top of page

Referência Galeria de Arte abre inscrições para o curso “Montagem: A condição expositiva, com o curador Emerson Dionísio de Oliveira

Em janeiro de 2026, a Referência Galeria de Arte retoma a programação do Referência Cursos. Abrindo a agenda, de 21 a 23 de janeiro, das 14h às 18h, o curador e pesquisador Emerson Dionísio de Oliveira ministra o curso “Montagem: A condição expositiva”.

 

Com aulas teóricas e práticas, o curso propõe uma imersão nos processos de curadoria e montagem de exposições. Ao longo dos encontros, os participantes acompanharão o desenvolvimento da mostra “Sussurros”, projeto curatorial de Emerson Dionísio de Oliveira que será inaugurado no dia 24 de janeiro, com obras do acervo da Referência Galeria de Arte.

 

A formação tem carga horária total de 12 horas/aula e o valor de R$ 280,00 por aluno. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário online, disponível no link https://forms.gle/i4Zrozms1yc7iJ8y9. O formulário também pode ser acessado pelo Instagram @referenciagaleria e pelo site www.referenciagaleria.com.br.

 

Os cursos livres da Referência Galeria de Arte são organizados por Samantha Canovas, coordenadora de projetos especiais da instituição, e têm como objetivo oferecer novas perspectivas a pessoas interessadas em ingressar no universo das artes visuais ou aprofundar seu repertório sobre a produção contemporânea.

 

Além dos cursos, a galeria promove visitas guiadas, conversas e encontros com artistas, curadores e outros agentes do ecossistema da arte, compondo uma programação com abordagens inovadoras voltadas ao público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre as artes visuais contemporâneas.

 

Sobre o curso

O curso “Montagem: A condição expositiva” propõe acompanhar o processo de montagem de uma exposição para debater decisões operacionais e o projeto curatorial, a partir da história das práticas expositivas e de seu impacto na produção e circulação das obras. O enfoque recai sobre a “cozinha” da arte — o modo de preparar, fazer, ver e apresentar a obra ao público.

 

De forma dialógica e prática, o curso abordará conceitos como endereçamento e vizinhança das obras (especialmente bidimensionais), além de discutir aspectos críticos e formais das obras selecionadas no campo da História da Arte Moderna e Contemporânea. Todas as aulas serão desenvolvidas a partir do exercício prático de montagem da mostra na galeria.

 

Programação

21/01Projeto curatorial e condição expositiva: seleção de obras a partir da história das exposições de arte.

22/01A exposição como método de formação de coleções e as práticas da (des)coleção.

23/01Exercício de seleção a partir das teorias do endereçamento e da vizinhança.

 

Sobre o professor

Emerson Dionísio de Oliveira é historiador da arte, doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do Departamento de Artes Visuais da mesma instituição. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (SP) e editor das revistas Em Tempo de Histórias, Museologia e Interdisciplinaridade e VIS. Atualmente, é editor da revista MODOS. História da Arte.

 

É autor de Museus de Fora (2010) e organizador de publicações como Instituições da Arte (2012), Histórias da Arte em Exposições (2015), Histórias da Arte em Coleções (2016), Histórias da Arte em Museus (2020), Musealização da Arte (2023) e Políticas da Diferença: Colaborações, cooperações e alteridades na arte (2024).

 

Sobre a coordenadora

Natural de Brasília (DF), Samantha Canovas é artista plástica, têxtil, arte-educadora e escritora. Iniciou sua trajetória investigando os limites da materialidade da pintura e, atualmente, pesquisa o têxtil como campo escultórico e os vestíveis, buscando diluir a fronteira entre arte e artesanato.

 

É mestra em Poéticas Visuais pela ECA/USP e bacharela em Artes Plásticas pela UnB. Participa de exposições coletivas desde 2010 e realizou residências artísticas na NES (Islândia) e na SVA (Nova York). Em 2016, apresentou sua primeira exposição individual, Lembrar que a água circula por debaixo das ondas. Vencedora do Prêmio PIPA Online 2022, apresentou, em março de 2024, a performance Enquanto caminha carrega a pedra 2 na SP-Arte.

 

Sobre a Referência Galeria de Arte

Fundada em 25 de novembro de 1995 por Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira, a Referência Galeria de Arte inaugurou sua trajetória com uma exposição inédita de Amilcar de Castro em Brasília. Ao longo de seus 30 anos de atuação, realizou mostras de artistas consagrados como Athos Bulcão, Carlos Vergara e Claudio Tozzi, além de apresentar jovens artistas hoje reconhecidos na cena contemporânea.

 

Desde 2004, Paulo Moraes de Oliveira integra a sociedade, participando da administração e das decisões estratégicas da galeria. A Referência atua na promoção de artistas em diferentes estágios de carreira, com especial atenção à produção de Brasília e do Centro-Oeste, reafirmando o compromisso com a diversidade, a representatividade e o fortalecimento do sistema da arte fora dos eixos hegemônicos.

 

Serviço:

Montagem: a condição expositiva”

Curso de arte contemporânea

Com | Emerson Dionísio de Oliveira

Professor, escritor e artista visual

Quando | De 21/01 a 23/01

                     Das 14h às 19h

Valor | R$ 280,00

Público | 16 anos +

                 Formação mínima ensino médio

Vagas | 10 vagas

Inscrições Abertas

                       Também disponível no site e no Instagram da Referência

Endereço | CLN 202 Bloco B Loja 11 Subsolo

                   Asa Norte – Brasília – DF

Telefone | +55 (61) 3963-3501

WhatsApp | +55 (61) 981 623-111

Facebook | @referenciagaleria

Instagram | @referenciagaleria

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação

Contato: Luiz Alberto Osório


Telefone: +55 (61) 98116-4833


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page