mapati); Daiane Batista Rocha (Pontão Mapati); Leda Carneiro e Silva (Espaço Cultura Bagagem); Henrique Silva Costa (Espaço Cultura Bagagem); Mallu Cinthya Rodrigues da Silva (Audiodescrição/Acessibilidade); Jehn Karipuna (Ponto de Cultura Mamulengo Presepada); Daniela Rueda (Ponto de Cultura Invenção Brasileira). 


Mais informações em @redeculturavivadf


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page