Rede Longevidade lança Movimento E.L.U.S no Expo Fórum Longevidade 2022, em São Paulo
top of page

Rede Longevidade lança Movimento E.L.U.S no Expo Fórum Longevidade 2022, em São Paulo


A Revolução da Longevidade é uma realidade global e tem repercutido em diferentes dimensões da vida humana: da economia à cultura, passando pela educação e saúde, nada escapa ao impacto da longevidade. O Brasil, que está entre as nações que mais rapidamente envelhecem, já possui mais avós do que netos, ou seja, há mais pessoas com mais de 60 anos do que adolescentes de até 14 anos de idade. Para dar visibilidade à nova realidade demográfica, trazer novas reflexões e debater a educação, a Rede Longevidade lançará o Movimento E.L.U.S - Educação em Longevidade, Unindo a Sociedade em 30 de setembro, às 11 horas, na Expo Fórum Longevidade 2022.

De acordo com Michelle Queiroz, diretora-executiva da Rede Longevidade e idealizadora do movimento, a proposta é que o E.L.U.S articule a participação de representantes de diferentes idades, gêneros, raças, pessoas com deficiência e do universo LGBTQIA+ em torno de iniciativas em prol da educação em longevidade. “Estamos promovendo uma causa de todos, envolvendo uma abordagem que conecta diferentes gerações em vários tons da diversidade. Para que seja uma conquista para todos, precisamos de um novo pacto social para revolucionar a educação em longevidade”, salienta.

O encontro será conduzido por Michelle Queiroz e pela mestre de cerimônia Mariza Tavares, jornalista, autora do livro "Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem" e autora do blog Longevidade: Modo de Usar, do portal G1. No palco, vozes da diversidade como Mona Rikumbi (ativista, artista e primeira mulher negra cadeirante a dançar no Theatro Municipal de São Paulo); drag queen Vera Ronzella (criada pelo artista Alexandre Santucci para trazer a representatividade da maturidade); Viviane Bellini (administradora especialista em gerontologia, fundadora do PratasCast e diretora de Expansão - SP da Rede Longevidade); e a empresária Luiza Helena Trajano, homenageada do ano no Prêmio Pró-Longevidade, promovido pela Rede Longevidade.

Para mais informações acesse o site: www.redelongevidade.org.br/elus.

O credenciamento da imprensa pode ser solicitado pelo e-mail rosely@redelongevidade.org.br.

| AGENDA NACIONAL

Premier – Rock in Rio Humanorama

O Movimento E.L.U.S foi lançado no Brasil dentro da programação do Rock in Rio Humanorama. O evento é uma iniciativa do festival para materializar o propósito de "tornar o mundo um lugar melhor". A diretora-executiva da Rede, Michelle Queiroz, apresentou o painel Envelhecer é sempre a melhor opção, defendendo a educação em longevidade no contexto da diversidade e apresentando o chamado deste novo pacto social pela primeira vez no país.

Lançamento: Encontro E.L.U.S

O Movimento E.L.U.S será lançado no Brasil no Expo Fórum Longevidade 2022 em 30 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Além do painel de apresentação promovendo o grande encontro com vozes da diversidade, a Rede contará com um lounge para promover o engajamento social em todos os dias do evento, que acontece entre 29 de setembro e 1º de outubro.

Turnê E.L.U.S 4 Cantos

Em 2023, as articulações serão intensificadas no Brasil por meio de uma agenda nas quatro regiões no país, ampliando o alcance do Movimento E.L.U.S. A turnê acontecerá após a iniciativa ser lançada no Sudeste do país, nas cidades-sede da Rede Longevidade (Belo Horizonte e São Paulo); a iniciativa levará o movimento para o Brasil por meio de quatro eventos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.


| Agenda Internacional

Ultrapassando nossas fronteiras, entre 11 e 21 de setembro de 2022, Michelle Queiroz, diretora-executiva da Rede Longevidade, participará de uma série de encontros na Europa em um processo de internacionalização da causa. Com apoio do Grupo Mulheres do Brasil, estão previstas iniciativas em Paris, Bruxelas e Roma.

SOBRE A REDE LONGEVIDADE |

A Rede Longevidade é uma edtech, constituída como organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com o propósito de trazer a educação em longevidade como uma causa de todos em nosso país. Em sete anos de atuação, a Rede alcançou milhares de pessoas e dezenas de parceiros ao trabalhar em três pilares: Cria (produção de conteúdos e metodologias educacionais por meio de um hub composto por uma equipe multidisciplinar que articula conhecimento de forma inovadora, prática e colaborativa); Educa (pessoas e organizações por meio de uma plataforma que disponibiliza soluções educacionais em formatos diversos: aplicativo, blog, e-books, eventos e programas de formação); e Amplia (amplia a causa da longevidade ao articular parceiros e fazer pontes com públicos diversos; o prêmio Pró-Longevidade, que integra este pilar, valoriza as boas práticas no tema, fortalecendo e engajando a sociedade). No caminho de formação de lideranças – desenvolvido por meio do Programa STAR –, a organização contou este ano com mais de 300 inscritos de 18 Estados do Brasil e de oito países no mundo.

“Nossa vida é finita, mas pode se tornar infinita pelo legado que deixamos. O convite é para que façamos da educação em longevidade uma causa de todos em nosso país. Esse é o convite da Rede Longevidade", salienta Michelle.

bottom of page